A vida é finita
10
0

A vida é finita

O ser humano é o único animal que tem a capacidade de entender sua finitude. Nós sabemos que vamos morrer. Nenhum outro animal possui essa dádiva. Mesmo com essa sensibilidade, nós não usamos isso a nosso favor. Não entendemos a grandeza dessa sabedo

Raphael Ivan
3 min
10
0
Email image

O ser humano é o único animal que tem a capacidade de entender sua finitude. Nós sabemos que vamos morrer. Nenhum outro animal possui essa dádiva. Mesmo com essa sensibilidade, nós não usamos isso a nosso favor. Não entendemos a grandeza dessa sabedoria. Ao realmente entender que sua vida é finita, você percebe que apenas deixar o tempo correr e esperar, é um suicídio lento. Vamos morrendo a cada novo respiro. A cada novo dia, estamos mais próximo da nossa morte.


Bob Dylan, o maior artista que esse planetinha já produziu disse:" quem não está lutando para nascer, está morrendo".Pensa comigo: logo após seu nascimento, o que acontece? Iniciamos nossa contagem regressiva para a nossa morte. Dylan descreveu com uma genialidade digna de um Oscar, Gramny e Nobel de literatura. Que homem!!!! ♥️


Marco Aurélio, um dos maiores imperadores e homens da história tinha uma pessoa que ficava assoprando em seus ouvidos:"memento mori"(lembre-se da morte). Imagina se todos os dias alguém te lembrasse que você está morrendo. O que você faria?


E não só nós, todos a nossa volta. Por mais distante que possa parecer, todos que amamos estão morrendo aos poucos. A cada vez que encontramos com eles, eles estão mais próximos do fim.


Um exemplo pessoal: Minha mãe, devido as suas doenças graves, ela acredita que vai morrer com 55 anos, ou seja, daqui 11 anos. Ela realmente acredita que isso vai acontecer.


Tomamos isso como verdade, para efeito ilustrativo.

Agora vamos a um exercício libertador: eu vejo minha mãe uma vez por mês, 12 vezes no ano. Se minha mãe realmente morrer daqui 11 anos, eu tenho apenas 132 oportunidades de reencontra-la, se nada fizermos para mudar isso. E contando...132, 131, 130, 129, 100, 50, 20, 10, 5 e...

Minha tia Doca, segunda mãe, vai fazer 70 anos. Se ela viver até 80(média nacional), eu tenho apenas 120 oportunidades de comer seus maravilhosos pães de queijo.

Por que eu não iria aproveitar as oportunidades? Por que eu as deixaria passar?


Eu sei, posso estar sendo muito pessimista, mas a vida é pessimista por natureza. Ela é o que é. Ela é o que tem que ser. O velho dando espaço ao novo.


Não olhe como um pessimista escrevendo, pelo contrário. Veja que ao se colocar nessa situação de finitude, você passará a dar mais valor a sua vida e ao seu tempo, que é a sua única moeda real de troca.


Quantas pessoas partiram, que a gente gostaria de ter vivido algo que não foi vivido?A gente sempre acredita que teremos mais tempo, mas não teremos. Como um filme, a cada novo minuto, o fim fica mais próximo.


E saber que você está partindo a cada novo respirar, entender de fato isso, fará você deixar de aceitar pouco. Afinal, você está cada vez mais próximo do fim, por que não viver?


- Por que ficar no celular enquanto seu filho está dando os primeiros passos?
- Por que aceitar um amor morno, se a sua vida está passando diante do tédio afetivo
- Por que andar de uno, se você pode ter uma Ferrari?
- Por que viver na miséria se você pode ser rico?
- Por que assistir a vida das outras pessoas acontecendo, enquanto você da "apenas" mais uma roladinha na tela do seu celular?

Você está morrendo! Seus amores estão morrendo! Seus sonhos estão morrendo!

Eu tenho apenas um medo na vida. Estar acamado, sentindo o cheiro da morte se aproximar e uma pergunta vir a minha mente: Rafael, por que você não foi o Rafael que gostaria de ser?

Por que você não está sendo quem você gostaria de ser?

Por que você não está realizando seus sonhos e os de quem você ama?

Por que você não está vivendo a vida que gostaria de viver?

Por quê?

Você está morrendo, animal!