Em defesa da qualidade de Robert Lewandowski
2
0

Em defesa da qualidade de Robert Lewandowski

“Ah, mas o Lewandowski só faz gols inúteis, ele não é decisivo”.

Rafael Costa01/17/2022
2 min
2
0

“Ah, mas o Lewandowski só faz gols inúteis, ele não é decisivo”.

Inútil - algo que é desnecessário; sem utilidade: que não serve para nada.

Já vi todo tipo de argumento para tentar desmerecer o Lewandowski, mas confesso que esse é um dos mais comuns e, ao mesmo tempo, um dos mais absurdos que eu vejo.

Email image

Como o significado acima mostra, inútil é aquilo que pode ser descartado, que não faz falta. Logo, se os gols do polonês são inúteis, caso os desconsiderássemos, eles não deveriam impactar nas conquistas do seu time. Façamos, portanto, esse exercício:

Lewandowski chegou ao Bayern na temporada 2014/15, desde então, o clube ganhou 7 Bundesligas seguidas. Como seria esse cenário sem os “inúteis” gols do atacante?]

Pois bem, dessas 7 vezes que venceu o Campeonato Alemão, sem os gols do polonês, a equipe teria perdido 4 e ganhado 3. Na última edição, inclusive, não teria sequer se classificado para a Champions.

“Ah, mas você está considerando como se o time fosse jogar com 10 jogadores”.

Ué, mas se os gols do Lewandowski não possuem utilidade, logo eles não têm peso ou importância, portanto, qual seria a necessidade de colocar outro atacante no lugar para marcar gols que são inúteis?

“Ah, mas coloca qualquer um nesse time do Bayern que faria a mesma coisa”.

Antes do Lewandowski, Mario Gómez e Mandzukic passaram pela posição de centroavante do Bayern, jogando com elencos tão bons ou até melhores que o atual, ao lado de nomes como Robben, Ribéry, Lahm, Schweinsteiger, Xabi Alonso etc.

E adivinhem: somados, os dois não tiveram nem metade dos gols que o polonês tem pela equipe bávara. 48 do Mandzukic + 113 do Mario Gómez = 161. Lewa tem 328.

Aqueles que desmerecem procurarão outra desculpa e continuarão firmes atrás de manter sua oposição e negação à qualidade do jogador, mas uma coisa é fato: nessa geração, depois de Messi e Cristiano Ronaldo, Lewa é o cara que mais esteve consistentemente no topo.

Ninguém é louco de dizer que ele é melhor que os outros dois, mas só de ter figurado tanto tempo como um concorrente direto dos dois maiores da geração (se não da história), Lewandowski já merecia muito mais reconhecimento.

Support
More Options