#22 AI da IBM Comentando Wimbledon, Voicebox - o Modelo de Geração de Voz da Meta - e McKinsey Sobre o Potencial das AIs
22
0

#22 AI da IBM Comentando Wimbledon, Voicebox - o Modelo de Geração de Voz da Meta - e McKinsey Sobre o Potencial das AIs

Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal sobre o universo das Inteligências Artificiais Generativas. Aqui você está sempre por dentro dos fatos mais relevantes! Os temas de hoje são...

Revolução AI
5 min
22
0

Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal sobre o universo das Inteligências Artificiais Generativas. Aqui você está sempre por dentro dos fatos mais relevantes!

Os temas de hoje são:

AI da IBM comentando Wimbledon; Voicebox: o incrível modelo de geração de voz da Meta; McKinsey sobre o potencial das Inteligências Artificiais Generativas; Crie fotos para exibir os seus produtos com ajuda dessa AI; Tente adivinhar se está conversando com AIs ou humanos.


News

AI da IBM comentando Wimbledon

As Inteligências Artificiais Generativas estão chegando nos esportes! Recentemente, o torneio de tênis mais antigo e, talvez mais importante, do mundo, Wimbledon, anunciou que estará utilizando AI de uma maneira nova.

IBM Watson Using Artificial Intelligence to Power Wimbledon
IBM Watson Using Artificial Intelligence to Power Wimbledon

Há anos o Wimbledon tem uma parceria com a IBM. A IBM, que tem o seu próprio modelo de AI, o Watson, utilizava da sua tecnologia para gerar videos de melhores momentos dos jogos do torneio de tênis de maneira automática. A sua AI analisava os dados da partida, os gestos e expressões dos jogadores e o barulho da torcida para criar os melhores clipes de trechos da partida.

Mas, para 2023, eles pretendem dar um passo adiante, agora com Inteligência Artificial Generativa.

Esses clipes de melhores momentos das partidas, que são postados no site e no aplicativo do torneio, agora terão narração/comentários gerados por AI.

Email image

Para isso, a IBM treinou uma versão do Watson e o especializou com informações específicas sobre Wimbledon, como as nomenclaturas utilizadas. O resultado disso foi um modelo de 3 bilhões de parâmetros.

Sobre a parte da geração de voz, não fica claro se eles utilizarão um modelo próprio ou de terceiros.

De qualquer forma, é bem interessante ver como as Inteligências Artificiais estão adentrando a todas as áreas. Se isso irá substituir os narradores e comentaristas no futuro, eu não seu dizer, mas vale ficar de olho.

Voicebox: o incrível modelo de geração de voz da Meta

A equipe de AI da Meta (Facebook) acaba de lançar o que acredita-se ser o melhor modelo de geração de voz do mercado. Diferentemente dos últimos lançamentos, infelizmente este não é open source.

Email image

O novo modelo se chama Voicebox e foi treinado em mais de 50 mil horas de audiobooks em inglês, francês, espanhol, alemão, polonês e português. E ele é capaz de:

  • Gerar discursos em qualquer voz, a partir de uma amostra de áudio e um texto;
  • Transferir um áudio de uma linguagem para outra, mantendo a mesma voz;
  • Remover ruídos e substituir trechos com palavras erradas ou não compreensíveis.
Introducing Voicebox: The Most Versatile AI for Speech Generation | Meta
Introducing Voicebox: The Most Versatile AI for Speech Generation | Meta

E essa tecnologia pode ajudar pessoas com deficiências, ser utilizada por assistentes de voz, aplicada em NPCs dos videogames, melhorar a comunicação entre pessoas de outros países ou até mesmo facilitar a edição de áudios em vídeos.

Como eu disse no inicio, essa tecnologia não é aberta para todos. A Meta disse que por razões de segurança, não irá disponibilizá-la por enquanto.

Mas você pode ver as demonstrações por aqui e ler o documento completo sobre o modelo por aqui.

McKinsey sobre o potencial das Inteligências Artificiais Generativas

A McKinsey & Company, a empresa de consultoria mais prestigiada do mundo, recentemente liberou um relatório sobre o impacto das AIs no mercado e nos negócios.

The economic potential of generative AI
The economic potential of generative AI

O relatório se chama "The economic potential of generative AI" (o potencial econômico das Inteligências Artificiais Generativas) e trata, principalmente, sobre como as AIs irão aumentar a nossa produtividade no médio e longo prazo.

Segundo as estimativas da empresa de consultoria, as AIs podem adicionar de 2,6 a 4,4 trilhões de dólares anualmente à economia global por conta dos ganhos produtivos. Só pra fazer uma comparação, o PIB do Brasil é de U$ 1,6 trilhão.

Generative AI could create additional value potential above what could be unlocked by other AI and analytics.
Generative AI could create additional value potential above what could be unlocked by other AI and analytics.

Mas quais funções e setores terão os maiores ganhos?

A McKinsey analisou 63 aplicações da tecnologia em 16 funções diferentes, como: finanças, marketing, legal, estratégica e etc. A partir disto, ela chegou à conclusão que quatro funções sofrerão os maiores ganhos produtivos, são elas: marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento, engenharia de software e relacionamento com clientes.

Então se você é dessas áreas, pode ser que você consiga finalmente trabalhar menos… ou ser demitido.

Using generative AI in just a few functions could drive most of the technology’s impact across potential corporate use cases.
Using generative AI in just a few functions could drive most of the technology’s impact across potential corporate use cases.

Além disso, o relatório também indicou que os setores que deverão ter os maiores ganhos de produtividade são: de tecnologia (obviamente), bancário, de educação, farmacêutico e de telecomunicações.

Finalmente, eles também disseram que, em um cenário otimista, metade de todas as atividades produtivas serão automatizadas até 2030.

É bem legal ver que uma firma de consultoria enxerga o grande potencial das AIs. Então, mais uma vez, eu incentivo você a começar a aplicá-las no seu negócio (se precisar de ajuda, estamos aqui).

E se quiser ler o estudo completo, basta acessar esse link.


Indicações

Caspa AI

Crie fotos para exibir os seus produtos com ajuda dessa Inteligência Artificial

Human or Not

Um jogo onde você deve tentar adivinhar se está conversando com um humano ou com um bot de AI. Só estará disponível até quarta.


Dica de Uso

Se você quer melhorar a qualidade de seus prompts, você precisa ter uma coisa muito importante em mente.

Usar ferramentas de geração de prompts e decorar comandos e estruturas pré definidas irá te ajudar, mas não é a parte principal. A coisa mais importante para ficar bom em prompt engineering e tirar o máximo das ferramentas de AI é ter uma mentalidade de experimentação.

Isso quer dizer que você deve entender que o melhor resultado não vai vir do primeiro prompt que você pensar. É necessário que você receba a resposta das AIs e edite e/ou reescreva o seu prompt quantas vezes for preciso.

Quanto mais você testar, melhores serão os seus resultados!


Pensamento do Dia

Email image

Aproveite que o ritmo dos avanços no campo reduziu um pouco e busque aplicar o que já está disponível.


Por hoje é só!

Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!

Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!

Tenha uma ótima semana e até segunda!