Talvez o medo do seu futuro esteja fazendo você viver no passado
20
0

Talvez o medo do seu futuro esteja fazendo você viver no passado

Talvez o medo do seu futuro esteja fazendo você viver no passado. Devido a nossa memória emocional, tendemos a nos prender no passado, trazendo algum tipo de conforto. Se paramos para pensar, você já viveu o passado, conhece tudo que acontece...

Raphael Ivan
0 min
20
0
Email image

Talvez o medo do seu futuro esteja fazendo você viver no passado. Devido a nossa memória emocional, tendemos a nos prender no passado, trazendo algum tipo de conforto. Se paramos para pensar, você já viveu o passado, conhece tudo que aconteceu lá. Você sobreviveu a ele e por mais doloroso que tenha sido, você não terá surpresas. Vivendo no passado você não precisa ter medo do desconhecido.


Aqui que entra uma beleza da vida: Nós não podemos mais reviver  nossos passados. Mesmo que de maneira inconsciente, se nós não podemos mais viver nosso passado, por que ficamos olhando tanto para ele?  Por que o tomamos como referência de qualidade para o presente e, talvez, até nosso futuro? 


Podemos até não perceber, mas com frequência nos colocamos em algum momento do nosso passado, para tentar reviver algum sentimento ou acontecimento. E como seres inquietos, as vezes pensamos até que se fossemos reviver o mesmo passado, faríamos tudo diferente.  Aqui caímos no paradoxo de Teseu: Nós estamos onde estamos, somos o que somos, devido ao que vivemos?  Por algum motivo, ainda queremos mudar algo no passado, mesmo que isso mudasse nossas existências no hoje. Como se fugindo da gente mesmo, para tentarmos nos encontrarmos em algum lugar onde não estamos. Estamos vivos, em um único momento possível: O agora.
E agora, é agora mesmo. O primeiro paragrafo que você leu deste texto, já está no seu passado. O inicio desta linha, também.


Percebe o quão importante é estarmos no agora?  Se você focar no primeiro paragrafo, você perde o raciocino do texto. Se ficar voltando nele, não vai concluir a leitura.


Ficar olhando para o passado, colocará seus pensamentos no passado e é lá onde você estará... porém, sem possibilidade de viver nada. Nem o que já aconteceu, nem mudá-lo. Estará lá, preso em alguma armadilha emocional, de mãos atadas. Assistindo de camarote a novela da sua próxima existência, ao invés de escrever os próximos capítulos.


Por mais doloroso ou libertador que possa ser: O que passou, passou. Se foi bom, seja grato! Se não foi agradável,  seja grato por não estar mais lá. Siga em frente!

Onde estão seus olhos, estarão seus pensamentos.

        Gosto muito de ler e tem algumas semanas que estou lendo a  Bíblia, principalmente os livros do antigo testamento. Mais preciso ainda: Salmos, Provérbios e Eclesiastes.  Em uma dessas leituras matinais, passei por um versículo que dizia: "Onde estiverem seus pensamentos, você estará."
Onde estiverem seus pensamentos, você estará. 
Onde estiverem seus pensamentos, você estará.
Onde estiverem seus pensamentos, você estará.
Onde estiverem seus pensamentos, você estará.
Onde estiverem seus pensamentos, você estará.
Se vivemos, frequentemente, com pensamentos no passado, nós estaremos lá. Estaremos assistindo de camarote a tragédia de nossas vidas, sem, se quer, conseguir interagir novamente com os personagens.  E se podemos escolher onde colocar nosso pensamento, por que não escolhemos colocá-lo no futuro? No novo? No diferente? Provavelmente, porque o "novo" o "diferente" nos gera algum tipo de medo. Afinal, é novo. Não sabemos o que esperar.  Teremos que sair da nossa "zoninha dos mornos", também conhecida como "zona de conforto" pelos coach's.  E ter coragem para se expor, se arriscar, se permitir ao novo, requer muito culhão. Requer muita coragem  e isso não é para qualquer pessoa. Ai preferimos viver distante do medo, dos riscos, das exposições e, ao mesmo tempo, distantes dos prazeres que o novo pode gerar.


Para você atravessar o oceano, você precisa ter coragem de perder de vista a costa

Navegue-se!

Hack's da vida


É  natural nos pegarmos presos em pensamentos do passado, não se culpe. Sempre que você perceber que está com o pensamento no passado,  assuma o comando dos seus pensamentos e faça a seguinte pergunta ao seu cérebro: "Certo, bonitão. Qual será o próximo pensamento?"  Ao fazer isso, você obrigará seus pensamentos a voltarem para o agora.  Ao fazer a pergunta, é como se estivesse dizendo: "Certo! E daqui para frente?"
Tente!

O futuro é muito mais bonito que seu passado

      Não importa o quão maravilhoso tenha sido seu passado, ele não tem a mínima chance contra o seu futuro. Por quê? Pensamos juntos: Se você já foi capaz de criar um passado, com a visão e experiência limitada que você tinha lá no passado, imagina o que você consegue criar agora, com a visão, experiência e parâmetros de prazeres, que você tem hoje?  Tu vai arrebentar!


Eu sei que o novo é arriscado, que viver no passado é mais confortável,  pois dominamos tudo o que já aconteceu, por pior que tenha sido.


Nós merecemos muito mais que isso. 
Nós merecemos muito mais que isso. 


E por isso, precisamos nos policiar.  Lembre-se: Onde estão seus olhos, estarão seus pensamentos. Aonde estiverem seus pensamentos, você estará.
De agora em diante, sempre que se pegar pensando no passado e como ele poderia ser diferente, use o hack que citei acima, traga você mesmo para o presente, coloque seus olhos no futuro, em como você quer ser,  o que deseja viver  e o que quer ter. 

Concentre-se no você de amanhã, que está sendo criado por você de hoje. 


Boto fé em ti.😉


 Voa!!