#10 Querem Pausar o Desenvolvimento das AIs, ChatGPT Banido da Itália e AIs Autônomas
23
0

#10 Querem Pausar o Desenvolvimento das AIs, ChatGPT Banido da Itália e AIs Autônomas

Toda ação tem uma reação. Grandes avanços no campo das AIs Generativas geram tentativas de controle, regulações e banimentos. Os temas desta semana ilustram muito bem essa ideia...

Revolução AI
7 min
23
0

Toda ação tem uma reação. Grandes avanços no campo das AIs Generativas geram tentativas de controle, regulações e banimentos.

Os temas desta semana ilustram muito bem essa ideia:

Querem pausar o desenvolvimento das AIs; ChatGPT é banido da Itália; AIs autônomas, um passo adiante; Gere imagens com uma nova AI; Inteligência Artificial que cria nomes para domínios.


News

Querem pausar o desenvolvimento das AIs

Na última semana, Elon Musk, Emad Mostaque, vários funcionários do Google, pesquisadores na área de Inteligência Artificial, filósofos e mais de mil pessoas assinaram uma carta aberta que pede para pararem com o desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial superiores ao GPT-4.

Na carta, elaborada pelo Future of Life Institute, é alegado que modelos como o GPT-4 representam riscos profundos para a sociedade e para a humanidade. Podendo representar mudanças profundas e perigosas na ordem social vigente.

The Absurdity of the Open Letter Calling for a Pause on AI Development
The Absurdity of the Open Letter Calling for a Pause on AI Development

Segundo os autores, os sistemas de AI só podem ser desenvolvidos se os efeitos forem positivos e os riscos forem previamente conhecidos e administráveis.

Assim, eles clamam que o desenvolvimento de sistemas de AI mais poderosos que o GPT-4, da OpenAI, sejam pausados por 6 meses, no que eles chamaram de AI Summer. E todos devem cumprir com essa pausa, caso contrário, governos devem intervir.

Durante esse tempo, os laboratórios devem focar em fazer os modelos atuais mais confiáveis e seguros. Além disso, os desenvolvedores de AIs devem trabalhar em conjunto com os legisladores para criar regulações para os grandes modelos de inteligência artificial.

A carta foi basicamente isto. 

Por mais que o desenvolvimento e lançamento de AIs deva ser feito de maneira consciente, considerando e mitigando os seus riscos, o modo como a carta o trata é bastante controverso.

A carta é quase apocalíptica dá muita ênfase a questões como desinformações e fake news geradas por AI. Mas, na minha opinião, esse nem é o maior risco. O uso dessas AIs por grupos terroristas é um problema muito mais relevante, por exemplo.

Além disso, a carta tem um tom autoritário e evoca a ação dos governos na questão. E isso pode acabar por gerar regulações equivocadas, apressadas e drásticas, que mais atrapalhem do que contribuam para a questão.

As Inteligências Artificias podem representar ganhos incríveis para todos nós, e devemos tomar cuidado ao pedir por uma pausa ou por uma interrupção.

Por enquanto nada de concreto foi realizado a partir dela e a OpenAI não se pronunciou de maneira formal. No momento não é possível entender as intenções daqueles que a escreveram, muito menos os seus impactos e desdobramentos.

Vamos observar.

ChatGPT é banido da Itália

Dois dias depois da Carta, o departamento de proteção de dados italiano, bloqueou o ChatGPT de fornecer os seus serviços a sua população. A principal razão desta medida drástica é o fato dos reguladores acreditarem que a OpenAI está violando as leis de privacidade.

Italy bans ChatGPT | PC Gamer
Italy bans ChatGPT | PC Gamer

De acordo com eles, ao não ser transparente sobre como as informações dos italianos estão sendo armazenadas e utilizadas (e se elas são usadas no treinamento dos modelos de AI), a empresa viola a Regulação Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla inglês) da União Europeia.

Além disso, as autoridades da Itália alegam outros problemas com o ChatGPT, como não haver nenhum mecanismo de verificação de idade e restrição de acesso e em relação às informações falsas geradas pela AI.

O banimento já está em vigor e todos aqueles localizados na Itália não podem mais acessá-los. A OpenAI acatou a decisão e o seu CEO, Sam Altman, comentou sobre ela em seu twitter:

Italy bans ChatGPT, becoming first country to ban it over data privacy
Italy bans ChatGPT, becoming first country to ban it over data privacy

No fim das contas, quem sai perdendo com essa medida são os italianos.

Mas nem tudo está perdido. É possível contornar o banimento utilizando um simples VPN (já anota ai, porque sabe como o Brasil é). Além disso, outras ferramentas que utilizam o mesmo modelo que o ChatGPT, o GPT-3.5/4, já estão surgindo para suprir essa demanda (um exemplo é o PizzaGPT).

Infelizmente, esse não é o primeiro e nem deve ser o último banimento do ChatGPT que veremos.

AIs autônomas, um passo adiante

As AIs geram código, textos, imagens, vídeos e estão se aproximando de performarem ações. Mas e se elas pudessem fazer tudo isso de maneira autônoma, agindo por conta própria?

Estamos chegando perto disto e, para algumas pessoas, isso pode ser um pouco assustador.

Dois experimentos muito interessantes estão colocando em prática a ideia de ter inteligências artificiais agindo de maneira automática.

O primeiro deles foi desenvolvido por Yohei Nakajima. Ele chamou a sua criação de Task-driven Autonomous Agent (agente autônomo orientado a tarefas) e a compartilhou no Twitter. Sem entrar na parte técnica, esse agente utiliza como base o modelo GPT-4 e funciona da seguinte forma:

  1. O usuário determina o objetivo e uma tarefa;
  2. Uma lista de tarefas é criada;
  3. O Agente de Execução (GPT-4) realiza a tarefa;
  4. A tarefa e o seu resultado são armazenados e constituem a "memória" do sistema;
  5. O resultado da tarefa é enviado para o Agente de Criação de Tarefas (GPT-4);
  6. Esse Agente cria novas tarefas e as adiciona à lista de tarefas;
  7. O Agente de Priorização de Tarefas (GPT-4) determina a ordem de realização de tarefas;
  8. O ciclo é reiniciado quando o GPT-4 começa a realizar as tarefas que ele mesmo criou e a criar novas tarefas.
Email image

O segundo experimento se chama Auto-GPT e tem o seu código aberto e disponível para download. Ele funciona de maneira parecida ao do Yohei, você determina qual o papel da AI e define algumas metas e deixa que ela realize as atividades de maneira autônoma.

GitHub - Torantulino/Auto-GPT: An experimental open-source attempt to make GPT-4 fully autonomous.
GitHub - Torantulino/Auto-GPT: An experimental open-source attempt to make GPT-4 fully autonomous.

Ambos os experimentos possuem muitas limitações e são exploratórios. Mas estas aplicações são bem promissoras e nos permite ver um pouco do que nos espera no futuro.


Indicações

Leonardo AI

Gere belas imagens com essa Inteligência Artificial (seus créditos são mais generosos do que os do MidJourney e do DALL-E 2)

DomainsGPT

Crie nomes memoráveis para os domínios de seus sites usando AI.


Dica de Uso

Você sabia que o OpenAI Playground já tem prompts prontos para uma série de aplicações? Ao invés de pensar, do zero, no prompt e nas configurações ideais para o seu objetivo, já existem muitas pré-configurações do modelo que podem facilitar bastante a sua vida.

Para acessar esses presets, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra o Playground: https://platform.openai.com/playground;
  2. No topo da página tem um menu drop-down escrito "load preset";
  3. Clique nesse menu e depois em "more examples";
  4. Pronto, agora você pode ver todos os presets disponíveis;
  5. Basta selecionar o que você mais gostou e clicar em "open in playground"

São vários prompts bem interessantes e úteis. Vale a pena conferir.


Pensamento do Dia

Email image

Historicamente, o medo tem sido usado como uma ferramenta de controle e manipulação. Com as Inteligências Artificiais, não será diferente.

Então é importante saber controlar esse sentimento e pensar racionalmente diante dos desdobramentos no universo das AIs. Caso contrário, pode ser que você seja usado para o interesse de terceiros sem nem perceber.


Uma semana controversa e muito importante.

Nessa newsletter tratamos de discussões emergentes e que provavelmente irão pautar nosso futuro.

Espero que estejam gostando! Para qualquer sugestão ou feedback, estamos sempre abertos!

Não se esqueça de nos seguir no Instagram e Tiktok (@revolucao.ai), onde postamos conteúdo diário sobre AI!

Tenha uma ótima semana e até segunda que vem!