Caro Pelé
0
0

Caro Pelé

Carta em homenagem ao Rei Pelé

Ricardo Biazotto
3 min
0
0
Email image

Caro Pelé,

Sinto lhe informar que não poderá mais conviver diariamente com seu grande amigo Edson. Sei que deveríamos ter lhe dito antes que, diferente de você, ele não é ser imortal e o seu corpo precisa enfim descansar. Você precisa entender que as pernas dele correram o mundo para representar uma nação e que seus chutes deram 1283 motivos para crianças, homens e mulheres sorrirem, porém agora chegou a hora do merecido descanso.

O Edson se vai, mas você é imortal, eu juro!

Creio que seja preciso te dizer também que a sua vinda ao mundo dos mortais teve uma importância incomparável. Não seria exagero dizer que houve uma comoção no panteão dos deuses naquele 23 de outubro de 1940, afinal é um absurdo pensar que nos tempos modernos um deus possa caminhar tão livremente entre os humanos e os demais deuses concordarem com isso. Apenas por esse motivo te deram a alcunha de Rei, embora todos soubessem que um dia a coroa cai e que apenas um deus é imortal.

Sim, o Edson se vai, mas você é eterno, eu juro!

Não se entristeça com isso tudo. E te digo mais, quero que pense pelo lado positivo: você será capaz de ver o que nosso querido Edson jamais conseguirá. Apenas você poderá ter a dimensão do que foi o Rei Pelé para o universo, não apenas para o planeta bola. Apesar de tantos mal-amados que se recusam a reverenciá-lo, você perceberá nas homenagens e nas lágrimas de saudade o porquê afirmo que será imortal e eterno.

Pelé, apenas você alcançou o que os heróis da Antiguidade desejavam. Mais do que isso, apenas você (e o nosso herói Ayrton) conseguiram plantar orgulho no coração de milhões de brasileiros que têm a honra de dizer que nasceram no mesmo país em que um dia um deus foi gerado no corpo de um mortal. Eu tenho essa honra e sou eternamente grato por isso.

Você não é apenas o Rei do Futebol, você é o motivo de todo brasileiro vestir a camisa amarela e tirar sorrisos de pessoas em todas as partes do mundo. Você é a razão de o alvinegro praiano ter o carinho de todo apaixonado por futebol, mesmo quem se diz alviverde, alvinegro paulistano, rubro-negro ou tricolor. Você é a realização do sonho de todo garoto que, assim como eu, ao ganhar a primeira bola de futebol sonhou em ser jogador e vestir a camisa 10 do clube do coração. Você é o único tricampeão do mundo e o maior de todos os tempos. Acima de você não há absolutamente ninguém.

Por isso acredite: o Edson se vai, mas você é imortal, eu juro!

Você é imortal na memória de todos que te viram jogar e daqueles que apenas em vídeo se encantaram pelo que você fez. Eu, por exemplo, nunca tive a alegria de te ver jogando contra o Divino, mas nunca vou me esquecer das tardes de domingo em que meu tio falava sobre a sua grandiosidade enquanto assistíamos jogos antigos em preto e branco. Apenas o maior de todos causaria isso e você é o maior de todos.

Então vá se despedir do Edson para que o corpo dele possa descansar, mas me prometa que volta logo para colocar uma chuteira no pé e vestir a nossa camisa 10 porque o futebol não pode ficar sem você, afinal o Edson se vai, porém você será eterno.