#Resenha 7 - A vida e a liberdade!
0
0

#Resenha 7 - A vida e a liberdade!

O que é vida? Segundo o dicionário vida é o "modo de viver; conjunto de hábitos". Ou seja, a forma que vivemos define a vida que temos. Spartacus é uma série que trata de um homem traído pelo império romano que foi condenado a uma "vida" de g...

BRUNO NASCIMENTO
4 min
0
0
Email image

O que é vida? Segundo o dicionário vida é o "modo de viver; conjunto de hábitos". Ou seja, a forma que vivemos define a vida que temos. Spartacus é uma série que trata de um homem traído pelo império romano que foi condenado a uma "vida" de gladiador.

Ele não tinha muita coisa antes de ser escravizado, a única coisa que lhe importava era sua esposa, e sim o amor é um dos mais importantes nortes que temos para vivermos uma boa vida, do que vale conquistarmos o mundo e não sermos amados por ninguém? Do que vale termos todos os bens que podemos ter e ninguém para dividirmos o seu uso? Não me refiro apenas ao amor de um cônjuge, mas aos amigos que juntamos durante a vida, a amizade com pessoas próximas é outro modo de viver que temos de valorizar.

Eu não acredito em muitas amizades sabe? Acredito que muitas pessoas podem gostar de nossa presença ou companhia, mas amigo é aquele que pega na sua mão quando você esta caído para levantar, que chora sua dor quando apenas você não consegue exprimir tantos sentimento que estão em seu peito. Spartacus fala um pouco sobre esse tipo de amizade, aquela que sofre com você. E também fala daquela que não deve ser tão valorizada, da que só existe pra você enquanto você tem algo a oferecer a ela, amizades de interesses são as mais numerosas e as mais frágeis que existem, pois duram apenas pelo interesse, quando um acaba o outro morre.

Outra coisa que a série trata muito bem é um conceito pouco valorizado nos dias de hoje, pois vivemos um raro momento em que as preocupações, em sua maior parte, são fúteis. O conceito de liberdade!

Me entenda, não estou falando de isolamento social, ou passaporte vacinal, ou qualquer outra coisa dessas. Estou falando de algo além disso, honestamente nem me sinto capaz de escrever sobre os temas acima, mas me sinto tocado com a história do homem que sempre quis viver com sua esposa uma vida simples, mas livre. O grande sonho de Spartacus era ser livre e livre com os seus. 

Liberdade é uma palavra que é muito dita mas pouco valorizada em tempos de paz como o que vivemos. E não se assuste quando digo tempos de paz, olhe para a história e veja que nunca tivemos um período como esse. Não temos mais a escravidão como regra nas relações humanas, temos locais no mundo em que a expectativa de vida chega a 90 anos, temos avanço tecnológicos ao ponto de desenvolvermos medicamentos e vacinas em tempo recorde! Chegamos ao espaço e ultrapassamos os limites do sistema solar, conhecemos nosso planeta até as profundezas dos oceanos. Nunca tivemos um mundo desse jeito, com os problemas tão pequenos que nos atentamos as vezes para assuntos menores.

Viver em um mundo assim torna noções como a liberdade dos indivíduos laterais, até mesmo irrelevantes ao grande público. Esquecemos do que significa não poder ir a todos os lugares, esquecemos o que significa não poder trabalhar para ter o pão na mesa dos seus por questões como raça, cor, status social ou religião! Não damos mais valor ao peso das palavras, nazismo, fascismo, comunismo e genocídio saem de nossas bocas como vírgulas, sem que as pessoas que as professam entendam o peso que elas tem. Vivemos em uma época em que dependendo de quem fala tudo é permitido ser dito ou não!

Vivemos tempos em que a humanidade fragiliza o simples e fútil e se esquece de sentir a dor do que é complexo e importante. Vivemos o tempo das manchetes, do clickbait, da mitada, da lacrada! A liberdade nunca foi tão abundante, porém nunca foi tão ameaçada! Dizem que a pior escravidão que existe não é a que vivemos em terras estrangeiras, mas a que vivemos em nossa própria terra! Spartacus é uma séria que fala sobre isso!

A vida é o modo em que vivemos, livres nós vivemos, sem liberdade nós sobrevivemos. E apenas sobreviver em um mundo que temos tantas opções para viver não é muito pior do estarmos mortos.

Albert Camus diz uma frase excelente sobre o tema: "A liberdade nada mais é do que a chance de ser melhor".

Se você gostou do texto e da resenha cadastre seu e-mail do seguir para receber nossos textos sempre que publicados. Muito obrigado por você estar aqui!