A vida é constância, não um evento específico
37
0

A vida é constância, não um evento específico

Tendemos a acreditar que a vida é composta por eventos específicos e intensos. Acreditamos que acontecem fatos em nossas vidas que as modificam por completa e o pior: passamos a esperar por algum evento transformador, que nos fará levantar do...

Raphael Ivan
0 min
37
0
Email image

Tendemos a acreditar que a vida é composta por eventos específicos e intensos. Acreditamos que acontecem fatos em nossas vidas que as modificam por completa e o pior: passamos a esperar por algum evento transformador, que nos fará levantar do sofá e modificar nosso futuro. Um amor repentino, uma promoção, um nova oportunidade ou qualquer outra alteração brusca, mas a vida é uma deliciosa constância.

Sou apaixonado por basquete e minha maior referência no esporte é o jogador Kobe Bryant. E kobe é a prova que a constância é mais importante que eventos específicos. Kobe, em seu primeiro campeonato escolar de basquete, aos 13 anos, não fez nenhum ponto, em 23 jogos. Jogou todos os jogos e não fez nenhum ponto! No ano seguinte se propôs a treinar fundamentos básicos, passando horas e mais horas nos treinamento. No campeonato seguinte, começou a pontuar, em 22 jogos ele fez 8 pontos. Saiu de zero para míseros 8 pontos, em 22 jogos. Nos próximos campeonatos, ele continuou pontuando, chegando a ser ler eleito o melhor jogador do ensino médio do estado, aos 16 anos, com uma média de 30 pontos por jogo. Em três anos, ele saiu de zero pontos para uma média de 30 pontos por jogo. Aos 17 anos, no último ano de ensino médio, ele foi selecionado direto para a NBA. Hoje, já aposentado, ele é o 4º maior pontuador da história da NBA, com 5 títulos no currículo.

O que fez Kobe sair, em 4 anos, de zero pontos para a NBA? Segundo o próprio Kobe, o que mudou foi que aos 13 anos de idade, ele jogava três vezes por semana, durante 1:20hr por dia. Após passar um campeonato zerado, ele começou a treinar todos os dias, 4 horas por dia, durante 3 temporadas. Segundo ele, tudo era uma questão de matemática: crianças que treinavam 1 hora por dia, não poderia ser melhores do que ele, que treinava 4 horas.

Trouxe este exemplo, pois acreditamos que são eventos isolados que constroem nossa vida, mas na verdade, é a constância, por mais visivelmente inútil que possa parecer, que gera os maiores resultados.

Não é o fato de você ir 2 vezes por ano ao dentista, que te fará ter uma saúde bucal. O que te fará ter dentes limpos, é a mesmice diária de escovar os dentes. E por mais inofensivo que este ato possa parecer, ao longo dos anos, é ele que gerará os resultados esperados. O problema é que temos dificuldade de fazer analises de longo prazo e correlacionar ações "inúteis" com nossa evolução. Para nosso cérebro imediatista, ir na academia uma vez por semana e ficar 9 horas, gerará mais resultados que ir diariamente e ficar apenas 20 minutos. E é cientificamente comprovado que os 20 minutos por dia, ao longo de um ano, te trará mais resultados que apenas 52 dias de academia em um ano.

Ser um bom líder é como escovar os dentes, requer constância.

Estou a frente da operação da easyfarm tem quase 2.5 anos e o fato do projeto estar crescendo constantemente, aumentando o número de clientes e nosso faturamento, tenho que evoluir e estar preparado para a próxima etapa da empresa. Preciso liderar uma equipe que cresce, me relacionar com os investidores e também com o mercado. Toda esta cobrança, faz com que acredite que preciso ser um líder melhor amanhã e para isto, cria-se a idéia de que liderança se faz com eventos isolados: lendo um livro, participando de uma mentoria ou outra fonte de rico conteúdo imediatista, mas o que realmente acontece é que nós nos tornarmos melhores lideres no dia a dia, estando presente, ouvindo as pessoas, nos relacionando, errando e aprendendo diariamente, constantemente.

O que te tornará um líder melhor, é melhorar um pouquinho amanhã, em relação ao que foi hoje, não acordar como um grande gestor. Nenhum grande esportista acordou dominando seu esporte. Eles construíram carreiras dia após dia, every fucking day.

O que fez Kobe sair do zero para uma média de 30 pontos? Segundo ele, em um entrevista, foi treinar acertar mais arremessos hoje do que acertou ontem. Ele não se cobrou sair de zero pontos para 30 pontos, mas do zero para 1, depois 2, depois 3, depois 4,5,6,7, 10, 20 e por fim, 30. É a constância que te fará atingir seus objetivos.

Em todas as áreas!

Assim como na saúde, trabalho, esporte, é também nossa vida amorosa e familiar. O amor não acontece de um fato isolado, mas sim da constâncias de demonstrações de carinho. Sua esposa não o ama por você ter lembrado do aniversário de casamento, do dia que se conheceram. Ela o ama por todos os "bom dia" que você a deu pela manhã, antes de pegar seu celular. Por todas as vezes que você apenas a ouviu falar, depois de um dia ruim. Por todas as conversas, pelas flores, os bilhetes e todas as vezes que você a disse: "Eu te amo" e "Como você está linda".

Precisamos evitar cair na armadilha de acontecimentos eventuais, o que chamo de "efeito de fim de ano". Todo fim de ano é a mesma coisa. Fazemos juras de sermos melhores no ano que adentra, já no dia 1 de Janeiro. O que realmente nos tornará melhor, são nossas ações nas 364 oportunidades entre um 1 de Janeiro e 31 de Dezembro.

Então sempre que você se pegar pensando: "Quando isso vai mudar?". Lembre-se que depende do que você fizer hoje. Depende de quando você começar a mudança. Somos responsáveis por nosso futuro e estamos constantemente o co-criando, conforme nossas ações e comportamentos diários.

Você não precisa ser perfeito hoje, mas pode ser uma versão melhor sua amanhã. A luta é contra nós mesmo.

EVERY FUCKING DAY('Todos os dias")