A HISTÓRIA DE NUSRET GOKÇE - O SALT BAE
33
4

A HISTÓRIA DE NUSRET GOKÇE - O SALT BAE

A HISTÓRIA DE NUSRET GOKÇE - O SALT BAE  Famoso por seu estilo exuberante e principalmente pela forma como serve o sal sobre as carnes de seu restaurante, a história do açougueiro gera curiosidade. Afinal de contas, de onde surgiu o cara do sal?

Rodrigo Felicissimo
0 min
33
4

A HISTÓRIA DE NUSRET GOKÇE - O SALT BAE 

Email image

Um dos maiores memes da Internet, Nusret Gokçe se tornou um símbolo da cultura POP nos últimos anos, e deu origem a uma legião de imitadores.

Famoso por seu estilo exuberante e principalmente pela forma como serve o sal sobre as carnes de seu restaurante, a história do açougueiro gera curiosidade.

Afinal de contas, de onde surgiu o cara do sal?

Conhecido também como Salt Bae, Nusret Gokçe é o dono de uma rede de restaurantes de alto luxo, com mais de uma dúzia de estabelecimentos, e unidades nas principais cidades da Turquia e em Dubai, Doha no Catar, Nova York e Miami,

Nascido nos arredores de Istambul, na Turquia, o hoje badalado chefe de vários restaurantes tem um passado considerado misterioso. Sabe-se que ele nasceu no ano de 1983, mas a data exata é desconhecida.

Esse Conteúdo está disponível também em vídeo:

Segundo ele já relatou em algumas entrevistas, sua infância foi extremamente pobre, e ele deixou a escola com apenas 5 anos de idade segundo o Wall Street Journal.

 Seu pai era garimpeiro, e ele tem cinco irmãos. Ainda assim, há pouca ou quase nenhuma informação sobre sua família.

Pouco se sabe também sobre como foi sua vida nos anos seguintes; porém aos 13 anos de idade, ele se tornou aprendiz de um açougueiro, atividade que mudaria sua vida.

Email image

Hoje ele não comenta muito sobre seu passado, mas ele afirma que desde aquela época se acostumou a trabalhar pelo menos 14 horas por dia. E ele diz que mantém essa rotina até hoje, deixando o trabalho somente após a meia noite.

Em seu Instagram ele compartilha sua rotina, e além de estar quase que o tempo todo nos restaurantes, espalhados em diferentes países, ele também tem uma rotina consistente de exercícios físicos.

O trabalho como açougueiro continuou durante muitos anos. De aprendiz, ele se tornou um grande conhecedor de carnes.

Anos depois, ele também trabalhou em restaurantes como lavador de pratos e ajudante de cozinha. Um deles foi uma churrascaria a moda turca. No país, as casas de carnes são bastante comuns e cada uma delas possui uma particularidade na forma como servem a carne.

Ao longo dos anos de trabalho, Nusret aprendeu tudo sobre carnes, desde as habilidades de um bom açougueiro, até a forma correta de se preparar cada tipo de carne, e seus acompanhamentos. Enquanto aprendia tudo que envolvia o negócio de carnes, ele também passou anos economizando para realizar o seu grande sonho: ter seu próprio restaurante.

Foi com esse espírito que em 2007 ele decidiu deixar a Turquia e passar uma temporada em Buenos Aires, na Argentina, com o objetivo de conhecer ainda mais sobre carnes e sobre churrasco.

Na terra dos Hermanos, a carne é talvez o melhor produto local, e objetivo de grande admiração por parte dos argentinos.

O Assado, como é conhecido, por lá, é uma paixão nacional, tal como o futebol. De forma parecida, ou talvez até mais forte do que para nós, aqui no Brasil.

Durante o período, o turco trabalhou como voluntário em alguns restaurantes de Buenos Aires, e passou a dominar também a forma argentina de se fazer churrasco; e principalmente os cortes locais e o uso da parrilla, a churrasqueira portenha.

Com esse mix de conhecimentos, ele retornou para Istambul e realizou seu grande sonho aos 27 anos. Abrir sua própria steakhouse.

Surgia assim o Nurs-et. Uma brincadeira com o seu próprio nome, separado pelo hífen, para representar a palavra ‘’Et’’, que em turco quer dizer carne.

O início foi humilde, e o restaurante contava com apenas 8 mesas, e uma equipe de 10 pessoas, que trabalhavam em rodízio em turnos durante o almoço e o jantar.

Desde o início, a visão de Gokçe era criar um restaurante que fosse repleto de diferenciais em relação aos demais. Além de escolher pessoalmente cada carne servida, ele também estabeleceu um posicionamento premium para seus produtos.

A ideia era focar em clientes de maior poder aquisitivo, que estivessem acostumados a pagar um preço mais alto, em troca de uma carne de alta qualidade.

Para agregar este valor ao produto entregue, além de escolher carnes selecionadas e de alta qualidade, Nusret também agregou as técnicas que aprendeu ao longo dos anos.

O resultado eram cortes de carne premium, servidos em tábuas de madeira, temperadas com flor de sal na mesa do cliente. O serviço também era de acordo com o preço cobrado. Tudo para que o cliente sentisse uma experiencia única e que ele só poderia encontrar naquele restaurante.

Com um ticket médio alto, em um país com problemas financeiros constantes, tal como o Brasil, o restaurante tinha uma clientela bastante restrita; e por conta disso o restaurante recebia apenas empresários, autoridades e celebridades.

Com um objetivo concreto e um posicionamento muito bem definido, o restaurante passou a chamar a atenção na cidade, e também ganhou um grande fã: o bilionário empresário turco Ferit Sahenk.

Email image

Sahenk se tornou bilionário depois de vender sua participação no banco Turkiye Garanti Bankasi para o banco espanhol BBVA.

O empresário tem como hábito investir em negócios nascentes, e viu no negócio de Nurset uma grande oportunidade. Seu fundo chamado Dogus Holding já investiu mais de 9 bilhões de dólares em vários setores nas últimas décadas.

Dali, nasceu uma sociedade entre os dois, que culminou na abertura de um novo restaurante também em Istambul, que conseguiu um sucesso ainda maior do que o estabelecimento original. Na segunda unidade, o restaurante se tornou um ambiente maior e mais familiar, abrangendo também novas opções de pratos no cardápio.

Além de assados tradicionais de boi e cordeiro, o estabelecimento também ampliou o leque de produtos, e passou a servir pratos crus como carpaccio, steak tartare e também produtos para uma clientela ainda mais vip: um bife de boi envolto com uma película de ouro.

O cardápio cheio de diferenciais, a atmosfera de alto luxo, e com um serviço bastante particular, o restaurante se tornou uma referência nacional. Além da forma como os garçons serviam o sal, deixando uma flor de sal escorrer sobre o antebraço; cada um deles pode fazer diferentes performances durante o serviço da comida, criando uma espécie de show durante cada oportunidade.

Com esse conjunto, o restaurante se tornou o preferido de celebridades e jogadores de futebol dos times locais como Galatasaray, Fernebaçhe e Besiktas.

O sucesso foi tão grande, que o restaurante abriu outras unidades em Istambul, e depois na capital Ankara.

Em 2014, o restaurante também começou com sua expansão internacional, e abriu uma unidade em Dubai e outra em Doha, no Catar.

Todas com o mesmo espírito e posicionamento.

Por conta de todos estes elementos, a rede de restaurantes se tornou bastante lucrativa, principalmente por conta do alto preço cobrado.

Porém, foi em 2017 que o mundo passou a conhecer Nusret Gotçe, quando um vídeo de sua apresentação durante o serviço de uma carne no restaurante se tornou viral na rede. Nele, o chefe salpicava uma carne de sua forma característica. Desde lá, ele já apresentava o seu uniforme habitual de trabalho. Uma blusa branca e uma calça social preta. Além dos óculos de armação dourada, que estão sempre com ele. Até mesmo durante a noite.

O vídeo viralizou em todo o mundo e pouco tempo, o açougueiro se tornou um símbolo da cultura pop, um verdadeiro meme humano. E ganhou o apelido de Salt Bae, o namorado do sal, em tradução literal.

E ao contrário do que a maiorias das pessoas pensava, Nusret já era bem-sucedido antes do sucesso do vídeo.

Ainda assim, a fama fez com que o seu restaurante que já era bem sucedido se tornar um ponto turístico em Istambul, e a fama também se arrastou para os demais restaurantes, que dividem sua atenção e fazem com que ele viaje constantemente.

Por conta do sucesso enorme, o restaurante passou a ter filas de espera que podem durar horas, e a reserva de mesas para datas futuras se tornou algo necessário.

Além disso, a rede também ganhou novas unidades, sendo uma delas em Miami e outra em Nova York. Nas unidades americanas o preço é ainda mais alto do que na Turquia, e um bife de cerca de 500 gramas retirado do contra-filé junto com a costela do boi, custa a bagatela de 130 dólares. O bife é chamado de Ottoman Steak, ou bife otomano, e é temperado com mostarda.

Todas as carnes são cortadas na mesa, em frente ao cliente. E imediatamente o sal é servido sobre a carne, da mesma forma que tornou o chef famoso mundialmente.

E o mais curioso é que segundo ele a forma de servir o sal não era para chamar a atenção, e sim para espalhar melhor o sal sobre a carne.

Além da carne, a rede também oferece drinks, sobremesas turcas, e possui uma loja de souvernis que contém camisas com a estampa do chef, facas, garfos, instrumentos de churrasco, avental e outros itens. Também vendidos a preços considerados altos.

A expansão internacional chegou a programar a abertura de unidades em Londres, e até uma unidade em São Paulo foi cogitada. Porém, o projeto foi freado, principalmente pela alta desvalorização da moeda turca, a lira turca; que perdeu muito valor nos últimos anos.

Ainda assim, a rede abriu unidades em Abu Dhabi e na ilha de Mykonos, na Grécia, totalizando 15 unidades.

O sucesso chamou a atenção dos fundos Temasek, de Singapura e o britânico Metric Capital. E em 2018, a dupla comprou 17 por cento do negócio por 200 milhões de dólares.

Ainda assim, em virtude das crescentes tensões e da alta desvalorização da moeda turca, a rede acumulou dívidas em suas operações na Turquia; criadas principalmente para aproveitar o sucesso e a fama de Nusret nas redes sociais. Por conta dessa dívida local, a rede renegociou alguns compromissos.

Apesar da dívida da rede, recentemente o empreendedor está criando outras fontes de renda, como a produção de pães e um serviço de cafeteria.

Não há um valor exato sobre a fortuna do açougueiro atualmente, mas há rumores de que ele tenha mais de 30 milhões de dólares em patrimônio.

Por conta de todos esses elementos, a história de Nusret Gokçe é mais uma história de sucesso que merece ser contada em nosso canal, e foi um pedido de nosso inscrito Felipe Ishida.