Star Wars precisa de um tempo de pausa
0
0

Star Wars precisa de um tempo de pausa

Projeto Star Wars
6 min
0
0

Email image

Ao longo dos seus mais de 45 anos, a saga Star Wars produziu inúmeros materiais nos mais variados meios, passando por filmes, HQ’s, livros, games, etc. Falando especificamente sobre o meio principal da saga, ou seja, os filmes, foram mais de 11 filmes, contando os 9 numerados e os dois spin-offs (com exceção do filme de ‘The Clone Wars’ que faz parte da série como um todo). 11 filmes em pouco mais de 45 anos é uma boa média para uma saga nesse período, além de que poderia ter sido um pouco menos do que isso, caso houvesse um maior cuidado nos lançados a menos de 10 anos atrás, sob a nova gestão. É sobre isso o ponto desta publicação.

 

Da Trilogia Orginal até a Trilogia Prequel foram 16 anos de espera, do lançamento de ‘Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi’ até ‘Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma’. Foi um longo tempo de espera. É só ver o tamanho da expectativa para o então novo filme, com pessoas chegando a ir nos cinemas pagando o ingresso para um filme específico somente para ver o trailer do Episódio I. Mesmo assim, nesse período de quase 20 anos de espera, Star Wars não ficou “morto”. O Universo Expandido ganhava força, especialmente pela maravilhosa série de livros do Grão-Almirante Thrawn, trilogia escrita por Timothy Zahn, contando histórias anos depois dos eventos do Episódio VI, até então último filme lançado de Star Wars. A saga, mesmo sem os filmes e com a expansão do universo, só deixou os fãs ainda mais ligados a ela, procurando por mais coisas sobre o universo e até criando histórias que foram escritas e imaginadas nas mais variadas brincadeiras, jogando entre amigos.

 

Já do final das Prequels com ‘Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith’ até o início da nova trilogia sequel com ‘Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força’ foram 10 anos de espera. Foi um tempo menor em relação a pausa anterior, porém, após várias declarações e entrevistas, poderia ter sido uma espera ainda maior, justamente se tivesse mais tempo e planejamento. Vendo o resultado final da nova trilogia, certamente a espera poderia durar bem mais, caso saísse algo minimamente melhor e condizente com o que foi contado até aqui. E assim como no intervalo entre a Original e as Prequels com o encerramento desta com o Episódio III, Star Wars continuou mais vivo do que nunca com o Universo Expandido. Livros, HQ’s, os melhores games que a saga já teve também saíram no período pós-Prequels. Ou seja, a saga não foi salva agora com as novas produções. Elas já existiam em maior quantidade, sem serem séries ou filmes.

 

O ponto a se chegar aqui se refere justamente as séries e os filmes no cenário atual. Já são quase 4 anos sem um filme de Star Wars, mas isso não é algo negativo. Evidentemente o público sente falta, mas entre fazer um por ano que acabe saindo de forma ruim e fazer um filme a cada 3 anos ou mais, a segunda opção é mais aceitável. As séries poderiam ser uma ótima forma para Star Wars continuar produzindo obras cinematográficas, e foi mais ou menos essa a ideia que norteou as produções após a trilogia sequel. O início foi muito bom. Tivemos a sétima temporada de ‘The Clone Wars’ e a segunda temporada de ‘The Mandalorian’ em 2020. Entretanto, já no ano seguinte (2021), as séries não foram tão boas, tendo ‘The Bad Batch’ e ‘The Book Of Boba Fett’. Não foram séries catastróficas, mas também não chegaram nem perto do que as últimas duas até então tinham sido. Em 2022, tivemos um salto positivo quanto as séries: ‘Obi-Wan Kenobi’, ‘Tales Of The Jedi’ e ‘Andor’. Neste ano de 2023 já tivemos duas logo no início: segunda temporada de ‘The Bad Batch’ e terceira temporada de ‘The Mandalorian’. Quanto a primeira foi uma boa evolução em relação à primeira temporada, mas nada de muito extraordinário, e a última também foi boa, embora sendo a temporada mais fraca até aqui da série.

 

Esse breve resumo nos mostra que o saldo em relação as séries de Star Wars são positivos, mas no meio disso também tivemos produções que não chegaram ao patamar desejado que se espera de uma produção da saga. Por mais que tenhamos bons resultados é necessário que se pense melhor sobre como e o porquê de uma série. Não pode ser algo qualquer para cumprir tabela, como sempre falamos aqui. Talvez seja o momento até mesmo para as séries darem um tempo, o que beneficiaria as próprias séries, tendo mais tempo de planejamento e produção, além de que ficar um tempo sem séries e filmes pode ser positivo para justamente ter a espera pela próxima produção. Enquanto isso, assim como anos atrás, HQ’s, games, livros, etc., poderiam continuar normalmente, enriquecendo a saga como sempre fizeram. Claro, também com o devido cuidado e realmente contando uma história, não para ser só algo para ter naquele momento.

 

Podemos usar como exemplo o caso da Star Wars Celebration. A impressão que fica atualmente é que uma Star Wars Celebration ou um evento de Star Wars no geral só é um sucesso se tiver um grande anúncio de uma produção. Por mais que seja legal de ver, imagina se a tal produção for feita e anunciada justamente para se ter algo para anunciar pura e simplesmente? A emoção vai ficar só ali e nos trailers, quando o material for de fato lançado não ser nada daquilo. Não necessariamente precisa ter um grande lançamento para ser anunciado, podendo o evento ser o atrativo em si. A própria Lucasfilm se ficar anunciando que vai revelar algo, “tá chegando algo”, se vender como tal e na hora não ter, também vai ser decepcionante. A própria ideia de algo nesse sentido já seria questionável.

 

Sabemos que para muitos isso pode ser difícil de esperar, mas a paciência é um dos ensinamentos de Star Wars, não? Certamente mais do que muitas outras coisas que adoram dizer que a saga é, mas não é a principal. Portanto, a espera, a paciência, aquela ansiedade e frio na barriga de estar prestes a ver um ‘Star Wars’ de maneira mais orgânica e inédita, e não como mais um evento qualquer de toda semana, teria mais significado e aquele sentimento bom de se ter ao ver uma produção de uma saga tão amada. Uma vez no ano já estaria bom demais para uma série, e no caso dos filmes, até anos de espera não faria mal. Para isso, também é preciso que os outros meios que falamos aqui (HQ’s, livros, games, entre outros) também possam chegar até nós com maior rapidez, com demoras de até anos para que algo publicado lá fora chegue até aqui.


Você pode contribuir financeiramente com este canal independente: https://pingback.com/projeto-star-wars/como-voce-pode-ajudar-a-pagina

Deixe seus pings e compartilhe um conteúdo único sobre Star Wars no Brasil.

Instagram: https://www.instagram.com/projeto.starwars/

Gettr: https://www.gettr.com/user/projetostarwars