Ser programador é como jogar um puzzle RPG
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Ser programador é como jogar um puzzle RPG

Alguns paralelos que imaginei entre ser programador e o mundo dos jogos.

Renato
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Ser programador é como jogar um puzzle RPG

Alguns paralelos que imaginei entre ser programador e o mundo dos jogos.

Eu não sou programador a muito tempo, mas percebo que troquei toda a diversão que tinha antigamente jogando, pela diversão que tenho atualmente programando e construindo meus projetos. Essa constatação me faz traçar vários paralelos entre jogos e a escolha de seguir uma carreira como desenvolvedor. Vamos à alguns desses paralelos:

Pra começar, a escolha de um sistema operacional, Linux e Windows, tem gente que prefere um e tem gente que prefere o outro, mesmo no fundo todo mundo sabendo que linux é melhor (em alguns quesitos), essa é a mesma questão da briguinha entre X-Box e PlayStation. E é claro que tem os Pc-Gamers, que são a minoria com equipamentos mais potentes porem mais caros, claramente os usuários de Mac.

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Ou então as linguagens, tem aquelas mais simples como Python, que é fácil de mexer e em 10 dias você já faz os programinhas básicos, Python é o Candy Crush das linguagens, onde tudo é fácil, bonito e “delicious”. C é o Super Mario Bros, um clássico. JS é o campo minado, tem em todo computador, basta aprender a mexer. O CSS é o The Sims, pra quem gosta de decorar .(sinceramente não sei mais paralelos nesse quesito, comente ai algum).

Mas enfim, fora dessas piadinhas eu acho que a afirmação do título é bem verdadeira. Você começa na programação sem saber nada, vai atrás de uns tutoriais, começa a passar algumas “fases”. Começa a salvar seu projeto no memoricard, mais conhecido como GitHub (tem aquele momentos onde você entra em um dos dois, memoricard ou a sua conta no git, e vê ele todo completo, com dezenas de jogos/projetos e se sente orgulhoso) . Você chega naquela fase difícil e tem que estudar os movimentos do chefão pra conseguir passar dele, conhecido também como ler a documentação em vez de chutar comandos.

Alguns dias de jogatina são apenas puzzleszinhos simples que de pouco em pouco você vai resolvendo, vê o seu personagem melhorando, personagem esse que aqui é um dos seus projetos de portfólio.

Talvez você seja aquele jogador que além de jogar também se importa com a aparência da sua casa no The Sims, então você faz aqueles READ ME’s bonitões e páginas responsivas e com animações CSS maravilhosas. Ou talvez seja o Hardcore que quer ter todas as conquistas, ou seja, ter aquele gramado verde-escuro no seu perfil do GitHub .

Não só como nos jogos, mas também no mundo da programação você quer ter um perfil respeitável pra compartilhar na comunidade, com várias conquistas (que são seus projetos). Quer mostrar que você entende daquele jogo, ou melhor, escrever um post no LinkedIn sobre sua última implementação.

Mas assim como nos puzzle games quanto mais você avança no seu projeto mais difícil as fases ficam, as vezes você pode impacar em alguma fase de um jogo e ir experimentar outro já que não ta conseguindo passar. Não que você tenha desistido, provavelmente não ta conseguindo passar porque não viu uma váriavel, digo, sinal na parede da fase.

Muito da lógica de programação é aprendida através, ou baseando-se, na lógica de um jogo, ajuda bastante na verdade. Óbviamente por jogos serem feitos atraves de programação. Ver quantas coisas diferentes são criadas nos jogos: filosofias, linguas, paisagens, arte, discussões, transmissão de emções e etc. boa parte baseadas em código faz eu me animar ainda mais para aprender e me adentrar nessa área pra poder fazer as minhas próprias obras de arte-código. E acho que essa inspiração é uma resposta do porque eu encontro tantas semelhanças entre esses universos, não paralelos, mas sim concorrentes (no sentido de serem retas que se cruzam).

Por fim, veremos se minha vontade de programar continuará para toda a minha vida adulta como o hábito de jogar continuou da minha infância a minha adolescencia (e à atualidade).

(OBS: Desse texto adiante iriei escrever apenas textos em inglês, se tiver erros em palavras pelo texto é porque meu corretor já está para a lingua inglesa então não da pra saber se escrevi tal palavra errada em portugues.)

By Renato Cesar on August 31, 2020.