Afinal, o cinema vai acabar?
10
0

Afinal, o cinema vai acabar?

Essa pergunta vem sendo feita há algum tempo, antes mesmo da pandemia, mas claro que essa dúvida se tornou mais latente depois de março de 2020. É fato que os streamings vem ganhando essa guerra, no Brasil já temos vários serviços com dezenas...

Renato Moraes Rosa
4 min
10
0
Email image

Essa pergunta vem sendo feita há algum tempo, antes mesmo da pandemia, mas claro que essa dúvida se tornou mais latente depois de março de 2020. É fato que os streamings vem ganhando essa guerra, no Brasil já temos vários serviços com dezenas de milhares de filmes disponíveis, além das séries que indiretamente concorrem com o cinema. Grandes produtoras ainda fazem filmes que são lançados exclusivamente para o cinema, dando um respiro na saúde financeira dos maiores cinemas do mundo, que ficaram muito tempo inativos entre 2020 e 2021. Esse ano tivemos um sucesso de bilheteria com o filme do Homem-Aranha, Matrix, Batman e até Pânico 5 foram grandes Blockbusters até o momento em que escrevo este texto. Mês que vem devemos ter mais um filme que deixará os cofres dos cinemas mais gordos, trata-se de Doutor Estranho 2, muito aguardado pelos fãs da Marvel.

Por outro lado, vimos um Oscar, com indicações de filmes com praticamente 100% lançados direto pro streaming.

Há algum tempo, diziam que a pirataria iria acabar com o cinema, pois bastava baixar um filme no seu notebook e pronto, custo zero e filme recém lançado inteiro disponível. Fato é que você baixar um filme na sua casa ou vê-lo no seu serviço de Streaming, não substitui todas as experiências de ir ao cinema. Antes de tudo, existem filmes que são feitos para ver no cinema, fico imaginando se Avengers EndGame fosse direto pra Disney Plus, que terrível seria a sensação comparada com o que foi no cinema.  Mad Max Fury Road, no cinema foi maravilhoso, lembro que assisti em IMAX, que qualidade de som e imagem, com cenas de ação explosivas em takes abertos num cenário incrivelmente sem CGI. Gravidade talvez seja o melhor filme já lançado em 3D, que experiência magnífica aquele visual espacial dirigido pelo Afonso Cuaron, inigualável ver esse filme no cinema do que na sua melhor TV de última geração.

Fora isso, cinema como entretenimento é mais do que ver o filme. Quem nunca reuniu os amigos para ver algum filme no cinema, ou quem nunca teve um Date no cinema? Será mesmo que pagar a sua Netflix todo mês vai te impedir de ir ao cinema? Sinceramente, creio que não, mas preciso ressaltar algo que pode ser primordial.

Em 2018, passei minhas férias em Dublin, encontrei uma amiga que mora lá, andamos pela cidade, (que pretendo registrar aqui como foi) passamos em frente à um cinema e ela me mostrou um cartão deste cinema, onde ela pagava 18 Euros mensais e poderia assistir quantos filmes quisesse, no horário que quisesse, quantas vezes ela quisesse. Poderia ir todos os dias ao cinema e passar o dia saindo de uma sala e entrando em outra durante o mês. Na hora eu falei que se tivéssemos isso no Brasil, eu faria a festa, iria muito mais do que costumava ir. Indiscutivelmente, ir ao cinema no Brasil, tem sido cada vez mais caro, o valor do ingresso é um absurdo, comer uma pipoca, tomar um refrigerante então... Na reabertura dos cinemas, a situação piorou, está realmente inviável, valores altos demais. Último filme que vi foi justamente o Homem-Aranha em Dezembro, já estamos em Abril e nada. Pode até ser pouco tempo para uma pessoa que costuma ir de forma esporádica, mas eu costumava ir duas ou três vezes por mês há mais de 15 anos. Nunca deixaria pra ver em casa um filme como Batman ou Panico.

Pois é, se pra um cinéfilo a situação é assim, imagine para quem não costuma ir sempre? Estamos em ano de eleição, sabe-se lá como estará a economia no ano que vem por aqui, mas se a situação continuar assim, a tendência pode ser mesmo de afugentar o público das salas de cinema.