Propósito e Provisão no seu Casamento
1
9

Propósito e Provisão no seu Casamento

“26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela t...

Ramon
7 min
1
9
Email image

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.” 
Gênesis 1.26 -30

O poder de Deus disponível no casamento

No versículo 26, a bíblia diz que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. E o que nos chama a atenção é o verbo no plural “façamos” e o pronome na primeira pessoa do plural “nossa”, indicando que Deus é plural. Nós cremos em um Deus que é um, mas que subsiste na forma de três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Em seguida, o texto diz que o homem terá domínio sobre toda criação, ficando evidente que esse domínio é uma consequência da imagem de Deus que ele carrega.

No versículo 27 é reafirmado que o homem foi criado à imagem de Deus, mas algo é acrescentado: homem e mulher. Ou seja, a imagem de Deus não é expressa, primariamente, de maneira individual, mas sim, de maneira coletiva. Como Deus é plural, a sua imagem é representada também de maneira plural. Homem e mulher juntos, como casal, expressam a imagem de Deus.

Quando falamos a respeito do Propósito Eterno de Deus, afirmamos que, desde a eternidade, Deus resolveu compartilhar a sua vida com o homem e, por isso, Deus cria o homem conforme a sua imagem, para que o homem pudesse conter a vida de Deus dentro de si e para que o homem pudesse expressar a vida de Deus.

Do ponto de vista individual, somos templo do Espírito Santo, Deus habita dentro de nós e expressamos a imagem de Deus à medida que temos o caráter de Cristo impresso em nós. Mas, de maneira coletiva, experimentamos a realidade da vida de Deus no meio de nós quando vivemos uma vida de uns aos outros, o mesmo tipo de vida que a Trindade vive desde a eternidade; e expressamos a imagem Dele, quando somos muitos vivendo em unidade.

Ministramos a respeito do Propósito Eterno de Deus quando estamos falando da edificação da igreja, mas, tudo começa no casamento. Jesus disse que onde dois ou três estiverem reunidos no seu nome, Ele estaria no meio deles (Mt 18.20). O número dois é o mínimo, o casamento é a menor célula da igreja, é o menor conjunto de pessoas capaz de experimentar a vida de Deus e expressá-la. Portanto, no casamento, marido e mulher podem experimentar da vida de Deus através do seu relacionamento. Quando estão reunidos, vivendo um estilo de vida de amor, cooperação mutua, Deus se faz presente.

Além disso, voltando ao versículo 26, lembre-se que a consequência de quando a imagem de Deus aparece é que o domínio e a autoridade se manifestam. Mas a imagem de Deus só é expressa quando coletivamente, vivemos como sendo um, assim como a trindade. Ou seja, no casamento, quando marido e esposa tem o mesmo coração, quando eles vivem em unidade, a imagem de Deus é expressa através do seu relacionamento e a consequência é a autoridade. Por isso, é necessário que os dois sejam um.

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Gênesis 2.24

Você consegue perceber o poder de Deus que está disponível dentro do casamento? Cada casal tem um potencial gigante de manifestar o poder e a autoridade na terra. É por isso que o diabo quer separar, destruir os casamentos. Como igreja, devemos investir, ao máximo, no casamento dos irmãos, pois casamentos saudáveis edificam famílias saudáveis, filhos saudáveis, crentes saudáveis. Creio que a saúde do seu casamento é fator determinante para a manifestação do poder de Deus na sua casa, na sua célula e na sua igreja.

A unidade do casal é primordial, Paulo exorta a igreja a se esforçar para preservar a unidade (Ef 4.3), creio que essa exortação também se aplica ao casamento. Portanto, se tem algo prático que podemos fazer hoje é investir na unidade no nosso casamento. Como? Investindo tempo juntos, crescendo no diálogo, abrindo o coração um para o outro e ouvindo o outro também, orando juntos, buscando a capacitação do Espírito Santo para crescer em unidade.

Essa é a exortação, mas a promessa é a seguinte: Vocês vão desfrutar da presença, da vida e do poder de Deus cada dia mais no seu casamento. Vocês serão usados de maneira poderosa na vida de outras pessoas, discípulos, ovelhas, outros casais, enfim, a unção de Deus está liberada sobre a vida de vocês dois, para que juntos, vocês frutifiquem em toda boa obra.

A benção e a provisão do Senhor para o seu casamento

Imediatamente após criá-los, vemos no versículo 28 que Deus os abençoa. Abençoar foi a primeira palavra de Deus para o casal, esse é o desejo e a intenção do Senhor para o nosso casamento. Ele é o próprio Amor, e todas as suas atitudes buscam o nosso bem. Portanto, creia que o seu casamento é abençoado por Deus e saiba que a benção do Senhor é o segredo para que qualquer coisa seja bem sucedida. A bíblia diz que a benção do Senhor é que enriquece e que ela não traz nenhum desgosto para nós (Pv 10.22). O seu casamento é abençoado por Deus, então, ele vai dar certo, ele vai prosperar cada dia mais.

Em seguida, o Senhor declara o seu propósito para eles: “serem fecundos, se multiplicarem e encherem a terra”. Deus quer compartilhar a sua vida com o homem e quer expressá-la através dele, mas isso não termina com Adão e Eva, Deus quer mais e mais homens e mulheres, cheios da sua vida, expressando-O por toda a terra. Por isso, Ele deseja que o homem se multiplique. O propósito de Deus para eles se resume em “gerar filhos”, o casamento é o meio para que esse propósito seja alcançado.

O casamento é, de fato, algo muito importante para Deus, o primeiro evento da história da humanidade foi o casamento de Adão e Eva. O Senhor instituiu o casamento como um meio do cumprimento do seu propósito. Podemos ver isso ao longo de toda a bíblia, Deus escolheu essa relação entre homem e mulher para descrever o seu relacionamento com o seu povo escolhido. No livro de Oseias, o casamento entre o profeta e sua esposa é utilizado para representar o relacionamento entre Deus e o povo de Israel. No Novo Testamento, Jesus é o noivo e a Igreja a noiva, Paulo diz na carta aos Efésios, citando Gn 2.24:

Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”
Efésios 5.31-32

E no final da história, tudo será concluído num casamento também, as bodas do cordeiro.

“Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. 
Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,”
Apocalipse 19.6-7

O casamento, então, é um instrumento para o cumprimento do propósito de Deus. E, após abençoar o homem e comunicar-lhe seu propósito, o Senhor começa a declarar que toda a criação estaria sob o domínio deles, versículo 28, e que toda planta serviria de mantimento para eles, versículos 29, e também para os outros animais, versículo 30. O Senhor fornece a autoridade, para que pudessem governar sobre a criação; fornece suprimento, para que nada os falte; e fornece todo um cenário de equilíbrio na criação, para cumprirem seu propósito em paz.

Isso tudo é realidade para o seu casamento também, tenha certeza, o seu casamento é propósito de Deus. E existe uma verdade nas escrituras, de que nunca faltam recursos para o cumprimento do propósitos do Senhor. A bíblia diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Você e seu cônjuge foram chamados, segundo o propósito de Deus, para que através do seu casamento os planos de Deus se cumpram. Portanto, não faltarão recursos, Ele já derramou sobre vocês do poder, da unção e da autoridade. Ela já proveu todo o suprimento financeiro, emocional, espiritual. Ele alinha todas as coisas para cooperarem para o bem do seu casamento.