Monday Message #3 - MVP
0
0

Monday Message #3 - MVP

⏪ Na *Monday Message* da semana passada, contei um pouco de como foi o começo pra mim, o que aprendi sobre o que fazer e não fazer, o que acredito que tenha dado certo e por quê, e o que tenha dado errado e por que deu errado.

Robson11/13/2022
3 min
0
0

⏪ Na Monday Message da semana passada, contei um pouco de como foi o começo pra mim, o que aprendi sobre o que fazer e não fazer, o que acredito que tenha dado certo e por quê, e o que tenha dado errado e por que deu errado.

Na Monday Message de hoje (17), vou falar sobre conceito de MVP que funciona.

Muitas pessoas demoram a tirar a ideia do papel, a decidir empreender, ou desistem, porque têm um conceito equivocado sobre o que é um MVP.

Muitos — até mesmo muitos que já montaram uma startup — acham que MVP é uma versão piorada de um produto que eles desejam, de um jeito que eles imaginaram.

Muitos pensam assim: quero um produto que faça “xyz”, de cor “abc”, que pareça com o app do “…”, mas como não tenho ainda dinheiro/time pra tal, vou fazer uma versão que tenha pelo menos “x”.

📌 MVP tem MUITO mais a ver com o problema do que com o produto.

Pense no MVP como o instrumento que você vai usar para validar se:

- aquele problema de fato existe,

- as pessoas (quantas) pagariam por uma solução,

- e qual produto final resolveria tal dor.

Exemplo: Digamos que você note que pessoas têm dificuldade com locomoção. Você deve focar em, de alguma forma, extrair das pessoas (um número expressivo de pessoas) a resposta sobre se é um problema real que elas gostariam de ver resolvido, e se pagariam por aquilo. O que você vai chamar de MVP, é o instrumento que te ajudará a fazer isso, e será drivado por resolver parte desse problema.

Reflita sobre a imagem abaixo que foi extraída do blog do Nubank.

Email image

Ainda outro exemplo para te ajudar a refletir, é como tem se resolvido o problema/necessidade de comunicação à distância. Pense que havia um tempo que não existia internet, ou TV, ou rádio, ou telefone. Se fossemos falar de MVP pra isso, não seria uma TV numa versão pouco melhorada, e sim, uma carta (talvez), o primeiro produto para resolver a dor.

MVP pode ser um formulário, um site… O da Unmaze foi uma mistura de Google Sheets + Forms + Docs.

Por hoje, é isso o que eu gostaria de compartilhar, com a importante e principal mensagem que é: Comece! Saia do ponto ideia e passe para o ponto MVP o mais rápido que puder.

Desejo uma semana de experimentos, tentativa e erro, e muito aprendizado!

Grande abraço,

Robson Alberto

Exercício da semana: Pesquise sobre “The Pain Matrix”, e entenda como construir um produto/solução que resolva uma dor relevante e que tenha um grande mercado endereçável.

Support
More Options