Narrativas | Aprenda como ninguém nunca te explicou
35
0

Narrativas | Aprenda como ninguém nunca te explicou

Entenda a diferença entre narrativa e história, e aprenda como engajar ainda mais suas audiências.

Rodrigo Portaro
6 min
35
0
Email image

Espero que você não seja mais uma pessoa que sempre acreditou que criar uma narrativa é a mesma coisa que criar uma história. 🤦‍♂️

😢Não se sinta mal por isso, afinal, se você procurar no Google, vai encontrar muita gente falando que narrativa é sinônimo de história. 

Mas qual o problema de não saber a diferença entre narrativa e história, Rodrigo?

Não saber a diferença entre narrativa e história pode ser exatamente o que está te impedindo de gerar mais engajamento e criar relacionamentos mais profundos e de mais confiança com seu público

O que é história? (⚠️ alerta de momento filosófico)

🔥 História é arte. História é a forma natural que o ser humano se comunica com os outros e consigo mesmo. Exato. Você sonha e pensa em formato de história. 

História é a busca pela verdade da vida. História é um metáforas para a vida. História é um ferramenta que nos ajuda a viver a vida. História é uma experiência altamente significativa. História é uma ciência, pois a ciência é a busca pelo que é real, pelo que de fato existe, sem achismos do que poderia ser.

Email image

👩‍🔬 Quando uma cientista analisa um novo vírus, ela busca saber do que o vírus 'é' composto, e não do que ele 'pode ser' composto. Para isso ela mergulha o mais fundo possível para descobrir quais os elementos básicos que compõem o vírus, para poder explicar ao mundo o que ele é. 

Para criar uma história, é a mesma coisa. A diferença é que a história é uma ciência que acontece através do tempo (segundos, minutos, horas), assim como a vida.

🤯O(a) roteirista é um cientista tentando entender os elementos da vida que nos fazem ser quem somos, e não quem podemos ser. E então, ele/ela nos mostra através de uma história.

Quer aprender mais sobre o que é história, veja esse artigo

Saindo do momento filosófico ❤️

Email image

Neste momento você pode estar pensando: 

"Muito profundo Rodrigo, mas isso está muito abstrato". 

Você já deve ter percebido por exemplo que os filmes da PIXAR são para adultos e crianças, não é mesmo? Isso acontece, pois os roteiristas da Pixar são cientistas da vida. Eles entendem como a vida funciona. Exemplo:

Toy Story 01: A história de um boneco cowboy (Woody) que se acha o brinquedo mais importante do dono, mas que agora está com medo de ser substituído por um novo brinquedo que chegou (Buzz Lightyear). Qualquer pessoa sabe como esse medo é. Crianças tem esse medo quando ganham um irmão, por exemplo. Adultos encontram isso no trabalho quando fazem uma nova contratação. Essa história de um boneco que fala, na verdade é a história de todos nós. A forma como ele se comporta, a partir desse medo, também é real, é compreensível. Pois ela imita muito bem o que é a vida. Isso é história. 

Email image

Uma história bem contada é uma experiência tão poderosa para a audiência, que fica viva por muitos e muitos anos na cabeça das pessoas. O relacionamento que você cria com os personagens da história são tão profundos, que nos movem a mudar de comportamento, a refletir sobre nossa vida, motivam a comprar algo, enfim, nos movem a agir.

Boas histórias movem pessoas.

🤔 Entendido. Mas o que é Narrativa?

⚠️ Alerta de spoiler, vou revelar para vocês um pedaço do livro Poetics de Aristoteles! Eu sei que vocês estão loucos para ler, mas me perdoem pelo spoiler. Juro que não estraga o final. 

Email image

Segundo Ari (Ari é Aristoteles para os íntimos):

"Narrativa é a imitação da ação de maneira organizada e temporal" Aristoteles, Poetics

Em outras palavras:

"Narrativa são ações colocadas em sequência de maneira organizada (tramada)."

Você poderia pensar:

"🤔 Rodrigo, uma história é um conjunto de ações de maneira organizada e temporal, não é mesmo? Um personagem faz alguma coisa, a vida reage de alguma maneira, forçando ele a agir novamente, e assim por diante."

A resposta é SIM, é verdade!

Portanto, é correto afirmar que toda história é uma narrativa. 

Email image

Mas nem tudo são rosas, senhoras e senhores. Pois apesar de toda história ser uma narrativa, nem toda narrativa é história. 

Email image

Portanto, vou explicar quais são as 04 formas de narrativa.

1) A SEDUÇÃO ❤️😍

Propagandas de cerveja são exemplos de sedução. Se narrativas são imitações de ações organizadas de maneira temporal, uma propaganda de cerveja é uma narrativa. Certo? Sim! 

Email image

Agora, uma propaganda de cerveja é uma história? Não.

Normalmente propagandas de cerveja são uma mera sedução. Elas não são uma metáfora para vida, não buscam mostrar o que é real, nem o que é verdadeiro, não ajudam seus clientes a de fato viver a vida (apesar que uma cervejinha ajuda a viver a vida! hehe), e portanto não podem ser chamadas de história. 

COERÇÃO 😱 🏴‍☠️

Empresas e pessoas que tentam vender produtos na internet usando as famosas fórmulas de lançamento (ou similar), adoram o famoso FOMO (Fear Of Missing Out, ou "medo de perder a oportunidade"). Esse é um exemplo de coerção. Se narrativas são imitações de ações organizadas de maneira temporal, coerção é uma narrativa. 

Mas dá para dizer que eles usam história? Não. 

Email image

Narrativas coercitivas usam a emoção negativa (medo) para mover as pessoas a pensarem algo que é do interesse deles (comunicadores). Muitas vezes são mentirosas ao afirmar "essa é a última chance que você vai ter na vida de comprar isso" e depois de algum tempo lá está ele novamente. Ou então ao afirmar "eu trago o melhor conteúdo da internet para você", de acordo com ele mesmo. 

Então, novamente, elas não são uma metáfora para vida, não buscam mostrar o que é real, nem o que é verdadeiro, nãoajudam seus clientes a de fato viver a vida e portanto não podem ser chamadas de história.

RETÓRICA 😐😴

Quando profissionais e empresas querem provar que são bons o suficiente, que estão preparados, que possuem o melhor produto, enfim, elas tendem a focar em DADOS, NÚMEROS E FATOS. 

Essa tendencia mata as emoções e o drama que poderiam existir naquela comunicação. Retórica é uma narrativa sem drama. Ou seja, uma imitação de ações organizadas de maneira temporal, mas que não provocam conflito, mudança e emoção. Por isso apresentações de resultado e vídeos institucionais não emocionam.

Email image

Então, novamente, elas não são uma metáfora para vida, não buscam mostrar o que é real, nem o que é verdadeiro, não ajudam seus clientes a de fato viver a vida e portanto não podem ser chamadas de história.

CONCLUSÃO

🧐Quando olhamos para as narrativas Retóricas, Coercitivas e Sedutoras, é nítido perceber que são tentativas de PERSUADIR o público. Todas elas tentam te induzir em uma linha de raciocínio que favorece o comunicador. 

Email image

Por mais que estejam tentando provar que estão sendo científicos, mostrando dados e números, isso não é ciência. Ciência vai atrás da realidade. E a realidade é que narrativas retóricas, coercitivas e sedutoras não falam sobre uma verdade da vida. 

Essas narrativas funcionam? Claro que sim. Mas qual o problema delas? 

Quando o público percebe que foi persuadido, e que aquela narrativa não verdadeira, não é exatamente o que disseram que seria, a confiança do público com o comunicador é quebrada. Dificilmente é reconstruída. Portanto, dificilmente esse tipo de narrativa cria relacionamentos profundos de confiança entre público e comunicador. 

Quando falamos de história, novamente: história é ciência. O intuito dela não é persuadir, é mostrar o que é. O público decide e deduz por si só, o que é verdade. 

Essa forma de se comunicar dá muito mais trabalho e exige muita reflexão. É verdade. Por isso que história é arte, diferente das outras narrativas. Mas considere contar boas histórias se você quer se relacionar com seu público de maneira profunda, verdadeira e de longo prazo.

Email image

To be continued...

--

Rodrigo Portaro | sócio fundador da Academia da Trama, Professor de Storytelling e Gamefication da PUC-RS online e Sócio Conselheiro da The Plot Company, do Master Talks e da High.