A Economia Criativa Mudou para Sempre - Você já percebeu?
0
0

A Economia Criativa Mudou para Sempre - Você já percebeu?

Renan Caixeiro - CEO na E-Dialog e CMO no Reportei
0 min
0
0

A maior disrupção (por falta de palavra melhor) em décadas no mercado de marketing e comunicação aconteceu em março de 2020. E nunca mais veremos a realidade de fevereiro de 2020.

Algumas das maiores referências na área já entenderam e, logo, outros vão seguir: não há necessidade de escritório para trabalhadores da economia criativa. Não há.

Logo, as vagas e a competição por talentos será nacional, talvez internacional. É o fim do "na minha região não tem mão de obra qualificada". E, ao mesmo tempo, uma nova estrutura salarial que impactará primeiro o interior.

Salários da capital trabalhando no interior? Por um tempo, acredito que sim. Até o mercado se estabilizar o que vejo é uma unificação de preços e salários.

O cliente do interior vai ter que escolher: ou paga preço de capital ou não terá acesso aos melhores prestadores de serviço.

No fim, vai ser bom para o trabalhador e para o negócio. Vamos todos ter que subir o nível de nossos jogos. Ou estaremos fadados a ficar fora do mercado.

Adeus, barreiras geográficas. Tanto para atender clientes quanto para contratar pessoas.

O que você pensa sobre isso?

P.s.: eu ainda vou manter um escritório como opção para que as equipes do Reportei e da E-Dialog possam trabalha. Pessoalmente, não acho que escritórios vão acabar ou algo do tipo. Apenas, que os modelos híbridos serão mais aceitos e a competição por mão de obra deixa será mais nacional, com maior equiparação de salários. Posso estar bem errado mas já vejo isso acontecendo.