Não Ressignifique a Páscoa!
3
0

Não Ressignifique a Páscoa!

Um desafio para os cristãos nessa data tão importante.

Raphael Bessa Siqueira
0 min
3
0
Email image

Vivemos em tempos malucos. Para satisfação de nossas vontades egoístas, tentamos apagar nossa história queimando livros, destruindo estátuas, redesenhando nossa linha do tempo.

Obviamente, muitas fases da história da humanidade são nefastas, a ponto de ficarmos enrubescidos de vergonha. Fatos que nos levam aos prantos, pelo mal causado aos nossos semelhantes.

Porém, neste dia, o mundo inteiro celebra a Páscoa, data comemorada pelos judeus, pela libertação de seu povo da escravidão do Egito.

Como cristão, acredito que os relatos demonstrados no Velho Testamento são apontamentos à revelação de Jesus Cristo, Filho de Deus.


A libertação do povo hebreu do terror no Egito era, portanto, um reflexo embaçado daquilo que ocorreria no futuro.

Coube a Cristo morrer inocentemente no madeiro - morte cruel, dedicada aos piores criminosos. Mas, ressuscitado na Páscoa, venceu a Morte, libertando-nos da condenação que estava sobre nós.

Com o passar dos tempos, porém, o significado poderoso da Páscoa foi se apagando. Atualmente, fico assustado com o esvaziamento do que ocorreu nessa data tão importante - para mim, um momento que deveria ser celebrado de forma grandiosa, tal como ocorre no Natal.

Enquanto escrevia este texto, procurei uma imagem para postar sobre esse dia. Encontrei pouco sobre a Cruz, menos ainda sobre a ressurreição… A humanidade, pouco a pouco, ressignificou essa data tão importante.

Falamos de coelhos da Páscoa, ovos de chocolate. Às vezes paz, esperança… Mas, esperança de quê? Poucos conseguem responder.

Pior que isso, é ver crianças, filhos de pais cristãos, entendendo a Páscoa somente como o momento de se empanturrar com chocolate.

Nada contra os doces, nada contra as dinâmicas de achar ovos no quintal. Mas, sem a mensagem final da morte e ressurreição de Cristo, a celebração torna-se sem motivo algum.

Desta forma, convido você a reafirmar o significado da Páscoa, reafirmar o momento que marcou a História de forma definitiva, contar aos outros sobre o que Cristo fez por nós. Afinal, essa foi a mensagem. Essa é a nossa missão.

Deus te abençoe e feliz Páscoa!