Neste artigo abordaremos o seguinte:
Neste artigo abordaremos o seguinte:
|
|
|
Unsplash, por Alexandru Acea |
De uma forma geral, o computador é uma máquina sem inteligência e só faz aquilo que mandamos ela fazer.
Por isso temos que escrever uma sequência de comandos muito lógica e ordenada do que queremos.
O código fonte é a sequência de comandos ordenados, salvos em um arquivo. Essa sequência de comandos são nada mais que palavras escritas por seres humanos em algum editor de texto.
Essas palavras são traduzidas em algum momento para uma linguagem de máquina por um outro programa e então esses comandos são executados.
Resumindo: Programar é escrever textos para uma máquina dizendo o que queremos dela.
Algoritmo é a receita, o passo a passo que enviamos para o computador afim de resolver um problema.
Por exemplo. Se quero saber o resultado da soma de dois números, eu escrevo os seguintes comandos para a máquina:
|
|
Da mesma forma que nos comunicamos em diversas línguas – português, inglês, etc. – também nos comunicamos com as máquinas em diversas “línguas” ou linguagens.
Cada linguagem possui suas regras e conjunto de palavras/comandos, mas a lógica de programação é bastante parecida em todas elas.
Por exemplo, podemos dizer ao computador que exiba na tela a frase “Hello World!” de diversas formas, a depender da linguagem escolhida.
Veja como escrevemos o mesmo comando em Python e em diversas outras linguagens.
|
|
Veja abaixo mais exemplos do programa “Hello World!” em outras linguagens de programação.
|
|
|
|
|
|
Perceba que nos códigos fonte acima temos um texto descrevendo o que o código fonte faz – “// Hello World em Java”.
Esse é um recurso chamado comentários e todas as linguagens de programação possuem.
Comentários é um recurso muito útil, pois escrevemos um código fonte hoje e alguns dias depois não sabemos mais o que nós mesmos escrevemos ou então quando trabalhamos com várias pessoas e precisamos explicar o que o código resolve para o colega.
Cada linguagem de programação possui a sua forma de escrever, por exemplo, para iniciar um comentário em Java usamos “//”, já em Python usamos “#”.
Gostou do conteúdo?!
CLIQUE NO LINK ABAIXO para saber mais 👇