Sobre a aparência de Jesus
2
0

Sobre a aparência de Jesus

Jesus Cristo é de longe o personagem mais importante da história! Ele sendo ou não uma lenda é com certeza o foco de grandes discursões seja em níveis filosóficos, teológicos ou até mesmo populares. A história do Deus que se fez homem a fim d...

BRUNO NASCIMENTO
4 min
2
0
Email image

Jesus Cristo é de longe o personagem mais importante da história! Ele sendo ou não uma lenda é com certeza o foco de grandes discursões seja em níveis filosóficos, teológicos ou até mesmo populares. A história do Deus que se fez homem a fim de tirar o homem desse mundo e leva-lo para próximo de Deus é por si só muito cativante.

Sim eu sou cristão, acredito que no Deus que se fez homem e habitou entre nós, mas não vou falar sobre minha fé, mas sim sobre uma discursão que observei esses dias na internet, a discursão sobre a aparência de Jesus.

É sabido que a imagem histórica do Cristo, feita durante o ano 300 d.C. e depois foi ficando mais eurocêntrica a medida que a idade média ia avançando. Por obvio isso não se deveu a questões raciais mas sim para aproximar a história de Cristo do povo que estava recebendo essa história.

Nos parece meio óbvio que a imagem de Cristo convencional não corresponde ao Cristo humano que andou entre nós, porém nos últimos tempos temos alguns que tentam africanizar cada vez mais a imagem de Cristo, o que me parece também um erro histórico, pois se pegarmos os fósseis dos judeus da época e também as múmias dos faraós do Egito antigo temos uma diversidade de tons de pele expostas. Os judeus do século 1 d.C. eram mais árabes que negros e a tonalidade da pele variava entre o moreno claro e escuro, casos de negros na região eram raros e por isso é muito difícil que Jesus fosse de fato um negro.

O único relato longo que temos sobre Cristo se encontra na bíblia e olhando para o texto temos algo muito interessante, ela não faz menção sobre a aparência Dele. Entenda, a bíblia faz menção sobre a aparência de outros personagens listados em suas páginas, ela diz que Moisés era um belo bebê (Êxodo 2:2), diz que Saul era um homem de aparência bela, tão bela que não havia em Israel homem mais bonito que ele (1 Samuel 9:2), menciona Davi como um homem gentil, ruivo e de boa aparência (1 Samuel 17:42) e Absalão como um jovem belo fisicamente cujo da cabeça aos pés não haviam defeitos (2 Samuel 14:25).

Esses texto mostram que era comum a bíblia fazer referencia a aparência física de seus personagens, porém quando vamos falar de Jesus ela não é mencionada! Tem o texto de Isaías 53:2 que diz que em Jesus não havia beleza ou formosura, porém estamos em um texto que descreve a morte dele na cruz (alguns séculos antes da morte de Jesus diga-se). 

Então a que conclusão chegamos dados todos esses argumentos? A única possível! A falta de informação também é uma informação! Cristo não é descrito fisicamente em nenhum texto porque o importante não era a sua aparência, mas sua essência! O importante não eram seus olhos, boca ou nariz, mas sua mensagem! Jesus foi o Deus que deliberadamente veio a terra e viveu como homem. Entende o que é isso? Todo o poder do universo condensado em matéria, vivendo como  um homem comum! Tão comum que nem com uma beleza espetacular ele veio, pois se viesse estaria mencionado no texto bíblico, uma vez que quando o personagem era muito bonito o escritor fazia questão de mencionar isso. Mas Ele não era assim! Ele era um homem comum com a mensagem mais incomum da história.

Cristo é a prova viva que o ser é mais importante que o parecer, que o Deus que se fez homem fez questão de viver entre nós de forma simples e comum, pois nossa essência é muito mais importante que nossa aparência. A lição que tiramos dessa discursão toda é que mais vale o que vem de dentro pra fora do que o que já esta aparente em nossas faces!