Do progresso à alienação
0
0

Do progresso à alienação

Os seres humanos são animais instintivos, muito mais impulsivos do que realmente racionais. Assim como levamos o egocêntrico título de Homo Sapiens (homem sábio, em tradução livre do latim).

Carlos Augusto
2 min
0
0
Email image

Os seres humanos são animais instintivos, muito mais impulsivos do que realmente racionais. E ainda sim levamos o egocêntrico título de Homo Sapiens (homem sábio, em tradução livre do latim).

A evolução da raça humana ao longo de milênios é espetacular e  nos últimos 500 anos então... Enquanto a tecnologia avança, doenças são extintas, o percentual de pobreza cai, apesar de ainda ser um problema pertinente e ao toque de um aparelho eletrônico, é possível se comunicar em tempo real com pessoas a 12.742 km de distância (diâmetro da Terra). Os foguetes agora dão ré - tenho pena de quem ainda usa foguete em metáforas motivacionais. Já estão cogitando viagens espaciais à lua e a colonização de Marte.

Ao passo que conquistamos o mundo e desbravamos as galáxias, o céu ainda é o limite. Uma parte da humanidade está focada no avanço científico e tecnológico, o que é ótimo mas não é tudo. Uma outra parte ainda tenta sobreviver à fome, à coerção e ao totalitarismo. E uma boa parte, senão a maioria, está se alienando, consumindo ideias supérfluas, vomitando opiniões fracamente embasadas, desperdiçando o poder de escolha que detém e se entregando a mediocridade.

Se você não está investindo no futuro, direta ou indiretamente contribuindo com a sociedade e nem lutando pela sua sobrevivência, é provável que você faça parte dos dominados e manipulados que passarão sua existências com dores nas quais jamais entenderão o motivo ou como sair delas esperando por um salvador e acreditando genuinamente neles que na mesma proporção, estão se aproveitando destas.

Terceirizar sua obrigação com a sociedade pode acalentar o ego e embriagar a consciência com falsas verdades sobre como você se enxerga. Mas o quanto você agrega para o meio em que vive?