Domínio: como adquirir um certificado HTTPS gratuitamente
0
0

Domínio: como adquirir um certificado HTTPS gratuitamente

Um recurso que se popularizou e que já era fatídico disso acontecer era a exigência por parte dos navegadores do uso explícito do HTTPS que é um protocolo de segurança e que deve ser adotado em todos os websites, principalmente naqueles qu...

raloliver
3 min
0
0
Email image

Um recurso que se popularizou e que já era fatídico disso acontecer era a exigência por parte dos navegadores do uso explícito do HTTPS que é um protocolo de segurança e que deve ser adotado em todos os websites, principalmente naqueles que coletam dados dos usuários, seja através de formulário ou de outras entradas.

Você percebe que a maioria dos sites que você acessa, possuem formulários e iniciar o preenchimento desse formulário, caso o HTTPS não esteja ativo, o navegador vai informar que esse site podem não ser tão seguro.

Não vou entrar em detalhes no HTTPS ou no quesito segurança, mas de fato é uma forma de você proteger o seu site através de um nível mais elevado e mais coerente com os mecanismos de busca e com as plataformas de anúncio.

Naturalmente você já vai usar o CloudFlare ele disponibiliza um HTTPS por padrão, mas existem também outras formas de fazer essa configuração usando um outro website chamado ZeroSSL.

Na leadlovers é muito simples adicionar um subdomínio, porém ao tentar acessar o mesmo com o HTTPS, por vezes você pode encontrar um erro na página e para corrigir esse erro, você deve ir até o CloudFlare e adicionar o subdomínio que deseja adicionar ao leadlovers e habilitar o proxy do CloudFlare, com isso já será possível acessar o seu subdomínio com o HTTPS.

No site ZeroSSL é possível adicionar o seu domínio ou subdomínio e configurar os certificados de segurança manualmente, porém atualmente a maioria dos servidores de hospedagem e inclusive a leadlovers já disponibiliza maneiras mais acessíveis de habilitar o HTTPS nas páginas.

Muito atenção não apenas ao domínio, mas a todos os links, seja para outras páginas ou links internos de imagens, vídeos, etc, todos eles devem estar também com o HTTPS a frente, caso contrário, o seu website pode permanecer inseguro e com avisos aos usuários a partir do navegador.

O SSL é um certificado digital, você pode comparar esse certificado com um certificado de conclusão de um curso, emitido por alguma autoridade, talvez uma universidade ou faculdade. Naturalmente no certificado temos várias informações, exemplo: quem emitiu o certificado, nome da pessoa que concluiu o curso, data completa e alguns certificados possuem até mesmo uma data de validade.

Como você pode imaginar, obter um certificado de graduação de Harvard provavelmente seria mais difícil do que um emitido por uma faculdade local, o mesmo vale para quem vai emitir o SSL do seu website, que no final é o seu certificado digital.

Nos certificados digitais, o funcionamento é similar. Cabe ao seu visitante determinar se confia no organismo que emitiu o seu certificado.

Confira abaixo alguns benefícios de se utilizar o ZeroSSL:

  • Automatização do complexo processo de criação, validação, assinatura e instalação manual do certificado digital
  • Extremamente seguro e 100% gratuito
  • Recomendado pelas principais empresas de segurança

Habilitar HTTPS e SSL pode ser um processo fácil, mas ao mesmo tempo pode ser uma dor. Muito depende de onde e como seu site está hospedado. Alguns provedores têm configuração simples com um clique. Outros ambientes exigem até configuração diretamente no servidor.

Antes de habilitar o HTTPS e o SSL em seu site, verifique onde ele está hospedado e veja quais são os procedimentos correspondentes. Se necessário, entre em contato com a equipe de suporte do seu provedor ou onde você hospeda seu site