A Formação do Homem e da Mulher
3
1

A Formação do Homem e da Mulher

Após a conclusão do relato da semana da criação, o livro de Gênesis passa a focar de maneira mais detalhada a formação tanto do homem quanto da mulher. Podemos observar que em Gênesis 1.27, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelha...

Ramon
8 min
3
1
Email image

Após a conclusão do relato da semana da criação, o livro de Gênesis passa a focar de maneira mais detalhada a formação tanto do homem quanto da mulher. Podemos observar que em Gênesis 1.27, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, o casal junto expressa a imagem do Criador. A união do casal cumpre o Propósito Eterno de Deus de compartilhar da sua vida com o homem, para que este desfrute e a expresse na terra. Além disso, ao querer que o homem se espalhe por toda a terra, carregando a sua imagem, Deus fala para o homem se multiplicar, gerar filhos (Gênesis 1.28), portanto, o casamento é, de maneira maravilhosa, um meio para o cumprimento do propósito de Deus. E agora, no capítulo 2 de Gênesis, neste relatado detalhado da formação do homem e da mulher vemos, ainda mais, o papel especial que o Senhor reservou para o casamento.

A formação do homem

"Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo."
Gênesis 2.5

Não havia planta, nenhuma erva havia brotado e a explicação é por causa de dois motivos: Deus não fizera chover e não havia homem para lavrar o solo. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do homem não surgiu após a queda, já havia trabalho antes. A diferença é que, depois, a terra teria espinhos e o homem só conseguiria o seu sustento suando (Gênesis 3.18-19).

Mas aqui, no relato da sua formação, o homem já trabalhava, porém, não sozinho, perceba que além do homem lavrar o solo, o Senhor tem que fazer chover. Nosso trabalho não é feito por nós sozinhos, não é feito somente com o nosso esforço, mas há uma parceria com Deus. Ele nos capacita e torna propícias todas as condições para sermos bem-sucedidos em nosso trabalho.

Mas a questão é a seguinte, a obra de criação estava concluída, mas esta obra não era estática, após as coisas serem criadas elas brotariam, cresceriam, se multiplicariam e assim o propósito de Deus ia prosperando. Mas, ao dizer, que as ervas não haviam brotado pelos dois motivos já mencionados, o texto bíblico está colocando, mais uma vez, o homem como o parceiro de Deus na construção dos seus planos. Então, você marido, precisa ter essa consciência. O seu casamento é um meio do cumprimento do propósito de Deus e você, especialmente, tem o papel de lavrar o solo, tendo a fé que o Senhor enviará a chuva e você será bem-sucedido.

Você coopera com o Senhor na edificação do seu casamento, da sua família e da sua igreja, esteja sempre pronto para lavrar o solo. Lavrar o solo é preparar o terreno para que a semente brote, e essa semente é a Palavra de Deus. Invista sempre no seu casamento, para que a Palavra esteja presente, para que, como casal, vocês busquem ao Senhor. Tome a postura de sacerdote na sua casa, lavre o solo, fale de Deus com seus filhos, tenha momentos específicos, juntos, de oração, estudo da Palavra, cultos nos lar. E na igreja, seja você líder ou não, existem inúmeras maneiras de lavras o solo, compartilhar o Evangelho e levar pessoas a Cristo, servir os irmãos nos cultos e células, cooperar na edificação dos irmãos. Creia que não faltará chuva abundante para que todos esses empreendimentos prosperem.

"Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente."
Gênesis 2.7

Esse texto mostra a constiuição tríplice do homem: espírito (Deus soprou o fôlego de vida em suas narinas), alma (o homem se tornou alma vivente) e corpo (Deus formou o homem do pó da terra). Quero me concentrar aqui no fato de sermos seres integrais: espírito, alma e corpo e devemos cuidar e dedicar todo nosso ser ao Senhor.

O que vou dizer vale para as esposas também. Devemos cuidar do nosso corpo, comer bem, praticar atividades físicas e dedicar nossa força para servir a Deus. Devemos ter uma alma saudável, renovando a nossa mente pela Palavra, tendo pensamentos puros e coerentes com o Evangelho; e contemplando o Senhor, para sermos cada vez mais parecidos com Ele, refletindo seu caráter. Devemos exercitar nosso espírito, sermos cada vez mais cheios do Espírito, sensíveis a voz de Deus, através da práticas das disciplinas espirituais. Enfim, sirva ao Senhor de maneira integral

"Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar."
Gênesis 2.15-16

Aqui vemos uma atividade sendo adicionada à responsabilidade do homem: guardar. Cultivar aqui é, no original, a mesma palavra usada no versículo 5 traduzida como lavrar. Portanto, além de cuidar do solo, cuidar para que as plantas floresçam, o homem também precisa guardar a criação.

No caso de Adão, conhecemos a história, ele não guardou, deixou que a serpente entrasse no jardim e falasse com Eva, levando-a a queda. Era para Adão falar com Eva, era para ele liderá-la e juntos caminhasse em direção ao cumprimento dos planos de Deus. Mas Adão, em primeiro lugar, não estava presente, em segundo lugar, Adão ficou calado e deixou outro falar em seu lugar.

Como maridos, somos chamados a guardar o nosso casamento, guardar a nossa casa, guardar a nossa família. Para isso, precisamos estar presentes e precisamos falar. Estar presente nos fala de relacionamento, nem esposa e nem filhos se contentam em ter um marido/pai que, simplesmente, paga as contas. O primeiro papel é relacionarse, ser presente, estar junto, participar da vida do outro e isso, envolve, ouvir. Ouça sua esposa e ouça seus filhos, fique atento às suas necessidades e supra-as.

O segundo papel, relacionado ao cuidar, envolve falar. Saiba que você é boca de Deus, você guarda a sua família falando, a voz que eles devem ouvir e seguir é a sua, portanto, não negligencie essa tarefa, não seja omisso. Fale as promessas de Deus, fale guiado pelo Senhor, inspirado pelo Espírito. Enquanto a sua família é chamada para qualquer coisa que a afaste de Deus, sua Palavra é chamando-a de volta. Enquanto sua família é atacada com medo, acusação, angústia, ansiedade, a sua Palavra é de confiança, fé e paz nas promessas de Deus. Portanto, confesse a Palavra.

"E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
Gênesis 2.16-17

Não comer do fruto do bem e do mal era a verdade presente que Adão e Eva deveriam seguir, era o mandamento que deveriam cumprir, era a Palavra de Deus que Eles não poderiam esquecer. Mas a questão é que Deus falou para Adão, a incubência de guardar e consequentemente ministrar, ensinar e instruir a família era de Adão. Como homem da casa, o seu papel é ter a Palavra de Deus queimando no seu coração, ministrar na sua casa e instruir sua esposa e filhos.

A formação da mulher

"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea."
Gênesis 2.18

A primeira lição a respeito da formação da mulher é que não é bom que o homem esteja só. Todos os animais eram macho e fêmea, o homem também deveria ser. Mas lembre-se que a imagem de Deus é manifesta quando somos mais de um, plurais, vivendo em unidade. Assim como Ele é Pai, Filho e Espírito Santo, mas vive como sendo um. Portanto, não é bom que o homem esteja só porque ele não consegue cumprir o propósito de Deus sozinho, esse objetivo é alcançado na união do homem com a mulher.

O homem recebe o privilégio de ser cooperador na obra de Deus, mas não sozinho, a mulher é formada para ser uma auxiliadora, para ajudar, para cooperar, para trabalhar junto. Portanto, homem e mulher trabalham juntos para cumprir os planos do Senhor. Como esposa, seu papel é auxiliar na construção de um ambiante familiar voltado para as coisas do Senhor. Juntamente com o seu marido, busque a Deus e instrua seus filhos no Caminho. Além disso, há uma grande obra de Deus a ser realizada na sua vida, seja apoiando o ministério do seu marido, seja também, desenvolvendo o seu próprio ministério.

"Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada."
Gênesis 2.21-23

A mulher foi formada da costela do homem. Essa verdade diz muito para nós, primeiro, com relação a interdependência. O homem nasce da mulher, mas a mulher, também, veio a ser formada a partir do homem. O propósito de Deus é que homem e mulher vivam como parceiros, não existe uma guerra dos sexos, não existe um superior ao outro, não existe um que não dependa do outro.

Além disso, a costela está numa posição significativa, não na cabeça para ser superior, nem nos pés para ser inferior. Mas do lado, representanto o mesmo valor diante de Deus, mas também, apontando para sua função de ajudadora. Além disso, a costela é osso que fica mais próximo do coração, reforçando o tipo de laço que deve existir entre o homem e a mulher: um laço de amor.

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam."
Gênesis 2.24-25

Todo o propósito de Deus para o homem e a mulher se concretiza quando eles se unem e se tornam uma só carne. Dois seres diferentes, cada um com suas particularidades decidindo viver em unidade e, assim, expressando a imagem de Deus. Deixam pai e mãe, não no sentido de abandono, mas no sentido de que uma nova família é gerada dessa união.

Por fim, estarem nus e não se envergonharem nos fala de transparência e confiança. Marido e esposa devem construir um tipo de relacionamento, totalmente, transparente, cada um deve confiar completamente um no outro.