Inbound para SaaS: 4 Canais de Tração que funcionaram no Reportei
38
0

Inbound para SaaS: 4 Canais de Tração que funcionaram no Reportei

Renan Caixeiro - CEO na E-Dialog e CMO no Reportei
0 min
38
0

Em 2015, iniciamos o Reportei, um SaaS self-service focado em um nicho exigente, competitivo e early adopter: ferramentas para profissionais de marketing digital.

Ao longo desse período, tanto meu sócio Rodrigo quanto eu, mantivemos 100% da empresa e não fizemos aporte de capital próprio - apenas, aporte de "tempo" de cada um ;D

O investimento é feito com a receita gerada pelos clientes, simples, né? E, também, mantivemos uma estratégia de sermos lucrativos desde o primeiro dia. Ou seja, deveríamos ter um pouco de "sobra" todo mês - para aprender a ganhar e não a gastar dinheiro.

Teste os canais de tração: esses 4 funcionaram pra gente

Você já ouviu falar nos 19 canais de tração? Existem livros bem interessantes sobre isso, como esse. Ao analisar os possíveis canais existentes, a dica é testar. Testamos alguns dos 19 mais populares e esses se destacaram:

  1. SEO/Conteúdo: por precisarmos gerar receita sem aumentar proporcionalmente os custos, esse é meio de melhor custo benefício existente. O site do Reportei gera dezenas de milhares de acessos em seus artigos e isso contribui para sermos referência em termos relacionados ao serviço que prestamos no software. É o caminho do longo prazo, ideal para os "bootstrappers" de plantão.
  2. Influenciadores: não existe bala de prata quando falamos de influenciadores mas eles nos ajudaram a acelerar a presença da marca e a conversão. O segredo aqui: testar. Contratamos mais de 15 influenciadores em diferentes formatos e períodos. Aqueles que funcionaram melhor, viraram parceiros de longo prazo.
  3. Google Ads: o canal do curto prazo e, que se bem utilizado, pode te ajudar a gerar mais trials, mais experimentação. Só não colocamos como canal principal por estarmos num nicho competitivo, onde os concorrentes queimam dinheiro pra gerar tráfego. Geramos nosso tráfego e nossos leads a um bom custo e é isso. Mas não dependemos desse canal para sobrevivermos.
  4. "Branding": Ao juntar os canais anteriores a um produto bem feito e um suporte incrível, você consegue crescer na indicação, no boca a boca. Uma dica é participar de grupos (Facebook, Quora, etc), comunidades de nicho e falar do seu produto quando o problema que resolve ou os concorrentes surgirem.

Curtiu as dicas? Deixa um ping ;D (ou um pingback ehhehe)