Dia do historiador e como começou a minha paixão pela história.
0
1

Dia do historiador e como começou a minha paixão pela história.

Breves palavras sobre o dia do historiador e como que a história surgiu e faz transformações na minha vida.

Sávio Firmino Morais
2 min
0
1
Email image

No dia 19 de agosto, é comemorado no Brasil o dia do historiador. Data essa que se comemora também o aniversário do historiador pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco Araújo (1849-1910). Tendo sido escolhida essa data como uma homenagem ao pernambucano.

Enfim, hoje não estou aqui para dizer sobre Joaquim Nabuco, ou pelo menos ainda não. Mas sim para dizer sobre um pouco sobre a minha paixão pela história e o que ela tem representado em minha vida.

Desde muito pequeno eu já me interessava por história e no ensino fundamental esse interesse passou a ficar cada vez maior, sendo muito cativado por um professor que me dava aula de história na escola. Lembro-me que eu fazia perguntas a ele com temas que, muitas vezes, não eram nem pertinentes às aulas dele e ele sempre se dispunha a me responder e me orientar sobre livros ou sites onde eu poderia buscar mais sobre determinado tema que eu tinha dúvida. Isso sempre me cativou e só aumentou a minha vontade de aprender sobre história e dar aula também.

Bom, durante o ano de 2021, conheci a Brasil Paralelo, por meio do documentário Brasil: A Última Cruzada. E esse documentário me fez ver a história do Brasil de um modo como eu nunca havia estudado na escola, e então eu me apaixonei pela história do Brasil. e, também eu percebi como a história do nosso povo é devastada no seu próprio ensino nacional, já que muitos fatos, acontecimentos e figuras importantes para a história do Brasil mal são estudas nas escolas ou sofrem pela doutrinação aplicada pelos professores em sala de aula. E isso, coincidiu com a minha vontade de aprender e ensinar história, e aumentou ainda mais a minha vontade de seguir esse caminho.

No final deste mesmo ano, eu me formei e, aos 17 anos, ingressei na universidade, na qual, eu, atualmente, faço o curso de licenciatura em história. E, ainda assim, até os dias de hoje, sinto a mesma sensação que eu sentia ao se falar sobre história. É uma sensação de querer aprender cada vez mais sobre o passado e querer entendê-lo, podendo assim, ensiná-lo a outras pessoas, dando mais Brasil aos brasileiros.

E, agora, começo mais uma fase de ensino e aprendizagem ao decidir abrir este blog, a qual, trarei temas e debates históricos e assuntos relevantes relacionados à formação de um historiador.