O que é uma operação de M&A
0
0

O que é uma operação de M&A

Como as operações de M&A podem alavancar sua startup ou empresa.

Rafael Ribeiro
5 min
0
0
Email image

Segundo levantamento do portal Fusões e Aquisições, 2021 foi o ano mais ativo para operações de M&A já registrado. Houve um aumento de 63% no volume de operações se comparado a 2020.

As operações de M&A em 2021 resistiram ao aumento de variantes do coronavírus, a interrupção da cadeia de suprimentos, inflação atacando todos os países, e mesmo com a chegada da variante Omicron, 2022 começou com tudo e tende a superar o último ano, já vimos aqui no Brasil a incorporação do Banco Modal pela XP em negócio que girou em torno de R$ 3 bilhões e no exterior a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por quase US$ 70 bilhões.

O que significa M&A?

M&A é a sigla para mergers and aquisitions ou em português, fusões e aquisições. uma operação de M&A é basicamente um conjunto de operações societárias que envolve a venda e a compra de participação societária em uma startup, empresa ou qualquer outra sociedade.

Por que as empresas fazem operações de M&A?

As startups e as empresas estão sempre em busca de crescimento, consolidação e expansão da sua atuação e as operação de M&A podem proporcionar que isso aconteça. Há quatro tipos de estratégias para crescimento dos negócios de uma startup ou empresa:

  1. Crescimento orgânico: Acontece quando as empresas conseguem aumentar a sua participação no mercado (market share) atraindo novos clientes sem a utilização de um canal pago.
  2. Aquisições de outras empresas do mesmo setor de atuação: É muito comum, a aquisição da Kenoby pela Gupy é um exemplo clássico de como adquirir uma empresa visando acelerar o seu crescimento, aumentar o poder de mercado, consolidar a Gupy no setor de RH e ainda possibilitar o aumento da eficiência operacional combinando o know how das empresas.
  3. Alianças empresariais (joint venture): A joint venture é uma aliança estratégica realizada por duas ou mais empresas por meio da assinatura de um acordo se comprometendo à realização de atividade econômica sujeita ao controle das empresas com o objetivo de haver benefícios mútuos a partir dessa união. É muito comum no setor automotivo, a Volkswagen e a Ford anunciaram em 2020 que desenvolverão e produzirão veículos em conjunto, a nova Amarok será desenvolvida e produzida em conjunto com a nova Ranger, assim, as duas empresas economizam em escala, combinam o seu know how no desenvolvimento dos veículos, conseguem benefícios fiscais, aumentam sua eficiência operacional e ainda desenvolvem novas expertises em novos nichos.
  4. Aquisição de negócios de outros setores: Quando o contexto é de desaceleração econômica, a aquisição de negócios entre empresas e startups que atuam em setores de atividades distintas é amplamente utilizada, visando minimizar os riscos e diversificar fontes de receita e custos. É o que acontece, por exemplo, quando uma rede de supermercados adquire uma healthtech (startup que oferece produtos ou serviços na área da saúde), ramos completamente diferentes que sofreriam impactos econômicos distintos em relação ao cenário econômico.

Quais são os tipos de operação de M&A?

Os 4 principais tipos de operação de M&A são:

  1. Fusão: É a operação pela qual se unem duas ou mais empresas para formar uma nova empresa, a Ambev é um exemplo de fusão, em 2004, o Grupo Anheuser-Busch InBev se fundiu com a Interbrew. Nesse caso, eles se juntaram, transferindo os seus ativos e passivos para a nova empresa, e assim o Grupo Anheuser-Busch InBev e a Interbrew desapareceram, surgindo então a Ambev.
  2. Aquisição: É a operação em que há uma compra de uma empresa por outra, a aquisição da Bungie pela Sony é um exemplo claro desse tipo de operação. No processo de aquisição de uma empresa, diferentemente da fusão, a empresa continua existindo e operando de forma independente, mas subordinada a empresa adquirente.
  3. Cisão: Parte dos ativos e/ou passivos de uma empresa são transferidas para uma ou mais empresas, já existentes ou criadas para esse fim. Caso todos os ativos sejam transferidos para outras empresas, a empresa será extinta. Em 2012, a Gol (companhia aérea) realizou uma cisão de parte dos seus ativos e passivos transferindo parte deles para a recém-criada Smiles, empresa responsável pelo seu programa de milhagens. Nesse exemplo, uma das consequências foi a redução do capital social da Gol, uma vez que ele foi transferido para a nova empresa.
  4. Incorporação: É a operação pela qual uma ou mais empresas são absorvidas por outra. Ou seja, uma empresa absorve todo o patrimônio de outra, trazendo seus ativos e passivos para dentro do patrimônio da incorporadora, desaparecendo a incorporada. Tivemos dois casos que ficaram famosos no Brasil, a incorporação da Sadia pela BRF, em 2012. A outra foi a da rede de bancos, Nossa Caixa, pelo Banco do Brasil.

Conclusão

Diversos são os motivos para que startups, empresas e sociedades façam operações de M&A, o importante é saber qual o objetivo que você tem para o seu negócio, o momento dele e como você pode aproveitar da melhor maneira possível essa operação. Depois disso, o ideal é definir uma empresa alvo que possa convergir com seus objetivos e aí definir qual vai ser o tipo de operação a ser realizada.

Vale destacar que toda e qualquer operação de M&A, é essencial que você possua um bom advogado para estar contigo durante toda a operação e pós operação. Veja o aprendizado do Abilio Diniz com o Pão de Açúcar:

Caso tenha alguma dúvida ou deseje consultar sobre esse e outros temas para sua startup ou empresa, me mande uma mensagem!