7 desculpas esfarrapadas para não meditar
9
0

7 desculpas esfarrapadas para não meditar

Sabe aquela cena comum de uma entrevista de emprego onde o recrutador pergunta: “Qual o seu maior defeito?” O candidato candidato candidato com um elogio disfarçado, com um ponto de melhoria suave, ou pior, com falsa modéstia."Não consigo par...

Ricardo Ricchini
3 min
9
0
<b>Eu tenho muitas tarefas e nunca me sobra tempo para meditar</b>
Eu tenho muitas tarefas e nunca me sobra tempo para meditar

Sabe aquela cena comum de uma entrevista de emprego onde o recrutador pergunta: “Qual o seu maior defeito?” O candidato responde com um elogio disfarçado, um ponto de melhoria suave, ou pior, com falsa modéstia:

"Não consigo parar de trabalhar",
"Sou muito perfeccionista",
"Sou persistente demais".

Então ... Quem enrola para meditar tem o mesmo comportamento e semelhanças, porém no lugar do recrutador, inventa desculpas para si mesmo.

A falta de autoconhecimento nos faz ter dificuldade em admitir nossas fraquezas. Temos medo que a exposição dos nossos defeitos nos prejudiquem, quando na verdade, o que nos afeta é a falta de sinceridade.

O curioso dessa analogia é que meditar é uma das melhores maneiras de adquirir serenidade para ir bem em uma entrevista de emprego, na carreira, nos estudos, nas relações interpessoais.

Email image

Abaixo vou descrever 7 das desculpas esfarrapadas mais comuns que damos quando pensamos em meditar (com direito à contornos dessas objeções).

1. Eu tenho muitas tarefas importantes e nunca me sobra tempo.

Essa “justificativa” revela a falta de habilidade para administrar seu tempo. Quando você negligencia essa área da sua vida (gestão do tempo), perde a capacidade de ser produtivo, eficiente e saudável. Não dedicar um tempo para você significa falta de zelo e nunca uma qualidade.

A clareza obtida com a meditação tem o poder de organizar sua rotina. Procure inserir esse novo hábito no seu dia a dia, mesmo que por poucos minutos.

2) A ansiedade por cumprir minhas tarefas me impedir de meditar.

A inquietação, tão comum nos dias atuais, não é exclusividade de uma área da vida como o trabalho. É consequência da excitação frequente do nosso sistema nervoso. Aceitar uma existência estressante é sinal de alerta.

Preste atenção na sua respiração. Nota como ela se altera com qualquer indício de ansiedade. Tranquilize a respiração e mantenha assim pelo tempo que puder. Esse controle é um excelente início do processo meditativo.

3) Eu assumo responsabilidades demais para me dedicar à meditação.

O excesso de ocupações vem de uma mente inquieta e desorganizada. Nos consideramos produtivos ao fazer muitas coisas, quando na verdade não sabemos definir nossas prioridades.

Se as responsabilidades vem à tona como um turbilhão quando você tenta meditar sentado e em silêncio, troque por um passeio curto. Mas concentre-se nos passos que dá. É um exercício simples para domar a mente.

4) Sou perfeccionista. Se não for para fazer direito, nem começo.

Ser exigente não vai atrapalhar somente a meditação. Vai dificultar seus filhos próprios, seus aprendidos e vai obstruir sua capacidade de resiliência.

A meditação nos mostra como tudo é impermanente. O que parece perfeito hoje, deixa de ser quando você progride, então nada melhor que admitir suas limitações e ir em busca de melhorar sempre. Esse é o verdadeiro caminho da perfeição.

5) Tenho tantas boas ideias que sou forçado a parar de meditar.

Ter excelentes ideias é valioso. Mas de nada serve no momento errado. Quando meditar, não se apegue ao que a mente lhe oferecer. Mantenha um foco de atenção e resista às tentações de escapulir da meditação. Essa determinação é o segredo para organizar sua mente a ser produtiva na hora certa.

6) Sou tão requisitado que não consigo me concentrar.

Talvez esse prestígio esteja escondendo uma falta de amor interno. O que é mais importante que sua paz e tranquilidade? De que adianta ser requisitado se não tiver tempo ou saúde?

A meditação traz foco, concentração e autodomínio. Dedique um tempo para você. São essas qualidades que lhe darão mérito para poder doar seu tempo em benefício dos outros.

7) O assunto de preocupação não me permite meditar.

Toda vez que estiver pré-ocupado, faça a seguinte pergunta para si mesmo: eu posso resolver isso agora? Se sim, planeje a resolução para daqui a 5 minutos ... E medite. Se não, elimine conscientemente o pensamento.

Essa atitude pode lhe trazer alívio e libertação… E talvez você possa perceber que se cuidar é justamente a preocupação importante que você está deixando de lado.

A meditação melhora sua capacidade de intuir e de se colocar no lugar dos outros. Pacifica a mente e aumenta seu poder de concentração. Todas as mentiras que você conta para adiar a meditação te distanciam dos benefícios que poderiam estar à sua disposição agora.

Dê uma chance à meditação e perceba que tudo o que você precisa de verdade, já está dentro de você, te esperando para uma vida mais próspera e plena de felicidade.

Se você quer começar a meditar e não consegue sozinho, inscreva-se aqui para minhas aulas em grupo.