A Igreja é o instrumento de Deus
2
1

A Igreja é o instrumento de Deus

Ramon
2 min
2
1
Email image

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.2 Co 5.18-19

A reconciliação do homem com Deus é uma atividade que procede totalmente de Deus. Apesar de o homem ser o autor da quebra do relacionamento e, por isso, deveria ser responsável por sua retratação, foi Deus quem, graciosamente, agiu em prol dessa reaproximação. Afinal, o homem não poderia fazê-lo sozinho.

Essa reconciliação aconteceu por meio de Cristo, ou seja, a retratação do erro do homem ou, em outras palavras, o pagamento da dívida que homem tinha por sua desobediência a Deus foi paga por Jesus. O Filho de Deus morreu na cruz para pagar a culpa pelos pecados da humanidade. Deus Pai enviou seu Filho, mas Jesus é Deus! A própria divindade se encarnou, “estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”.

Isso tudo mostra o envolvimento completo de Deus para salvar a humanidade, o que a teologia chama de Missio Dei, ou a missão de Deus. Mas esse envolvimento não ocorre somente na encarnação, crucificação e ressurreição de Cristo. Obviamente a obra de Cristo é que possibilita a reconciliação, mas desde a queda Deus tem trabalhado para salvar o homem e continua trabalhando hoje. Em Gn 3.15 Deus já promete que o descendente da mulher iria ferir a cabeça da serpente. No capítulo 12 de Gênesis, Deus chama Abrão para que através dele surja um povo que se relacione com Deus e que seja canal da benção de Deus para todos os povos. Os profetas previram a vinda do messias. A verdade é que a queda do homem interrompeu o descanso de Deus e, por isso, Ele trabalha até hoje. “Mas ele [Jesus] lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo 5.17)

Jesus foi enviado pelo Pai para cumprir a missão de resgatar o homem perdido e Ele cumpriu perfeitamente essa tarefa. Mas Ele diz: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). Deus nos deu o ministério da reconciliação e nos confiou a palavra da reconciliação. O serviço da igreja é trabalhar para reconciliar pessoas com Deus. A mensagem que a igreja prega são as boas-novas do Evangelho.

Portanto, hoje, é através da igreja que Deus está reconciliando as pessoas. A obra de Cristo tornou essa reconciliação possível, mas como diz Paulo “como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14). A igreja vai pregar e as pessoas vão escutar e fé será gerada no coração delas e, então, ao crer em Jesus e em sua obra elas serão salvas. A igreja é o instrumento de Deus para o cumprimento de Sua missão de resgatar os perdidos.