Como me preparar para ser um líder?
0
0

Como me preparar para ser um líder?

Organizações no modelo People Centric vem se tornando uma tendência adotada por empresas de diferentes portes e segmentos.

Adaís Lins Salviano
3 min
0
0

Organizações no modelo People Centric vem se tornando uma tendência adotada por empresas de diferentes portes e segmentos.

Esse conceito destaca a valorização dos integrantes como estratégia de crescimento e solidificação da marca empregadora.

No que diz respeito as  lideranças a aplicação dessa estratégia exige um posicionamento consciente, entendendo que as relações das equipes com as respectivas liderança são a base que sustenta e garante os melhores resultados quando adotado esse modelo.

Email image

O preparo das lideranças precisa fazer parte da estratégia de crescimento e ser um mecanismo de posicionamento das instituições que caminham rumo as transformações do mercado.

Nesse momento, em especial quando lidamos com as novas gerações, não cabem mais antigos modelos de liderança, com estereótipo de chefe, que apenas delega tarefas visando técnica e resultados operacionais.

A transformação do mercado, nos leva a perceber a necessidade de humanizar cada vez mais nossas relações de trabalho.

Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo. James C. Hunter

As habilidades de um bom líder são desenvolvidas através de habilidades especificas: uma boa comunicação, a capacidade de assumir a ótica dos outros, pensamento crítico, inteligência emocional, influência, escuta ativa, flexibilidade, entre outras.

Liderar em alto nível, portanto, é um processo. É o processo de alcançar resultados que valham a pena ao mesmo tempo em que tratamos as pessoas com respeito, consideração e justiça, para o bem-estar de todos os envolvidos.  Ken Blanchard

Ram Charam, Stephen Drotter e Jim Noel desenvolveram um modelo de Pipeline de Liderança com a flexibilidade necessária para se encaixar em diferentes tipos de organizações.

Para eles, o caminho de desenvolvimento de um verdadeiro líder passa por uma série de experiências variadas que acontecem em cada uma destas passagens. Cada uma dessas etapas exige novas habilidades e conhecimento, novas formas de pensar, agir e entender valores.

Fonte: Livro Pipeline de Liderança: o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo.Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel.
Fonte: Livro Pipeline de Liderança: o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo.Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel.

Em cada um desses níveis é importante estar claro qual o papel do líder e de seus liderados e saber que todos estão em fase de desenvolvimento constante, para isso alguns exercícios podem ajudar a compreender melhor este cenário:

1- O primeiro passo é assumir uma posição de entendimento de si mesmo e a seus liderados como pessoas com talentos e capazes de desenvolver habilidades que levam a alta performance. Autoconhecimento é tudo, identifique quais as suas características, como elas se destacam e como isso afeta suas tarefas e a percepção que os outros têm de você.

2- Peça feedbacks sem medo, peça feedbacks as pessoas da sua equipe ou a colegas de trabalho, ao contrário de fraqueza, esse gesto mostra a coragem de enxergar seus pontos de melhoria para aprimorá-los.

3- Dê feedbacks, o líder tem o papel de ser um facilitador do diálogo, trazer retornos sobre situações, comportamentos ou fatos ocorridos de forma respeitosa e construtiva, desenvolve um ambiente de segurança e crescimento para a equipe.

4- Conheça sua equipe, se interesse pelas histórias, habilidades e objetivos de cada uma das pessoas.

5- Se inspire em outras lideranças, se possível, agende um momento para conversar com alguém com mais experiência e que você tenha admiração. Pergunte sobre os desafios e aprendizados de ser líder.5- Crie sua trilha de desenvolvimento e decida onde você deve focar para desenvolver as competências necessárias.

6- Busque conhecimento: livros, cursos, workshops, formações...

7- Entenda o que faz sentido para você e crie metas realistas para cumprir cada etapa do seu plano.

Comece pelo simples, partir do básico é tão importante quanto qualquer outra parte do caminho.