O Chamado da Igreja
1
0

O Chamado da Igreja

O Chamado da Igreja

Ramon
4 min
1
0
Email image

Deus está completamente envolvido na missão de resgatar o homem, essa é a Missão de Deus. Esse envolvimento não se resume à encarnação, morte e ressurreição de Jesus, embora esse seja o ponto alto da redenção, mas desde a queda Deus está trabalhando em favor da salvação do homem. E hoje, Deus continua trabalhando, Ele está usando a igreja, para que os benefícios da redenção alcancem o maior número de pessoas. A igreja é chamada a fazer parte dessa missão, se tornando o instrumento atual de Deus para o cumprimento da missão de salvar o homem. Jesus comissionou a igreja dizendo: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). Mas o chamado do povo de Deus começa já no livro de Genesis.

"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! ​Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."
Gn 12.1-3

Deus se relacionava de maneira geral com a humanidade até o capítulo 11 de Genesis. Mas, a partir do capítulo 12, acontece uma mudança na forma de Deus se relacionar com a humanidade. Deus chama Abraão, promete abençoá-lo, dar a ele uma grande descendência e formar um povo. A partir desse momento, Deus passou a se relacionar, de maneira particular, com seu povo escolhido. Portanto, esse chamado de Abraão marca o nascimento do povo de Deus que, no Antigo Testamento, era formado pela descendência natural de Abraão, mas hoje, é formado pela descendência espiritual de Abraão, a Igreja.

Assim como vemos o chamado da igreja de sair e ir por tudo mundo fazendo discípulos, aqui em Genesis, Abraão também é chamado a sair e ir, porque esse é o DNA do povo de Deus. Somos um povo chamado a sair do lugar confortável onde estamos, a sair de onde temos familiaridade, e ir para um novo lugar, uma nova cultura, encontrar um outro povo.  Deus promete abençoar a Abraão e fazer dele uma benção, alguém que por onde passasse abençoasse quem estivesse ao seu redor. Portanto, o privilégio de ser chamado povo de Deus é acompanhado de uma responsabilidade. O privilégio é ser abençoado e a responsabilidade é ser uma benção. A igreja é formada por pessoas que foram abençoadas com a salvação, tiveram seu destino eterno mudado, foram regenerados, receberam a vida de Deus, foram incorporados numa nova família ao serem feitos filhos de Deus. Mas esse grande privilégio é acompanhado pela responsabilidade de ser luz do mundo, abençoar quem está ao redor com as boas-novas da salvação. Através de Abraão todas as famílias da terra seriam abençoadas, hoje as famílias da terra serão abençoadas através da igreja que sai de Jerusalém, passa pela Judéia, Samaria e vai até os confins da terra fazendo discípulos de todas as nações.

O interessante disso tudo é que no capítulo 11 de Genesis encontramos o relato da construção da torre de Babel. Na verdade, a torre de Babel é o ápice dos problemas manifestados pelo homem caído, o homem que desobedeceu ao Senhor, foi expulso do jardim, multiplicou sua maldade, a ponto de o Senhor enviar o dilúvio e recomeçar a história através de Noé e sua família. Porém, ainda assim a humanidade continuou seus planos perversos de viver de maneira contrária aos planos de Deus. Então, o Senhor age na história, espalhando o povo de Babel e confundindo as línguas. Nesse contexto é que o Senhor chama a Abraão, como uma resposta aos problemas que surgiram desde a queda, com ponto alto em Babel. A humanidade se desconectou do criador e, então, Deus escolhe um povo para ser seu instrumento de resgate.

​"para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido"
Gl 3.14

A benção prometida a Abraão em Genesis capítulo 12 chega aos gentios, todos os povos espalhados na terra, através do Espírito Santo. O problema aconteceu em Babel, Abraão é chamado para fazer parte da solução de Deus, mas tudo isso se concretiza no pentecoste. Quando o Espírito Santo é derramado e a mensagem da salvação pode ser ouvida por pessoas de diversos povos, todos ouviram os discípulos pregarem na sua própria língua. Tudo isso já havia sido confirmado pelos profetas.

​"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne;
​E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo;"
Jl 2.28a, 32a

Com o derramar do Espírito Santo sobre toda a carne, não somente sobre os judeus, agora todo aquele que invocar o nome do Senhor, não importando qual etnia ele pertence, a salvação está disponível a todos. Esse é o tempo da igreja, marcado com a vinda do Espírito Santo. O profeta Sofonias também profetizou a esse respeito.


"Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR e o sirvam de comum acordo.
Sf 3.9

“Lábios puros aos povos”, nos lembra das línguas de fogo derramadas no pentecoste. Não há mais confusão, não há mais distinção, não há acepção de pessoas, todos que invocarem o nome do Senhor podem ser salvos. E aqueles alcançados pela graça se tornam um só povo, judeus e gentios, sem separação, servindo a Deus de comum acordo.

Ao sermos cheios do Espírito recebemos a benção de Abraão, somos abençoados por Deus com toda sorte de bênçãos, esse é o nosso privilégio. A nossa responsabilidade é sairmos da nossa “Jerusalém” e irmos até “os confins da terra” sendo benção para todos aqueles que estiverem ao nosso redor. Esse é o nosso chamado!