JUNTANDO OS CACOS
1
1

JUNTANDO OS CACOS

A pandemia, pós pandemia, que circunda a nossa sociedade é baseada nos desafios emocionais que se mostram com toda a força a partir de agora. Distante de procurar respostas, a intenção é despejar luz sobre uma questão presente nos consultório...

FABRIZIO BUCCI
2 min
1
1

A pandemia, pós pandemia, que circunda a nossa sociedade é baseada nos desafios emocionais que se mostram com toda a força a partir de agora. Distante de procurar respostas, a intenção é despejar luz sobre uma questão presente nos consultórios dos profissionais de saúde.

As queixas recorrentes de sintomas físicos, que não encontram morada em alterações orgânicas, exige a reflexão da força dos nossos sentimentos e emoções, e como se relacionam com as manifestações físicas. Assim, fica fácil entender o frio na barriga perante uma situação desafiadora, e o coração acelerado na expectativa de uma resposta de emprego. Portanto, como ignorar o impacto de meses a fio de uma sociedade sendo atingida pelo medo incessante de uma situação desafiadora e letal?

O resultado se faz presente nos dias atuais, na forma de distúrbios emocionais e uma procura frenética aos serviços de saúde. Uma vez que o rastreio clínico não demostre alterações, é chegado o momento de uma reflexão interna. A forma como tratamos a vida e, consequentemente, como a vida nos trata, pode abrir uma fresta para iniciarmos o processo de mudança interna. O quanto estamos distantes das nossas inclinações pessoais, atuando nessa vida de modo automático, apartados da Fonte Criadora e desesperançados? Penso que tais situações estavam adormecidas dentro de nós, sendo necessário esse maremoto para removê las do nosso íntimo.

Angústia, inquietude, ansiedade, medo.... sendo traduzidas na forma de palpitações, insônia e aumento da pressão arterial. Acredito que reservar um tempo na nossa agenda para algo que nos traga satisfação, desenvolver habilidades que deixamos de lado (talvez por não serem rentáveis nos dias atuais), reconectarmos com nossa família, e abandonarmos situações que drenam nossa energia, podem ser o respiro e o passo inicial para escapar desse labirinto emocional.

Procurar a resposta dentro de nós sempre será mais doloroso e custoso, porém penso que é o  processo mais efetivo e duradouro para juntarmos os cacos.