Tudo na vida tem um início, eis o nosso...
6
0

Tudo na vida tem um início, eis o nosso...

Bem-vindos ao Racionalidade Democrática.

Gustavo Figueiredo
0 min
6
0

Bem-vindos ao Racionalidade Democrática.

A ideia deste espaço surgiu de um sentimento de angústia quanto ao nosso dia a dia. Cada vez mais observo uma indevida polarização política, onde o debate realmente construtivo, a partir da livre contraposição de ideias orientadas ao aperfeiçoamento de nossa sociedade perde espaço para o conhecimento baseado no whatsapp, no facebook, nas redes sociais de um modo geral, expurgando o bom senso e dando acolhida ao discurso extremo, de ódio, irracional e destrutivo.

Como amante do Direito e da Ciência Política, engatinhando na Filosofia, na Economia e com um profundo desejo de conhecer as Relações Internacionais, reconheço que os tempos não são fáceis para quem quer se expressar sem concordar necessariamente com um lado ou outro.

Como marido, pai, filho, amigo, observo a conflituosidade instalada em nossa sociedade como algo muito deletério. Sou um defensor ferrenho do pluralismo, do respeito ao próximo, da inclusão e do debate fundado em razões públicas, ou seja, naquilo que é possível defender para se alcançar o aperfeiçoamento da Democracia.

Além disso, mas pelas mesmas razões existenciais, procuro atribuir algum sentido prático aos meus pensamentos, ou seja, você não encontrará aqui meras divagações teóricas sem aplicação prática. Ao contrário, sou da corrente de pensamento de que todo o debate de ideias só é bom se nos levar a algum ganho prático, no dia a dia.

A tarefa de escrever é árdua e enfrenta um sem número de obstáculos, desde as limitações de conhecimento e visão de mundo deste que se põe a escrever, passando pela atual “repulsa” majoritária a textos mais extensos na Internet e chegando até mesmo às excepcionais, porém existentes, ofensas baseadas em pré-julgamentos, por vezes embasados em um conhecimento superficial dos assuntos em geral, por vezes derivados de ideologias enraizadas, quer à esquerda ou à direita, do espectro de pensamento.

Mesmo com muitos motivos para não escrever, talvez tais custos sejam irrisórios perto do benefício pretendido e já declarado: estimular o debate, a troca de ideias e a reflexão em torno de assuntos sensíveis para a melhoria da vida em sociedade, com a diretriz central de apresentar uma exposição tanto quanto a mais rica em informações possível e afastar-se de posições políticas de ocasião.

Em uma época de absoluta prevalência da imagem sobre o texto, da frase de efeito sobre o raciocínio crítico, dos “memes” sobre as explicações, da polarização destrutiva sobre o debate construtivo, do ressurgimento da noção filosófico-política de inimigo sobre a noção de adversário, da primazia, como dito, da informação de redes sociais sobre fontes confiáveis de informação, estimular um debate franco e respeitoso sobre experiências de vida em prol da evolução social talvez seja uma das mais difíceis tarefas.

Como enófilo e apreciador de cafés, penso que, talvez, com a benevolência e paciência de você, meu leitor, possamos estabelecer uma boa prosa sobre tudo o que nos aprouver ser debatido. Não limito os assuntos, ao revés, só quero estimular o debate.

Assim, este espaço se destina a reflexões de toda a ordem, não apenas questões sócio-políticas. Ninguém são vive só de Política e correlatos, pelo contrário, nossas vivências pessoais, nossos desejos, nossas angústias, nossos projetos de vida, a forma como queremos criar nossos filhos, os dilemas sociais subjacentes, os preconceitos, as barreiras, tudo isso será objeto de reflexão aqui.

O espaço não é nem pretender ser um monólogo, ao contrário, é da interação entre quem escreve e quem lê que geralmente surge a síntese que, de forma geral, aponta para o meio termo que permite o progresso. Eu aprenderei muito mais com vocês do que minhas palavras lhes influenciarão. Esse é o propósito fundamental. Portanto, as sugestões de assuntos também são muito bem-vindas.

Quando ouvimos, refletimos e opinamos, de forma aberta e saudável, sobre um ponto de vista diferente do nosso, necessariamente há um ganho. Podemos confirmar nossa posição, adaptá-la ou até mesmo mudar nosso posicionamento, porém isso só acontece depois que saímos da nossa “caixa de pensamento”, de nossa zona de conforto. Isso é produto da interação racional e construtiva e esse espaço é destinado a isso.

Dito isso e como no início do meu texto, sejam muito bem-vindos a este espaço.

Ressalto o mais importante: todos os textos são revisados e passam pela fundamental aprovação pelo amor da minha vida, minha esposa. Meu porto seguro, minha fonte de inspiração. E todos os textos, direta ou indiretamente, tem como propósito contribuir para uma sociedade melhor para ela e, fundamentalmente, para o amor de nossas vidas. Minha filha, meu tudo.

Amor, obrigado por tornar meu mundo repleto de significado.

Filha, papai te ama e fará de tudo para que você tenha um mundo melhor do que eu vivo.