Storytelling Everywhere | Como criar Cultura empresarial com histórias?
58
0

Storytelling Everywhere | Como criar Cultura empresarial com histórias?

Entenda como histórias influenciam na cultura da sua empresa e como usa-las a seu favor!

Rodrigo Portaro
6 min
58
0
Email image

👋Você já deve ter reparado que muitas empresas tentam criar uma cultura de pessoas apaixonadas e produtivas-  mas não conseguem. A verdade é que uma empresa que falha em contar histórias, falha em construir cultura. Por outro lado, empresas que contam boas histórias, criam culturas incríveis. Hoje vamos falar como histórias podem construir ou destruir culturas organizacionais. 


Ao longo dos últimos 12 anos atendi mais de 500 empresas de todos os tamanhos e de diferentes partes do mundo. Durante este período observei que as empresas mais felizes e motivadas, independente do tamanho e do setor, apresentavam uma coisa em comum: elas contavam boas histórias. Desde as comunicações de marca para o mercado, até dos líderes para seus liderados, mas também entre liderados. Vamos começar?

Email image

Quais tipos de história?

Quando falo de boas histórias, falo de histórias que a audiência se enxerga, acredita e por isso compartilha. São histórias verdadeiras que transparecem os sonhos de futuro, que carregam significado, que comemoram as conquistas do passado, enfim, histórias que dão vontade de contar, e que encorajam a audiência a continuar seguindo em frente. Dentre os tipos de história que vi pessoas replicarem com consistência e recorrentemente, estão os seguintes:

📺 HM - Histórias midiáticas:

  • A história de criação e do criador (ex: Apple)
  • As histórias sobre clientes que mudaram de vida com a ajuda da empresa (ex: Google)
  • As histórias de futuro, sobre a visão da empresa e onde ela quer chegar (ex: SpaceX)

📣 PHP - Pequenas histórias poderosas:

  • Um CEO que pagou a escola do filho da funcionária.
  • Uma diretora que pagou o tratamento de um funcionário que o convênio não cobria
  • Um atendente que fez algo excepcional para um potencial cliente
  • Uma colega que defendeu outra colega que estava sendo injustiçada
  • Entre milhões de outras de pequenas histórias marcantes.

Mas isso ainda não são os tipos de história mais poderosas que existem. Essa são as histórias que desencadeiam as histórias mais poderosas. 🧐

Email image

🦸🏻‍♂️ As histórias mais poderosas

É um engano acreditar que contar os tipos de histórias acima é suficiente. As histórias mais importantes são as histórias que as pessoas contam para elas mesmas todos os dias (histórias internas) 😳:

👎 Exemplo de histórias negativas:

  • "Nem vou me esforçar, afinal, sempre foi assim e não vai mudar"
  • "Não sou pago para fazer isso".
  • "Mas é impossível contornar esse problema".

👍 Exemplo de histórias positivas:

  • "Se mudarmos o que ninguém nunca conseguiu, nós vamos crescer como nunca crescemos"
  • "Vou encontrar algo que gere ainda mais valor para o meu cliente"
  • "Eu faço mais do que deveria, pois eu amo o que eu faço".

Percebem a diferença de cultura que existe entre pessoas que contam para si mesmas histórias negativas de pessoas que contam histórias positivas?

Quando somamos todas as "mentes" de uma empresa e analisamos as histórias que as pessoas contam para elas mesmas, nós conseguimos entender a cultura da empresa hoje e até prever como ela será no futuro. 🤯

Email image

Os fatores que mais importam

Agora, esses tipos de história são poderosas, porém não surtem efeito duradouro sem:

  • Cadência e Diversidade
  • Com coerência.

Histórias isoladas, por mais consistentes e coesas que sejam, são como medidas paliativas, muitas vezes o efeito é passageiro. Contar histórias com cadência, diversidade e coerência, é fundamental. 

Cadência e Diversidade: Precisamos contar histórias sempre, de diversas formas, em diversos locais, através de diferentes vozes. Pessoas e empresas que não tem cadência e diversidade, não engajam públicos no longo prazo. 

Coerência: Ao longo do tempo a história precisa ser coerente. Um líder que rema para um lado, depois para o outro, que parece perdido, acaba contando histórias que em algum momento se contradizem. A profundidade, as crenças e os valores são bons guias para mantermos nossa coerência ao longo do tempo. 

Mas isso é óbvio. Todo mundi sabe que não podemos deixar esses fatores de lado, não é mesmo?

Email image

O modelo mais eficiente de histórias. 

Portanto, uma cultura poderosa é construída da seguinte forma:

Histórias motivacionais quando contadas com cadência e coerência, motivam pessoas a agir com direção e ritmo. Ao longo do tempo essas ações viram novas histórias a serem contadas com a mesma direção e ritmo. E é assim que uma cultura de história é criada.

Email image

O inconsciente das empresas

Uma empresa com cultura forte é uma empresa que possui pessoas que contam histórias de encorajamento, realização e positividade para si mesmos todos os dias em forma de pensamentos. E são esses pensamentos que criam o inconsciente da empresa.

Essas histórias começam na cabeça das pessoas, mas em algum momento elas são contadas e ganham força. Incialmente elas são contadas entre amigos, depois entre colegas, depois entre áreas até que chegam na empresa toda. Talvez possamos chamar essas histórias de sistema de crenças interna da empresa. 

Toda empresa tem o seu. Pro bem ou para o mal. 🔥

Email image

😵O erro fatal

Quando as empresas não reconhecem as histórias que estão no inconsciente das pessoas, ou então, demonstra que ela não sabe o que o inconsciente está dizendo, isso agrava uma cultura ruim ou mata (pelo menos um pouco) a cultura boa. Empresas de sucesso sabem o que está sendo dito pelas pessoas, não nega o que está acontecendo, assume a responsabilidade e convoca as pessoas para resolver o problema ou para potencializar o que está dando certo. 

Acredito que 95% dos exemplos que tenho são de empresas que não sabem contar histórias.  Já vi muitas e muitas grands empresas que negam o inconsciente da empresa e criam eventos com frases motivacionais e mentirosas, que não tocam os funcionários e nem os clientes. Usam mensagens que só tem significado para eles mesmos: a liderança desesperada pelo crescimento ilusório dos números. É triste. 

Email image

O que ajuda uma empresa a contar histórias?

Mas afinal, o que pode me ajudar a contar histórias internamente e externamente? Algumas opções passam pela minha cabeça, mas destaco algumas:

  • Empresas com produtos ou serviços incríveis: impactar a vida de clientes positivamente gera positividade e motivação para acordar todos os dias, bem como incentivam comportamentos e atitudes positivas. Isso gera um ambiente de pessoas sorridentes, que comemoram, que torcem, e que também sofrem quando não conseguem atingir um objetivo. Tudo faz parte de um ciclo virtuoso de aprendizado e realização. 
  • Empresas com líderes altamente capazes de enxergar o que poucas pessoas enxergam: São pessoas voltadas para a resolução de problemas, para encontrar saídas quando todos se sentem encurralados, pessoas que trazem inspiração e que ajudam o time a prosperar e realizar.
  • Contexto Dinâmico e turbulento: Quando o vento sopra a nosso favor, é ótimo. Mas boas histórias possuem conflitos - muitos. Portanto, por mais desafiador que seja o contexto, nunca deixe de fazer história para ter história para contar. 

💡Conclusão

A conclusão que podemos chegar é que cultura é comportamento. O comportamento constrói histórias. Quanto mais histórias vividas com direção e ritmo, mais histórias para contar nós temos, e mais as pessoas se motivam a continuar. É assim que histórias se relacionam na construção de cultura. 

♥️ Quer aprender mais sobre storytelling, acesse o canal: https://academiadatrama.pingback.com/

To be continued...

--

Rodrigo Portaro | Sócio fundador da Academia da Trama, Professor de Storytelling e Gamefication da PUC-RS online e Sócio Conselheiro da The Plot Company e do Master Talks.