#3 Novo Bing+GPT-3.5, Google Perde $100B Com Demo de Sua AI e Stability AI Entra Com Tudo na Área Médica
20
0

#3 Novo Bing+GPT-3.5, Google Perde $100B Com Demo de Sua AI e Stability AI Entra Com Tudo na Área Médica

Tivemos uma última semana movimentada no mundo das AIs generativas, com grandes players como Microsoft e Google realizando importantes movimentações...

Revolução AI
6 min
20
0

Tivemos uma última semana movimentada no mundo das AIs generativas, com grandes players como Microsoft e Google realizando importantes movimentações.

Está cada dia mais difícil acompanhar tudo o que se passa nesse campo, mas, para a sua sorte, nós estamos aqui para isso! :)

Na newsletter de hoje falamos sobre:

Bing concretiza a sua parceria com OpenAI e lança nova versão; Google perde $100B após erro na demo de sua nova AI; Stability Ai quer revolucionar a área médica com AI; Converse com livros; Deixe que a AI crie slides pra você.


News

Bing lança sua nova versão que usa o GPT-3.5

Na ultima terça feira foi realizado pela Microsoft o evento de lançamento do novo Bing+GPT. Essa parceria se concretizou mais rápido do que muitos esperavam e, até então, o seu resultado vem superando as expectativas. Essa tentativa de ressuscitar o - sem graça - Bing parece ter potencial e irá colocar pressão no Google nos próximos meses.

Email image

O novo buscador da Microsoft sofreu uma revitalização em seu design, mas a grande novidade é a incorporação do modelo de AI GPT, da OpenAI, em sua versão 3.5 (que é a mais avançada e lida melhor do que as anteriores com operações numéricas). Agora, quando você fizer uma pesquisa no Bing, aparecerão os resultados que estamos acostumados e, ao lado, uma opção de chat, potencializado pela AI.

Email image

Diferentemente do ChatGPT, quando você pergunta algo no Chat do Bing, ele te dá respostas e indica as referências. Inclusive, nos links de referência também aparecem anúncios (uma pista sobre como será a monetização).

Email image

Além disso, outra funcionalidade interessante dessa parceria é que, quando você usa o Microsoft Edge, é possível utilizar o GPT dentro dos sites. Isso quer dizer que se você estiver lendo o PDF de um relatório financeiro, por exemplo, você pode pedir, por meio de uma barra lateral, para a AI sumarizar os dados mais relevantes.  Essa é uma das funcionalidades mais úteis e pode ser aplicada em várias situações.

Para ter acesso completo ao novo Bing é necessário entrar na waitlist, mas não deve demorar para que todos possam acessar.  Por enquanto, a Microsoft está fazendo testes A/B e aprimorando a tecnologia.

Google perde $100B após erro na demo de sua nova AI, Bard

O Google não quis ficar para trás nos grandes anúncios e, na semana passada, anunciou que vai lançar a sua própria AI conversacional, que se chamará Bard.

Email image

Para os que, assim como eu não fazem ideia do que esse nome significa, eis a definição de "Bard", pelo dicionário Oxford: "um poeta, tradicionalmente um recitador épico e associado a uma tradição oral particular". Ok, faz sentido.

Voltando ao assunto, um dia depois da Microsoft realizar o evento do Bing, o Google também fez um em Paris. Nesse evento, eles apresentaram algumas tecnologias relacionadas à AI. Você pode assistir o evento clicando aqui, mas confesso que, tirando a parte de que eles esqueceram de levar um celular para realizarem as demonstrações, foi bem sem graça.

O que realmente foi relevante foi uma demo do Bard que o Google postou em seu Twitter:

Email image

Para olhos leigos, nada de mais, certo? Mas não para alguns usuários da rede, que rapidamente apontaram um erro na resposta do Bard.

Ao dizer que o JWST foi o primeiro a fotografar exoplanetas ele cometeu um erro factual, uma vez que essa descoberta é creditada ao European Southern Observatory's Very Large Telescope, em 2004.  Esse erro teve uma grande repercussão.

E não demorou para que as ações da Alphabet caíssem cerca de 9% e o Google perdesse por volta de 100 bilhões de dólares em valor de mercado.

Email image

Na minha opinião, isso foi um grande overreaction. É absolutamente esperado que as AIs generativas cometam erros (que devem ser mitigados no futuro, mas nunca eliminados 100%). Fora isto, o Bard errou se baseando em um artigo da NASA, que, em tese, deveria ser uma fonte confiável.

Aparentemente, o mercado tem visto as ações do Google como desesperadas e apressadas, o que coloca em cheque a confiança sobre o que ele está criando. E o gigante da busca nunca esteve nessa posição antes.

Stability AI anuncia novo projeto de pesquisa na área médica

A empresa de inteligência artificial Stability AI acaba de anunciar o MedARC (Medical AI Research Center), um centro de pesquisa em AI na área médica. 

Email image

A Stability AI, criadora da famosa plataforma de geração de imagens Stable Diffusion, conta com uma comunidade de mais de 20 mil desenvolvedores e foca em criar modelos de inteligência artificial open-source em diversas áreas como imagem, linguagem, áudio, vídeo, 3D e biologia. 

Esse novo projeto busca criar um modelo de AI fundacional na área da medicina, capaz de ser uma base tecnológica e abrir uma série de possibilidades de inovação. E, ao contrário da maioria dos projetos na área, o da Stability será aberto e acessível a todos que queiram ter acesso ou contribuir.

Aos poucos, a AI vai adentrando todas as áreas do conhecimento, produzindo inovação e agreando valor.


Indicações

Talk to Books

Faça perguntas e obtenha respostas a partir dos dados de livros no Google Books. Uma tecnologia experimental, mas é uma boa forma de descobrir novos livros explorar ideias.

Tome

Crie apresentações de slides com AI, a partir de um simples prompt de texto. Do conteúdo ao design, ele faz tudo. 


Dica de Uso

Melhore drasticamente a qualidade das suas imagens no Midjourney com essas 3 dicas:

  • Use adjetivos como beautiful e magnificent;
  • Use palavras que indicam a alta qualidade: highly detailed, HDR, UHD, 8k, 64k;
  • Use o parâmetro  --q 2 ou --q 5 (traço traço q espaço 2 ou 5) no final do seu prompt.

Obs: o parâmetro "--q 2 ou 5" gasta mais energia e pode acabar com o seu limite gratuito mais rápido, então cuidado ao utilizá-lo.


Pensamento do dia

Email image

Em um mundo onde as pessoas não precisam mais entrar nos sites para obter aquilo que procuram, como fica o SEO? Eu ainda não sei responder isso, talvez nem o Google saiba...

Mas de uma coisa eu tenho certeza: aqueles que descobrirem primeiro serão um ativo valioso para qualquer empresa.


Essa foi a nossa newsletter da semana e, enquanto a finalizo, já descobri novidades para contar na semana que vem!

Para ter acesso ao nosso conteúdo mais aprofundado sobre AI, basta buscar por @revolucao.ai no Instagram e no Tiktok!

Até a próxima!