No rugby sevens feminino, Brasil confirma favoritismo e leva vaga olímpica
0
0

No rugby sevens feminino, Brasil confirma favoritismo e leva vaga olímpica

Marcelo Romano
2 min
0
0

No rugby sevens, modalidade que estreou na Rio 2016, sempre uma vaga olímpica é destinada ao melhor do continente sul-americano. Neste final de semana aconteceu em Montevideo, o campeonato sul-americano, dando ao campeão, a chance de ir aos jogos de Paris. No feminino, o Brasil, que não tem adversários de bom nível no continente, venceu os 6 jogos e pela 3º edição consecutiva, estará na Olimpíada. 

Email image

O Brasil entrou como favorito, mas esperava um jogo mais difícil contra a Colômbia, que chegou a vencer na disputa do bronze dos Jogos Pan-americanos em 2019. Porém foram 5 vitórias tranquilas contra Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai. Apenas a Argentina conseguiu marcar um try no Brasil e perdeu por 17 a 5. As colombianas fizeram uma campanha decepcionante, perdendo de argentinas e uruguaias e tomando 38 a 0 do Brasil. 

A nível mundial, a seleção brasileira feminina ainda não evoluiu em termos de resultados neste ciclo olímpico. Nesta temporada disputou 7 etapas da World Series, o circuito mundial, e a melhor colocação foi um 9º lugar na etapa da África do Sul. Esses torneios contam com 12 seleções, assim como na Olimpíada. O Brasil não conseguiu em nenhuma vez ficar entre os 8 melhores. A missão para Paris será justamente essa, já que todas as potências da modalidade como Austrália, França, Nova Zelândia, Irlanda e Estados Unidos, irão participar. 

No masculino, a grande potência do continente, a Argentina, já tinha vaga olímpica pelo circuito mundial. Havia a expectativa que o Brasil pudesse brigar com Chile e Uruguai pela vaga do sul-americano. Mas nossa seleção sofreu duas goleadas ( 36 a 5 para os chilenos e 27 a 7 para os uruguaios). Na disputa do bronze, quase um vexame. Brasil chegou a estar perdendo de 14 a 0 da Colômbia faltando 4 minutos. Em 2 ataques conseguiu empatar e vencer na prorrogação. Na fase de classificação o Brasil havia vencido a mesma Colômbia por 36 a 7.

Com o 3º lugar no sul-americano, a seleção masculina disputará um pré-olímpico mundial no ano que vem, mas as chances de vaga para Paris são mínimas. O Brasil não participa da 1º divisão do circuito mundial. O torneio olímpico masculino tem até agora classificados para Paris: Fiji ( atual bicampeã olímpica), Nova Zelândia, Argentina, Austrália, França e agora o Uruguai, vencedor do sul-americano.