Até quando você vai se sentir culpado ou oprimido por ter projetos inacabados?
0
0

Até quando você vai se sentir culpado ou oprimido por ter projetos inacabados?

Se você está lendo este post, aposto que se identificou deve ter alguns projetos inacabado, notas , domínios e repositórios do GitHub que todos nós esperávamos que seria nossa grande ideia. Ficamos entusiasmados com algo, fazemos as primeira...

Rodrigo Brando
4 min
0
0
Photo by Andrea Piacquadio from Pexels
Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Se você está lendo este post, aposto que se identificou deve ter alguns projetos inacabado, notas , domínios e repositórios do GitHub que todos nós esperávamos que seria nossa grande ideia. Ficamos entusiasmados com algo, fazemos as primeiras partes, depois perdemos a motivação e abandonamos o projeto.

Isso pode te deixar decepcionado ou culpado. Vou te dar uma outra perspectiva sobre esses projetos inacabados e o que fazer quando a negatividade surgir.

Sabia q existe um superpoder escondido naquela pilha de repositórios do GitHub que você parou de desenvolver?

Olhe para a sua lista de repositórios e veja sua incrível de criatividade. Em cada um destes projetos você criou algo diferente, seja uma query ou uma forma de escrever uma função.

Isso é realmente incrível, nem todos tem essa capacidade de criar algo novo.

Você não deve parar de ter ideias e sim parar de se sentir mal; Revisite seus projeto de tempos em tempos veja como fez, talvez agora depois de algumas semanas tendo novas ideias você descobre que vale a pena seguir com o projeto, pois descobriu uma forma melhor de fazer.

Sei que é quase impossível não ter esses sentimentos de negatividade, eu mesmo fico muito frustado comigo mesmo quando não consigo viver de acordo com meus próprios padrões impossivelmente elevados. Depois de muitos anos no trabalho como desenvolvedor, aprendi um truque que me ajuda d+.

Quantas vezes você não se julgou, se culpou por não ter terminado um projeto ou não ter alcançado seus padrões. Eu me julgava muito e começava a me sentir mal por me sentir mal, o que agravava o problema.

Foi ai que descobri que no lugar de repetir o ciclo repetidamente posso causar um bug apenas observando as emoções e fazendo as perguntas abaixo:

Por que me sinto assim?

Existe alguma verdade nesse sentimento?

Em que habilidade estou subdesenvolvido que pode estar levando a essa frustração?

Na realidade é bem simples não se julgue por ter esses sentimentos, nem tente discutir consigo mesmo se isso é válido. Considere estes sentimentos como dados. Em algum lugar eles estão sendo gerados, e eles podem ou não ser precisos, mas existe um motivo para eles estarem ai.

Tentar entender o que eles querem dizer ou a origem dos dados ajuda a desconectá-lo das emoções negativas que vêm com a identificação dos sentimentos.

Alguns anos atras, eu estava me sentindo frustado com a lentidão do desenvolvimento de um projeto, era uma sensação de falta de produtividade da equipe que estava me colocando para baixo. Foi ai que lembrei que deveria transformar minha frustração em curiosidade.

Comecei a pensar: "Ok, em vez de me sentir mal com isso, por que não faço uma pesquisa sobre como tornar a equipe mais produtiva? Por que o que estou fazendo não está funcionando? Onde posso melhorar?

Então comecei a procurar por termos como “trabalho em equipe”, "metodologia agil", "scrum" etc...

Comecei a pensar em como implementar tudo isso com a equipe agregando valor e agilidade nos processos e jobs. E comecei a ver resultados, ainda não estava onde queria chegar mas estava progredindo e há 100% de chance de estar melhor agora do que estaria se tivesse continuado a chafurdar em minha frustração em vez de ser honesto comigo mesmo e tentar descobrir como melhorar. Pelo menos agora eu sei o que medir e como experimentar para impactar a agilidade da equipe.

Então da próxima vez que você estiver olhando para a lista de repositórios inacabados ou domínios não usados, tente duas coisas:

Reconheça o quão criativo você é.

Transforme sua frustração em curiosidade. O que esses sentimentos estão dizendo a você? Como você pode usá-los a seu favor?

Diga-me você ja passou por isso? Como resolveu?