No Catar, Brasil tem título na esgrima e vice no vôlei de praia
0
0

No Catar, Brasil tem título na esgrima e vice no vôlei de praia

No Catar, Brasil tem título na esgrima e vice no vôlei de praia 

Marcelo Romano
3 min
0
0


Nathalie Moelhaussen vence Grand Prix e a dupla Ana/ Duda fica com vice no Finals do circuito mundial

No último domingo de janeiro o esporte olímpico brasileiro teve 2 ótimos resultados em eventos no Catar: na esgrima, em que Nathalie Moellhausen não estava entre as favoritas, e no vôlei de praia com as campeãs mundiais Ana Patrícia e Duda. 

Email image

Na esgrima, Nathalie venceu o Grand Prix do Catar na sua arma, a espada. Desde que conquistou o título mundial em 2019, ela  não tinha um resultado tão expressivo. Todas as 10 melhores colocadas do ranking mundial participaram do evento. 

Nathalie teve que disputar a fase de grupos ( os poules). Ela ganhou todos os 6 confrontos e avançou para o mata-mata entre as 64 melhores. A partir daí venceu 6 confrontos para chegar ao título, incluindo as oitavas de finais contra a queniana Alexandra Ndolo ( vice campeã mundial 2022),  semifinal contra a húngara Eszler Muhari e a final contra a francesa Marie Cassamandy ( 7º do ranking). 

A atleta brasileira agora com  37 anos,  entrou na Olimpíada de Tóquio em 2021 como 4º colocada do ranking. Agora ocupa o 36º lugar. Com a conquista no Catar, deve subir bastante. O campeonato mundial da modalidade ocorrerá em julho na Itália. Os mundiais de esgrima são anuais. É um esporte muito difícil apontar favoritos. Repetindo as atuações que teve no mundial 2019 e hoje, a esgrimista brasileira briga por medalha. 

Nathalie tem um outro desafio este ano: conseguir superar as ótimas atletas dos EUA e faturar o ouro inédito nos Jogos Pan-americanos em outubro. Em 2015 ela foi bronze. 

Vôlei de praia-  Ana Patrícia e Duda disputaram o torneio Finals, que reuniu as 10 melhores duplas da temporada 2022. Normalmente a disputa ocorre no próprio ano, mas desta vez a Federação Internacional marcou para o início de 2023 em Doha, mesmo local onde será disputada nesta semana, a 1º etapa da temporada 2023. 

As brasileiras  chegaram até a decisão de forma invicta: 4 vitórias na fase de grupos, além de superarem as australianas Clancy/ Mariafe nas semifinais. Porém na decisão, sucumbiram diante das americanas Hughes/ Cheng por 2 sets a 0, parciais de 25/18 e 25/16. As campeãs perderam 2 jogos na fase de grupos, precisaram disputar as quartas de finais, mas no mata-mata venceram os 3 jogos. 

O Brasil teve ainda outras 3 duplas disputando o Finals, mas nenhuma chegou as semifinais: Bárbara/ Carol, Renato/ Vitor Felipe e André/ George.