Sou católico, mas não praticante.
0
0

Sou católico, mas não praticante.

Quem aí se diz Católico não praticante? 

Clayton Zanin Pereira
1 min
0
0

Quem aí se diz Católico não praticante? 

Outro dia no Instagram eu vi um vídeo de um humorista comentando sobre a expressão: "católico não praticante". E ele brinca dizendo que também é rico não praticante, bonito não praticante, humorista não praticante.

Ou seja, ou você é alguma coisa ou não é. Se não pratica e não vive na sua rotina diária, você não pode dizer que é um atleta que não pratica exercícios físicos ou um cantor que não se apresenta em público. 

No entanto, muita gente aprova e até repete com certo orgulho que é católico não praticante. O que obviamente não faz sentido algum. Mas porque a sociedade aceita esse termo? 

Na minha opinião, porque cada um acha que tem sua própria forma de ser católico, ou de se comunicar com Deus. Alguns acham desnecessário ir a Igreja, outros que não se confessam ou não recebem a Eucaristia.

Ainda pior, os que recebem o Corpo de Cristo sem nenhum respeito, como se fosse um pedaço de pão, ou sem importar em pedir perdão dos seus pecados. 

Quem vai a uma Missa Católica hoje, na sua grande maioria, o faz por desencargo de consciência ou para cumprir uma obrigação semanal e mal consegue prestar atenção nas leituras e na consagração do Corpo e Sangue de Cristo.

Pois vem, meu objetivo com esse canal é levar a reflexão, o que estamos fazendo com nossas vidas, qual caminho estamos seguindo, como a religião deveria ser simples e primordial nas nossas vidas.

Somos um país com a maioria Católica ou Cristã ou que acreditamos em Deus. Mas a reflexão de hoje é: será que adianta ou ajudará na nossa salvação, ter uma religião de acordo com nossa cabeça ou moldada para nosso conforto e satisfação pessoal? 

Sera que é isso que Jesus esperava de nós? Será que nossa arrogancia de acharmos que religião não importa, o que importa é meu relacionamento com Deus?

A ideia não é dar respostas e muito menos discutir filosofia, teologia, antropologia, nada disso, o objetivo é ter uma conversa que seja produtiva para a reflexão e auto-avaliação do que estamos fazendo com nossas vidas terrenas em preparação para a vida eterna. 

Não sei as respostas, mas gostaria muito de compartilhar essas inquietudes com voces, quem sabe poderemos melhorar uns aos outros.

A PAZ