#25 Episódio de South Park Criado por AI, Customização do ChatGPT e Genesis - AI do Google para Jornalistas
38
0

#25 Episódio de South Park Criado por AI, Customização do ChatGPT e Genesis - AI do Google para Jornalistas

Mais uma semana de acontecimentos interessantes e polêmicos no universo das Inteligências Artificiais Generativas! Os temas de hoje são...

Revolução AI
7 min
38
0

Mais uma semana de acontecimentos interessantes e polêmicos no universo das Inteligências Artificiais Generativas!

Os temas de hoje são:

AI cria episódio completo de South Park; OpenAI anuncia customização do ChatGPT; Google criando ferramenta de Inteligência Artificial para jornalistas; Encontre os melhores prompts nessa comunidade; Treine os pitchs do seu negócio com essa AI.


News

AI cria episódio completo de South Park

E se você pudesse criar as suas próprias versões dos episódios da sua série, animação ou programa de TV favorito?

Eu já imaginava que esse seria o futuro com as Inteligências Artificiais Generativas... Mas não que esse futuro estaria tão próximo.

Recentemente, uma empresa chamada Simulation Inc. criou um episódio completo da famosa animação South Park, apenas utilizando AI. Você pode ver o episódio por aqui.

The One Where Axios' Ina Fried helps AI to take over South Park (cameo Matt and Trey) on Vimeo
The One Where Axios' Ina Fried helps AI to take over South Park (cameo Matt and Trey) on Vimeo

Todo o episódio (enredo, diálogos, cenários e personagens) foi gerado por Inteligência Artificial, por um modelo chamado SHOW-1.

Esse modelo reúne uma série de outros modelos de AI, em um processo de criação.

Para tornar isso possível, eles treinaram uma versão do Stable Diffusion (modelo de geração de imagens) com imagens dos personagens e cenários do programa South Park, para criar a parte visual. E, para gerar as vozes dos personagens nos diálogos, treinaram um modelo de geração de áudio com a voz dos personagens da animação original.

Já para construir a história, eles utilizaram os modelos GPT-4 e GPT-3.5 Turbo da OpenAI. Basicamente, forneceram para o modelo algumas informações sobre o programa e escreveram um comando descrevendo como deveria ser a história.

AI creates a complete South Park episode: It's SHOW-1 time!
AI creates a complete South Park episode: It's SHOW-1 time!

A partir dessa "semente", o modelo de AI usou de cadeias de prompts para elaborar as partes da história e as conversas entre os personagens.

O texto gerado depois foi ligado aos modelos de imagem e áudio, previamente treinados. Após alguns minutos, tudo foi unido e o episódio de mais de 20 minutos de duração ficou pronto.

A qualidade do resultado é impressionante, apesar de imperfeita. Detalhes como as vozes dos personagens e a qualidade do roteiro são áreas que ainda podem ser melhoradas de maneira significativa.

Mas isso já é um avanço muito relevante e que irá abrir o caminho para outros. Afinal, o documento que relata o experimento está aberto para todos acessarem.

AI put me in a 'South Park' episode | Engadget
AI put me in a 'South Park' episode | Engadget

No entanto, a empresa por trás do projeto é bastante peculiar. Se você acessa o seu site "thesimulation.co" e acessa a aba "team", a tal equipe por trás é composta por pessoas fictícias, geradas por AI.

Seja qual for a razão desse mistério, o que interessa é que o projeto e seu resultado final são reais. E aparentemente, em breve mais pessoas poderão ter acesso ao SHOW-1.

Esse tipo de experimento pode transformar completamente a indústria do cinema, então vamos acompanhar e trazer as novidades que surgirem.

OpenAI anuncia customização do ChatGPT

Se você usa o ChatGPT com alguma frequência, já deve ter tido que fornecer, repetidamente, uma série de informações para a AI entender o seu problema melhor e gerar respostas mais adequadas.

Incluir detalhes no seu prompt, como "sou um profissional de marketing", "dou aula para crianças da 10 anos", "o conteúdo gerado deve ser formal e em formato de tabela", é importante, mas pode ser algo bastante cansativo se você faz isso várias vezes ao dia. E mesmo você fornecendo essas informações para a AI, muitas vezes, o ChatGPT simplesmente ignora algumas delas.

OpenAI introduces custom instructions feature offering users greater control over ChatGPT | The Indian Express
OpenAI introduces custom instructions feature offering users greater control over ChatGPT | The Indian Express

Visando solucionar esse problema, a OpenAI anunciou na última quinta-feira, dia 20 de julho, que está introduzindo um novo recurso ao ChatGPT, chamado de Instruções Customizadas.

Agora, no ChatGPT haverão dois campos de texto que o usuário poderá preencher para instruir a AI sobre como quer ser respondido. Como você pode ver abaixo:

Email image

O primeiro campo pergunta ao usuário "O que você gostaria que o ChatGPT soubesse sobre você para fornecer melhores respostas?" e o segundo pergunta "Como você gostaria que o ChatGPT respondesse?".

Uma vez que preencher esses campos, todas as respostas que o ChatGPT dará levarão em conta essas informações que o usuário forneceu. Não havendo mais a necessidade de repetir esses detalhes em cada prompt.

Essa nova funcionalidade é muito útil. Além de poupar tempo, ela garante que o ChatGPT siga os comandos do usuário de maneira mais precisa.

As Instruções Customizadas estão sendo disponibilizadas inicialmente aos assinantes do ChatGPT Plus, mas em algumas semanas estarão disponíveis para todos os usuários, incluindo os não pagantes.

Google criando ferramenta de Inteligência Artificial para jornalistas

Desde que as AIs Generativas começaram a se popularizar no fim do ano passado, muitos veículos de comunicação, jornalistas e criadores de conteúdo vêm lutando contra essas tecnologias.

Relevance of AI in Accelerating Journalism and Newsroom Workflow | Analytics Insight
Relevance of AI in Accelerating Journalism and Newsroom Workflow | Analytics Insight

As objeções que eles têm com as AIs variam. Uma delas é o fato dos grandes modelos de linguagem (LLM) utilizarem de conteúdos de terceiros em seu treinamento, sem nenhum tipo de compensação aos autores.

Além disso, muitos alegam que o fato de esses modelos serem capazes de gerar desinformações pode ser extremamente danoso à sociedade.

Por fim, existe também o medo de que esses modelos possam lhes substituir no futuro.

Sem fazer julgamentos de valor sobre essas premissas, o fato é que os modelos de AI estão mudando completamente o trabalho de jornalistas e produtores de conteúdo. E essa disrupção não é uma possibilidade distante, mas sim uma realidade.

Assim, é melhor que se unir às tecnologias e aprender a aplicá-las a fim de tornar o seu trabalho melhor e mais eficiente do que lutar contra o inevitável.

Pensando nisso, o Google está desenvolvendo uma ferramenta de AI que irá ajudar jornalistas na escrita de matérias. O projeto se chama Genesis e já foi apresentado, sob caráter de sigilo, à grandes jornais, como The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal.

A lit-up Google sign outside an office building.
A lit-up Google sign outside an office building.

Pouco se sabe sobre como exatamente será essa ferramenta, mas, basicamente, ela possibilitaria que o conteúdo de notícias, como títulos e textos, fossem gerados a partir de poucas informações ou anotações sobre eventos atuais.

Provavelmente, ela incluiria também funcionalidades como adaptação dos textos à diferentes estilos, tons e públicos-alvos.

No entanto, nada muito inovador foi mencionado, uma vez que esse tipo de tarefa já pode ser realizada com o próprio Bard ou ChatGPT. Mas isso não quer dizer que não haja inovações no Genesis, só que elas não foram ditas pelas fontes.

Além disso, o Google acredita que a ferramenta não substituirá os jornalistas, apenas servirá como potencializador para o trabalho deles.

Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa sobre o projeto. Mas vale a pena acompanhar e observar qual será o nível de qualidade do conteúdo gerado pela ferramenta (quando e se ela for lançada), se ela será adotada de maneira ampla e como ela afetará o campo jornalístico.


Indicações

Snack Prompt

Encontre excelentes prompts para AIs de imagem e texto, compartilhados diariamente na comunidade!

YC Interview

Treine vender a ideia do seu negócio com essa AI que simula uma entrevista com uma das maiores aceleradoras de startups do mundo, a Y Combinator.


Dica de Uso

Uma ótima maneira modificar as fotos que você gera em plataformas de AI como DALL-E 2, MidJourney ou Leonardo é indicando qual a lente da câmera "capturou" o momento.

Por exemplo, se você diz no comando que a foto que quer gerar foi tirada de uma lente "fish-eye" o resultado é diferente do que se disser que ela foi tirada com uma "800mm"!

Assim, basta escrever no fim de seu prompt "lente [tipo de lente escolhida]".

Alguns exemplos que você pode testar são: macro, fish-eye, 800mm, telephoto, etc.

Quanto mais você entender de fotografia e experimentar, melhores serão os resultados!


Pensamento do Dia

Email image

O futuro está na personalização. Graças às AIs, cada vez mais as pessoas poderão moldar produtos e serviços de acordo seus desejos, interesses e características pessoais. Invista ou se prepare para isso!


Por hoje é só!

Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!

Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!

Tenha uma ótima semana e até segunda!