#Resenha 8 - Família, o maior bem que temos!
0
0

#Resenha 8 - Família, o maior bem que temos!

Peter Quill é um terráqueo criado sozinho pela mãe, que morre de câncer e após isso ele é sequestrado ainda quando criança por um pirata espacial chamado Yondu. Ele cresce como saqueador e vive em meio a esses grupos durante boa parte de sua ...

BRUNO NASCIMENTO
4 min
0
0
Email image

Peter Quill é um terráqueo criado sozinho pela mãe, que morre de câncer e após isso ele é sequestrado ainda quando criança por um pirata espacial chamado Yondu. Ele cresce como saqueador e vive em meio a esses grupos durante boa parte de sua vida até que encontra com outro grupo de desajeitados iguais a ele.

Guardiões da Galáxia 2 é um filme que pode ser visto por diversos pontos de vista diferentes e com isso diversos textos poderiam ser produzidos, mas tem algo que chama a atenção. Poucos filmes trazem em seu escopo uma noção tão clara de família e sua importância para os indivíduos.

Não estou falando apenas da família tradicional como conhecemos, mas da família que ganhamos durante a vida. Peter Quill na prática é um órfão que foi criado por um ladrão interestelar. Seu grande sonho não era conquistar a galáxia, mas descobrir quem era seu pai, pois este o abandonara durante sua infância e com sua mãe morta ele estava sozinho no mundo!

A solidão é um dos sentimentos mais difíceis de se conviver, as vezes estamos cercados de pessoas, porém estamos sozinhos. Peter era assim e quando um pai aparece para lhe preencher o coração ele o aceita como um homem com sede depois de uma caminha pelo deserto ao ver um copo de água gelada pela frente!

O pai de Peter Quill é um celestial, uma espécie de deus no universo Marvel, e vem até ele com a história de sempre o procurou, que queria estabelecer com ele a relação de pai e filho e que o mundo dele agora seria o mundo de seu filho. Como recusar a proposta de pertencer a algo maior do que ele havia vivido a vida inteira, a história de um pai com um filho!

O que Peter não havia percebido ainda é que ele já possuía uma família, desajustada e pouco convencional, mas uma família. Existem sempre dois tipos de famílias, que ganhamos quando nascemos e a que desenvolvemos durante a vida! É claro que nada substitui o amor de uma mãe, o abraço de um pai ou o afeto de irmãos. Mas os conselhos de amigos que se importam com você são tão menos importantes assim? A preocupação deles quando estamos sofrendo, doentes ou até mesmo sem dinheiro não fazem tanta diferença?

Peter tinha uma família, porém ele estava tão sozinho em sua dor pela perda de sua mãe que não havia percebido isso e quando seu pai se apresenta a ele todos os seus sonhos e vontades parecem estar sendo realizados. Tudo que ele queria era uma casa para voltar e agora ele estava em casa.

Porém como na vida nada é tão simples, essa história esconde pontos obscuros que não foram contados pelo celestial que estava nesse momento chamando Peter de filho, sua procura por ele não era por amor mas para conquistar o universo, ele precisava dele para com sua energia levar seu plano a cabo. Na verdade o pai de Peter foi o responsável pela morte de sua mãe ao plantar nela o câncer que a matou. Também ele era o responsável por seu sequestro, ele havia contratado Yondu para o serviço.

Nesse momento percebemos que o Peter sempre teve um pai, e esse era Yondu que ao invés de entregar a criança para a morte nas mãos do celestial ficou com ela e lhe ensinou tudo o que podia. Yondu amava Peter e por esse amor havia sido rejeitado pelos seus pares, enfrentado seus companheiros e sempre cuidado do garoto da forma que ele achava mais correta.

Não vou contar todo o filme, é uma história que vale a pena ser vista, porém as lições que Guardiões da Galáxia 2 trazem devem ser ditas e listadas. Valorize os seus, aqueles que não soltam sua mão quando você mais precisa, que choram suas dores e comemoram suas conquistas. Amar é risco que sempre deve ser assumido por dois, mas por vezes é vivido por um, pois a forma com que amamos as pessoas muitas vezes independe de ser compartilhada ou não.

J.K. Rowling disse uma vez que a família é um salva-vidas em um mar agitado da vida, outra citação muito legal é da de provérbios 17:17 que diz "Em todo o tempo ama o amigo que na angústia nasce o irmão". Independente de tudo valorize e viva a família que você tem, pois no fim de tudo são eles que nunca vão soltar sua mão!