Evite perder tempo com projetos que não são lucrativos
0
0

Evite perder tempo com projetos que não são lucrativos

Sempre tempos inúmeras ideias que gostaríamos de implementar, mas o tempo é limitado. Sendo assim temos que escolher com sabedoria.

Rodrigo Brando
3 min
0
0
Photo By PxHere
Photo By PxHere

Sempre tempos inúmeras ideias que gostaríamos de implementar, mas o tempo é limitado. Sendo assim temos que escolher com sabedoria.

Fazer as escolhas certas de quais ideias serão implementadas é uma das tarefas mais importante na carreira de um fundador. Todos os fundadores vão discutir regularmente novas ideias de negócio e precisam tomar decisões rapidamente de quais ideias serão abandonas e quais serão implementadas.

Ter uma ideia de negócio totalmente novo pode ser muito bom e algumas ideias tem chance de se tornar um unicórnio. Sejamos honestos, as chances são muito, muito baixas. Não é sempre que uma ideia chega ao topo como Airbnb ou Easy Taxi.

Existe alguém que já validou sua ideia junto ao mercado? Se ninguém provou mesmo que de forma semelhante, o risco é bem maior. Veja bem não estou dizendo para você sair copiando produtos por ai... Mas você pode pegar um produto existente, ajustar e melhorar a tão ponto que poderá ser utilizado em outro nicho.

Uma boa alternativa é trabalhar com produtos B2B pois com o B2C ou C2C é bem mais difícil exige um investimento maior com marketing até gerar receita. No B2B temos a vantagem de que as empresas tem muito mais dinheiro, já no B2C e C2C existe uma exigência maior, pagam menos e geralmente exigem mais suporte, o que significa mais dores de cabeça.

Tenha em mente que a maioria de seus projetos irá falhar, essa é uma dura verdade. Sendo assim procure desenvolver o MVP em menos de três meses, com isso você vai poder lançar 4 projetos por ano e aumentar a chance de sucesso com pelo menos um deles.

Ideias de negócio que podem ser gerenciados sem funcionários principalmente no estágio inicial é ideal pois contratar funcionários significa mais responsabilidades, carga de trabalho, conexões emocionais e isso pode ser um fardo. Não tendo funcionário no inicio você gasta menos tempo em reuniões, discussões e explicações. Vale lembrar das despesas gerais com um funcionário que consomem o dinheiro, que é raro nos estágios iniciais de uma startup.

As ideias que não precisam de vendas ativas ou manuais são as melhores tendo em vista que se você pode automatizar todo o processo de venda não vai precisar de funcionários para estas vendas. Agora se você tiver um cofundador qualificado para fazer isso a ideia é uma boa.

Lembre-se de que as chances de você passar algumas varias noites sem dormir são altas, pois estará trabalhando em seu produto, e ao mesmo tempo ficará completamente pessimista e ou desesperado. Sobreviver a essas fases do seu projeto é crucial e para isso você precisa se identificar com o produto, ter orgulho ao contar sobre ele a alguém. Ideias que são por dinheiro serão abandonadas durante esta fase. Ver progresso contínuo do negócio reduz o risco de desistir em algum ponto. Ao estar motivado sua produtividade aumenta e com isso se motiva mais.

Estes são alguns ponto que considero valiosos, espero que te ajudem a investir seu tempo nos projetos corretos. Eles não se aplicam a todos. Certifique-se de levar em consideração sua próprias preferências e objetivos.

Se você quiser meu conselho ou opinião sobre a ideia de seu produto, deixe-me um comentário e eu lhe darei meu feedback honesto.