#2 Viés no ChatGPT, AI Que Realiza Ações e "Google chinês" Criando a Sua AI
28
0

#2 Viés no ChatGPT, AI Que Realiza Ações e "Google chinês" Criando a Sua AI

Viés de ChatGPT movimenta o Twitter; Adept cria AI que realiza ações e tarefas; "Google chinês" entra no mundo das AIs; Uma AI que cria cursos sobre qualquer coisa; Faça seus áudios parecerem que saíram de um estúdio com Adobe Podcast.

Revolução AI
5 min
28
0

Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal do mundo das AIs criativas. Aqui você fica por dentro do que há de mais relevante nessa área da tecnologia! Os assuntos de hoje são:

Viés de ChatGPT movimenta o Twitter; Adept cria AI que realiza ações e tarefas; "Google chinês" entra no mundo das AIs; Uma AI que cria cursos sobre qualquer coisa; Faça seus áudios parecerem que saíram de um estúdio com Adobe Podcast.


News

Viés de ChatGPT movimenta o Twitter

Na semana passa um usuário do Twitter postou dois prints de sua conversa com o ChatGPT. Em um deles, ele pede ao chatbot da OpenAI escrever um poema sobre os atributos positivos de Trump e o Chat responde dizendo, basicamente, que não poderia realizar tal tarefa por não ser programado para produzir conteúdo partidário, enviesado ou de natureza política.

Porém, no segundo print ele revela que quando pediu o mesmo poema, mas sobre o atual presidente Biden, o Chat não demonstrou nenhuma objeção a tal conteúdo e cumpriu a tarefa demandada, escrevendo o poema.

Email image

O seu tweet recebeu mais de 300 mil curtidas e várias pessoas demonstraram algum tipo de preocupação, incluindo o dono da plataforma e co-fundador da OpenAI, Elon Musk.

Email image

Obviamente, qualquer tecnologia apresenta algum nível de viés. O GPT-3, tecnologia por trás do ChatGPT, é treinado com enormes quantidades de informações advindas da internet, então é natural que as respostas do Chat reproduzam as assimetrias de informação e os vieses da sua fonte de seus dados. 

No entanto, vieses graves como esses contribuem para gerar dúvidas acerca da qualidade e veracidade do conteúdo que as AIs emitem. Além disso, tais acontecimentos mostram que não é preciso ir tão longe, em um futuro distópico, para imaginar as AIs como ferramentas de controle do conhecimento e das narrativas.

Email image

Em resposta a repercussão do tweet, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a empresa está trabalhando para superar esses vieses e se aproximar mais de uma posição de neutralidade.

Vamos aguardar...

Text-to-Action? Estamos chegando perto...

A partir de comandos de texto, o ChatGPT gera novos textos, o MidJourney gera imagens e o GitHub Copilot gera códigos. Mas e se, ao invés de produzir conteúdo, uma dessas AIs pudesse realizar ações para você? É isso que a empresa de inteligência artificial Adept propõe com o seu modelo ACT-1.

Email image

Segundo a empresa, o modelo, que ainda não está aberto ao público geral, será capaz de executar tarefas complexas, como procurar na internet um apartamento para alugar (seguindo orientações sobre configurações e preço), fazer alterações em planilhas, atualizar ferramentas de CRM, dentre muitas outras aplicações. Tudo isso com um simples comando de texto e de maneira quase instantânea (mas, atualmente, o modelo ainda é lento).

Email image

A ideia da Adept é empoderar as pessoas, permitindo que qualquer um interaja com suas máquinas da mesma maneira que interage com seus funcionários. 

O potencial disso é enorme, então vou acompanhar de perto as próximas atualizações. Para você não ficar de fora, se inscreva na waitlist deles clicando aqui

Plataforma chinesa de busca entrar na corrida das AIs

Se não bastava a concorrência de empresas como Anthropic, DeepMind e Google, a OpenAI acaba de ganhar mais um competidor de peso. Fontes indicam que maior plataforma de busca da China, Baidu, está desenvolvendo a sua própria AI de texto

Email image

Inicialmente, a empresa pretende incorporar a tecnologia em seus mecanismos de busca, no formato de chat, semelhante ao da OpenAI.

Email image

Porém, os chineses estão muito interessados nas novas inteligências artificiais generativas (foram os que mais buscaram pelo termo "chatgpt" no último mês, pelo Google Trends). Então dá para imaginar a tecnologia da Baidu (via API) sendo a base para uma série de empresas de AI que estão a surgir na China, assim como o GPT-3 tem sido aqui no ocidente.


Indicações

Tutor AI

Crie cursos sobre qualquer tema, gratuitamente. O modelo pago oferece recursos como monitoramento de progresso, possibilidade de determinar o seu nível atual de conhecimento e se adaptar ao seu ritmo e estilo de aprendizagem.

Adobe Podcast Audio

Faça os seus áudios de qualidade questionável soarem como se tivessem sido gravados em um estúdio. Imagino que por ser da Adobe você já deve estar pensando no preço, mas, acredite, essa ferramenta é gratuita. 


Dica de Uso

Você já deve ter se frustrado com o ChatGPT ao pedir para ele escrever um pequeno texto e receber um texto grande, pedir para ele falar dos principais pontos de algo e ele apenas entregar um resumo, pedir um texto de alta qualidade e receber um texto mediano. 

Talvez, isso tenha acontecido por conta dos seus prompts. Para obter respostas mais otimizadas por parte da AI, você precisa ser específico e objetivo naquilo que pede:

- Ao invés de "escreva um pequeno texto", diga "escreva um texto de 10 linhas";

- Ao invés de "escreva um bom texto", diga "escreva um texto de nível profissional".

- Ao invés de "me fale os principais pontos de ___", diga "liste os 5 principais pontos de ___".


Pensamento do dia

Email image

"Information, knowledge, is power. If you can control information, you can control people" 

- Tom Clancy


Essa foi a nossa segunda newsletter semanal e já estou começando a pegar o ritmo!

Se inscreva para não perder a próxima e nos siga nas redes sociais (@revolucao.ai) para conteúdos diários e aprofundados sobre as AIs generativas!