RECHEIO - É tendência
1
0

RECHEIO - É tendência

Quer saber o ingrediente que eu sempre uso em todas as minhas estratégias de conteúdo (e sempre funciona)? Trends.

Alberto Cataldi
7 min
1
0
#️⃣ Edição 37
Email image

Quer saber o ingrediente que eu sempre uso em todas as minhas estratégias de conteúdo (e sempre funciona)?

Trends.

Estar por dentro do que interessa para as pessoas neste momento é a chave para capturar a atenção e a curiosidade delas. Algumas podem se interessar no que foi importante no passado. Mas todas se interessam no que é importante hoje.

E em tempos e TikTok como nova referência de consumo de conteúdo, dominar as trends se tornaram essenciais. Mas como fazer isso? Bem...

DELIMITE

Email image

Saber o que interessa para as pessoas agora é uma tarefa difícil se você não delimitar primeiro qual formato tem mais a ver com o seu público-alvo e com a persona da sua marca/perfil. Afinal, uma trend (ou tendência) pode ser qualquer coisa. Uma música, um meme, uma série, um assunto... 

Da mesma maneira, saber em qual plataforma ou rede social seu público está ajuda a saber qual tendência vai fazer mais sentido. O comportamento de consumo de conteúdo no Twitter não é o mesmo do YouTube, por exemplo, então identificar uma trend em um deles não vai ser garantia de que ele vai dar certo em outro.

SUBA A ANTENA

Encontrou seu local de atuação? Ótimo. Então é hora de descobrir o que está em alta por lá. No caso do YouTube, por exemplo, tem dois caminhos simples: um deles é acompanhar o feed Em Alta – que inclusive já divide entre tendências de vídeos e Shorts. Outro lugar bom para pesquisar é o próprio Google Trends, que tem um filtro específico para o YT.

O Trends do Google, aliás, é a principal fonte de acompanhar tendências da internet. Além de ser uma visão clara e direta do que está sendo mais buscado por lá, ele também indica a sazonalidade e frequência de busca. Assim, dá para prever se vai dar para surfar na onda por muito tempo ou não.

O Instagram sempre foi uma rede difícil para identificar trends. Em parte, isso é efeito do algoritmo restritivo da rede social, mas também faz parte da natureza mais "limitada" do Insta. Mas isso não quer dizer que é difícil monitorar as tendências por lá. Uma delas é ficar de olho na conta @creators, onde a própria rede social seleciona referências bombadas. Outro caminho é acompanhar a aba Explorar. Por mais que ela seja personalizada para os seus gostos, o Insta tenta mesclar com posts em alta e perfis com seguidores engajados. Encontrar um padrão ali pode ser chave para explorar uma onda.

Email image

De longe, o Twitter é a plataforma que melhor vive de trends. Tanto que ela inventou dois conceitos revolucionários: a #hashtag e os Trending Topics. Ficar de olho nos dois é experiência fundamental para engajar e criar por lá.

Porém, quem está mandando muito bem em termos de monitoramento de tendências é – isso mesmo – o TikTok. Além te oferecer uma ferramenta nativa que indica as músicas mais usadas no momento e o volume de posts com uma determinada hashtag, a plataforma também tem toda uma área de seu site para a a descoberta de trends. Dá para passar horas por lá. E você deveria.

Não esqueça. Descobrir uma trend é só o início. O que realmente importa é a forma como ela é aplicada na sua estratégia sem deixar tudo bagunçado. Não mude de plano sempre que uma trend nova surgir, mas aprenda como ter flexibilidade para aproveitar as oportunidades.


MUDANÇAS

Se você não tinha notado, as coisas mudaram por aqui. A partir desta edição, a RECHEIO passa a ser publicada em uma nova plataforma. A Pingback virou minha parceira para continuar entregando conteúdo de muita qualidade em um ótima experiência para você que lê a news – e também para eu que faço! Para quem não sabe, é uma plataforma para creators que oferece ferramentas de newsletter, artigos, posts curtos e uma série de soluções para fazer seu conteúdo decolar!

Outra mudança é que agora o dia de envio da news mudou: as novas edições chegam na sua caixa às quintas-feiras, sempre as 07h08, ok?

Agradeço muito pelo convite do time da Pingback e já adianto: vem mais coisa boa por ai.

Quer indicar a RECHEIO para alguém? (Fico feliz!) O endereço segue o mesmo: reche.io.

Email image

RECHEADA DE INFORMAÇÃO

Um gráfico pra você pensar…

Email image

TÁ QUENTINHO

As principais novidades e tendências do mundo do conteúdo.

YouTube vai virar TV

Depois de muito tempo, a maior plataforma de vídeos do mundo vai passar por um update no visual. E o objetivo é claro: ficar com mais cara de TV. Elementos sociais vão perder peso na apresentação e os conteúdos ficarão com mais cara de "tela cheia". A inspiração no Netflix é bem perceptível, principalmente nas listagens de sugestão de vídeos, que passam a ocupar boa parte da tela. Segundo a empresa, as mudanças podem parecer sutis, mas são o resultado de mais de 100 estudos de design. Como isso vai afetar o consumo de vídeos na plataforma? Ficaremos de olho...

Email image

TikTok vai virar YouTube?

A análise é da Insider Inteligence a partir do anúncio de que o TikTok vai investir em podcasts. "Mas Beto, podcast não é coisa do Spotify?" Mais ou menos. Nos EUA, o YT já é a maior fonte de consumo de programas de áudio para adultos, segundo a Edison Research. E é justamente o público que a empresa mais tem dificuldade de atrair e reter na plataforma de vídeos curtos. Aliás, não custa lembrar que (tecnicamente) a Bytedance, dona do TikTok, já está no ramo de podcasts no Brasil com o app Resso. 

Agendamento mobile

Parece notícia velha, mas não é. O Instagram liberou a programação de posts direto no app. Está disponível na aba de recursos avançados na hora de criar um novo post. Era algo que já deveria ser oferecido há muito tempo? Sim. Mesmo assim estamos felizes que chegou? Também.

Email image

Facebook dispensa Instant Articles

O obituário da semana fica com o Instant Articles, o recurso lançado em 2015 pelo Facebook para que marcas pudessem criar experiências de conteúdo completas dentro da plataforma. As vantagens era ter carregamento rápido e alcance acima da média. Mas não bastou. As empresas não viram forma viável para monetizar e preferiram investir em apps e versões mobiles melhores dos próprios sites. Agora é ver como vai ser a proposta da Meta para parcerias de conteúdo no metaverso...


É CASE QUE VOCÊ QUER, @?

Então se inspire aqui nesse exemplão de conteúdo.

Information is Beautiful é o nome de um site dedicado apenas a gerar gráficos simples, diretos e atuais para entender o mundo. Entre suas áreas, está a Beautiful News Daily, onde são publicados diariamente dados otimistas, tendências que passaram despercebidas e qualquer tipo de informação que possa deixar seu dia mais feliz. A ideia é essa mesmo: informa e animar. Uma ótima estratégia de gerar identificação e um comportamento específico para consumo de conteúdo. Além de serem gráficos lindões. Pode se inspirar!

Email image

BOCADITOS

Links rápidos para leituras demoradas.

Pouco tempo? Um guia para dar conta do engajamento das suas redes sociais em 45 minutos diários.

O Google premiou os 30 veículos jornalísticos mais inovadores da América Latina.

• Um guia para descobrir (e como usar) as músicas que estão trends no Reels.

• O Twitter está perdendo seus usuários ativos diários...


Obrigado pela leitura!

Esta é a newsletter RECHEIO. Toda quinta-feira, às 07h08, conteúdo que importa direto no seu e-mail.

Por Alberto Cataldi, head estrategista de conteúdo e jornalista. Me segue lá no Linkedinho que também compartilho coisas deste universo (e memes).

Quer indicar para alguém? É só clicar no botão:

Compartilhar comunidade

Se você ainda não é assinante, tá fácil e grátis:

Inscrever-se na comunidade

Quero saber o que achou! É só responder este email. Mande opiniões, dúvidas e críticas.

Até a próxima!

Email image