Vôlei brasileiro termina Liga das Nações sem medalhas
0
0

Vôlei brasileiro termina Liga das Nações sem medalhas

Marcelo Romano
3 min
0
0

O vitorioso vôlei brasileiro terminou a 1ª grande competição de 2023 sem medalhas. As duas seleções fizeram campanhas razoáveis na fase de classificação, tiveram de enfrentar favoritos no mata-mata das quartas de finais e acabaram eliminadas. Em setembro e outubro ocorrerão os pré-olímpicos. Objetivo é já garantir vagas em Paris, para não depender do ranking mundial. 

A seleção feminina teve uma boa primeira semana de Liga com 3 vitórias e uma derrota no detalhe para a China. A contusão do principal destaque, a ponteira Ana Cristina, atrapalhou o restante da campanha. Na 2º semana também 3 vitórias e uma derrota para os EUA. O problema foi a 3º semana com derrotas para a Turquia e o esforçado Canadá. Mesmo com o retorno da principal jogadora do elenco, Gabi, o Brasil não conseguiu jogar bem e acabou tendo de encarar a China no mata-mata. Derrota por 3 a 1. A experiente Thaíssa retornando a seleção foi o principal destaque na Liga.

A Turquia, que agora conta com a cubana naturalizada Vargas, chegou ao seu 1º título. Em 5 edições, foi a primeira vez que o time feminino do Brasil não conquistou medalha. Foco total agora no pré-olímpico no Japão, a partir de 16 de setembro. Os adversários são Japão, Turquia, Bélgica, Bulgária, Porto Rico, Argentina e Peru. As duas melhores seleções se garantem na Olimpíada. Brasil e Turquia são favoritos, mas o Japão em casa e a Bélgica, devem dar trabalho.

Já a seleção masculina também oscilou bastante. Pelo 2º ano seguido ficou sem pódio. A campanha na fase de classificação teve 8 vitórias e 4 derrotas. O problema foi a derrota para Cuba, que terminaria em 13º lugar. Outro tropeço inesperado pelo histórico, foi diante do renovado Japão. Com isso, a seleção comandada por Renan acabou apenas em 6º lugar e precisou encarar a forte Polônia jogando em casa nas quartas. Nos últimos anos o Brasil virou freguês dos poloneses e mais uma vez os europeus venceram, agora por 3 a 0. 

Leal, titular absoluto nos últimos anos, ficou fora de toda fase de classificação e só atuou no último set do mata-mata contra os poloneses. Os principais destaques na campanha foram os ponteiros Lucarelli e Alan. Mas muito sobrecarregados, acabaram falhando em momentos decisivos. 

O Brasil será sede de um torneio pré-olímpico no masculino no Rio de Janeiro a partir de 30 de setembro. Estarão na disputa Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, Catar e República Tcheca. Brasil e Itália são favoritos. Mas precisa tomar cuidado com Irã e Alemanha e não perder novamente de Cuba. A Liga das Nações no masculino teve a Polônia como campeã. 

Email image