OS QUE MAIS GANHARAM DINHEIRO EM 2021
0
0

OS QUE MAIS GANHARAM DINHEIRO EM 2021

O Ano de 2021 foi de desafios e incertezas, mas também foi de grandes conquistas; especialmente para alguns bilionários, que ficaram ainda mais ricos.

Rodrigo Felicissimo
6 min
0
0

O Ano de 2021 foi de desafios e incertezas, mas também foi de grandes conquistas; especialmente para alguns bilionários, que ficaram ainda mais ricos.

Email image

Apesar do ano ainda ter alguns dias, a Revista Forbes compilou os principais ganhos no ano; e no total, os bilionários de todo o mundo ficaram 1,6 trilhão de dólares mais ricos nesse ano.

Ao todo são contabilizados 2600 bilionários em todo o mundo. E, reunidos, eles concentram o montante de 13,6 trilhões de dólares.

Curiosamente, o ano que eles mais ganharam foi o de 2020, quando eles adicionaram 1,9 trilhão de dólares a seus bolsos; mas ainda assim, 2021 não foi muito diferente.

Mesmo com cenário de crise, incerteza e inflação em todo o mundo, os bilionários de modo geral conseguiram se sobressair mais uma vez. Principalmente em 4 países; cujos cidadãos se destacaram pelo volume de dinheiro que ganharam nesse ano.

No caso dos bilionários chineses, o grupo ficou apenas 4 por cento mais rico nesse ano, em contraponto a um 2020 em que houve um grande crescimento dos negócios locais, que culminaram em um aumento de cerca de 60 por cento na fortuna dos bilionários locais.

Contudo, boa parte dos membros do seleto grupo local tiveram problemas por conta das novas regulamentações do governo chinês, que implementou uma série de exigências e limitações para os negócios locais; que foram muito mal recebidas pelos mercados de todo o mundo.

A questão fez com que os bilionários chineses ficassem no quarto lugar geral em 2021, entre os que mais ganharam dinheiro no ano.

E ainda há receio de que até o último dia do ano, a situação dos bilionários chineses fique ainda pior; especialmente pelo pessimismo em torno do país, especialmente depois da quebra de empresas imobiliárias como Fantasia e Evergrande.

Email image

A título de exemplo, dentre os magnatas chineses, o popular Jack Ma, fundador do Alibaba, perdeu cerca de 23 bilhões de sua fortuna pessoal; já no caso de Colin Zheng Huang, antigo mandatário do e-commerce Pinduoduo, a perda foi ainda maior: 43 bilhões de dólares.

Será que é o fim da prosperidade chinesa?

Será que o império vermelho está com os dias contados?

Compartilhe conosco nos comentários.

Já os bilionários da Rússia ficaram em terceiro entre aqueles que mais enriqueceram em 2021; principalmente por conta do enriquecimento de magnatas como a fundadora do varejo Wildberries, Tatyana Bakalchuk, cuja fortuna está avaliada em 12,9 bilhões de dólares, e o criador do aplicativo Telegram, Pavel Durov, cuja fortuna está avaliada em 17,2 bilhões de dólares; especialmente pois sua rede social foi a que mais ganhou adeptos nesse ano.

O criador do aplicativo Telegram, Pavel Durov
O criador do aplicativo Telegram, Pavel Durov

Ao todo, os bilionários russos ficaram 145 bilhões de dólares mais ricos nesse ano.

Curiosamente, o segundo país com os bilionários que mais enriqueceram é a Índia, que teve um aumento de 210 bilhões de dólares no bolso de seus cidadãos nesse ano.

O número se deu principalmente pelo enriquecimento do magnata do petróleo e tecnologia Mukesh Ambani, e de Gautam Adani, dono do grupo Adani, que trabalha na área de infraestrtuura, commodietes, geração de energia e imóveis.

Gautam Adani, dono do Grupo Adani
Gautam Adani, dono do Grupo Adani

Adani enriqueceu quase 30 bilhões nesse ano, e sua fortuna saltou para 80 bilhões de dólares.

O Magnata Muskesh Ambani, inclusive, é tido por muitos como um possível mais rico do Mundo em alguns anos... saiba por que:

Por fim, no caso dos bilionários americanos, o ano foi ainda mais auspicioso. Ao todo, eles adicionaram mais de 945 bilhões de dólares em suas fortunas.

Larry Page e Sergey Brin
Larry Page e Sergey Brin

Dentre eles, os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin foram imensamente beneficiados pelo crescimento de 62 por cento nas ações da Holding Alphabet, que controla todas as iniciativas do grupo. O que rendeu 44 bilhões de dólares extras para Page e 42 bilhões de dólares extras para Brin.

Já o criador da Oracle, Larry Ellison mostrou mais uma vez que sua empresa não tem limites, e que vai continuar navegando no crescimento exponencial do mundo digital. E por conta da valorização das ações da empresa, o magnata acrescentou mais 32 bilhões de dólares em sua conta. O que o fez ficar com mais de 124 bilhões de dólares em sua conta. O que o colocou na posição de 5ª pessoa mais rica do mundo.

Vale lembrar, que já contamos a história de Ellison em nosso canal

O impulsionamento no ramo da tecnologia também rendeu mais um super bônus para o ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que aumentou sua fortuna em 27 bilhões de dólares. Vale lembrar, que a empresa cresceu seu valor de mercado em 45 por cento nesse ano, se tornando a companhia mais valiosa da atualidade.

Vale ressaltar que atualmente, o antigo mandatário do negócio é o maior acionista da companhia. Especialmente depois que Bill Gates vendeu grande parte de suas ações entre 2014 e 2016.

Por fim, quem mais ganhou dinheiro em 2021 foi Elon Musk, o homem de ferro da vida real.

Em Novembro, a fortuna do magnata chegou a romper a marca histórica de mais de 300 bilhões de dólares. Entretanto, devido a recentes controvérsias, e o plano de pagar uma voluptuosa quantia em impostos, a fortuna do magnata recuou para cerca de 266 bilhões de dólares, no momento da apuração. Um total de 110 bilhões a mais em sua fortuna quando comparado com o ano passado.

Quase o mesmo valor que ele adicionou ao seu patrimônio pessoal em 2020. Será que ele repetirá o feito em 2022?

Ainda assim, o valor final faz com que ele seja considerado o homem mais rico do mundo, com cerca de 70 bilhões a mais que o segundo colocado; o criador da Amazon, Jeff Bezos, cuja fortuna aumentou cerca de 6 bilhões de dólares nesse ano.

Curiosamente, existe a possiblidade de Musk pagar a maior quantia em impostos da história. E isso tudo somente pelo exercício de 2021.

Apesar de não ter nascido no país, Musk é cidadão americano e agora escreve um capítulo em sua biografia envolvendo o pagamento de impostos e a relação entre o fisco, o mercado e os contribuintes.

Em meio a polêmicas e uma possível alteração na legislação americana, por enquanto há expectativa de que o bilionário tenha que desembolsar entre 7 e 15 bilhões de dólares somente ao fisco americano. Será que ele vai honrar o compromisso?

E para você, é justa essa cobrança? É justo o governo americano abocanhar tamanha fatia?

Compartilhe conosco nos comentários.

Esse vídeo contabilizou aqueles que mais ganharam dinheiro de 2021. E para você, faltou alguém na lista? Conte pra gente nos comentários.