Por simples curiosidade ou se você caiu de paraquedas nesse mundo vasto da T.I (tecnologia da informação), colher informações soltas não vai ajudar muito, são tantos segmentos que não é difícil se perder.
| ||
Por simples curiosidade ou se você caiu de paraquedas nesse mundo vasto da Tecnologia da Informação (T.I) colher informações soltas não vai ajudar muito, pois são tantos segmentos que não é difícil se perder (e se frustrar também!). Partindo desse pressuposto, considero que você, caro leitor, está flutuando e não consegue dar o primeiro passo, portanto, vamos começar com alguns conceitos básicos, acredito que ajudarão a sanar algumas dúvidas. | ||
Baseado na minha experiência, abordarei alguns tópicos que considero importantes no início do percurso na T.I, cujo estes são: Linguagens de programação, lógica de programação, algoritmos e pseudolinguagens. De início, esclareço que o termo “idioma” será usado para se referir à língua de um país, e o termo “linguagem” para se referir às Linguagens de Programação. | ||
Linguagem de Programação | ||
De forma resoluta, uma linguagem de programação é a ponte de comunicação entre você e a máquina (desde grandes mainframes, computadores de mesa até os smartphones). Estas linguagens possuem sintaxes e estruturas próprias, assim como os idiomas. Para exemplificar, uma pessoa aprende inglês para falar com os norte-americanos, e aprende japonês para falar com os japoneses. De maneira análoga, é importante aprender uma linguagem de programação para “conversar”, ou seja, trocar informações com a máquina | ||
É notória a quantidade de idiomas que existem no mundo, sabendo-se que eles foram criados para melhorar a comunicação entre os seres humanos. Com a mudança natural de uma cultura, o idioma sofre alterações para sanar conflitos e melhorar a comunicação. Do mesmo molde, as linguagens de programação foram criadas para facilitar a interação entre o humano e a máquina, e com o avanço tecnológico, linguagens mais poderosas vem surgindo para solucionar novos problemas. | ||
A forma com que as máquinas manipulam as informações, se dá através do sistema de numeração binário. Este sistema é composto por combinações sequenciais de 0 e 1. Considerando as capacidades de um ser humano, seria extremamente complexo adotar esse sistema para comunicação, restringindo-se o seu uso apenas ao processamento de informações nas máquinas. Dito isto, é inviável conversar com a máquina por zeros e uns. Nesse contexto, surgem as linguagens de programação, algumas mais parecidas com a linguagem humana e outras mais próximas à linguagem de máquina. E é por isso, que pode-se distinguir as linguagens em: Baixo nível e alto nível. | ||
Linguagens de baixo nível estão mais próximas da linguagem de máquina e por tanto são complexas, porém, muito eficientes. As linguagens de alto nível se aproximam mais da linguagem humana, dando dinamismo e liberdade na hora de programar. No entanto haverá como consequência, a perda de desempenho. Imagine uma conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes. Se nenhum dos dois sabem o idioma do outro, seria necessário um intérprete para mediar, compilar e traduzir a informação. Então, entre máquinas e linguagens de programação ainda existe esse mecanismo de conversão que teria o trabalho de modificar um código escrito numa linguagem de programação para zeros e uns. Como leitura complementar deste tema, ver: compiladores e interpretadores. | ||
De qualquer forma, os segmentos da área de T.I possuem problemas específicos e por isso, algumas linguagens funcionarão melhor do que outras em determinadas circunstâncias. | ||
Lógica de Programação | ||
Todos códigos, devem seguir padrões para que a máquina consiga interpretar, mas o interessante é que apesar dos padrões a serem seguidos, cada tecnologia (vulgo linguagem de programação) possui suas especificações. E é esta variedade tecnológica que possibilita a solução de casos singulares. Mesmo que uma tecnologia não possa resolver um cenário "x", existe ou será criada outro recurso computável para solucionar a problemática. Salvo a flexibilidade que esta diversidade traz, existe uma lógica "universal" aplicável em todas as linguagens de programação. E por isso, é de extrema importância aprender lógica de programação antes de partir para uma linguagem. | ||
Se uma pessoa aprende futebol jogando bola, e aprende matemática fazendo cálculos, como pode-se aprender a lógica de programação sem uma linguagem de programação ? | ||
Não é impossível, você pode começar com uma linguagem de programação se preferir, mas há mais barreiras quando negligencia-se etapas primordiais. Para a felicidade dos estudantes em T.I, existem as pseudolinguagens (ou Pseudocódigos) diferentemente das linguagens propriamente ditas, o seu valor é voltado para o exercício da lógica em programação. Em outras palavras, você começará programando em português como meio para facilitar o aprendizado da lógica. Deixarei o link de uma ótima pseudolinguagem: o Portugol. | ||
| ||
Falar em lógica é entender como estas linguagens de programação devem ser organizadas para criar uma estrutura adequada e entendível pela máquina. Parece complexo, mas utilizamos essa dinâmica em tudo. Imagine o caos que seria num trânsito com centenas de veículos onde nenhum motorista obedece às regras e aos padrões de movimentos. | ||
Isso nos leva ao terceiro conceito. Até aqui falamos sobre linguagem e lógica de programação mas uma linguagem bem fundamentada e que possui lógica não é o suficiente. Segue o exemplo: | ||
| ||
Observe que acima temos uma frase desconexa. Está no idioma português, porém a ordem das ações não fazem sentido, falta lógica. | ||
| ||
Quando se organiza as ações, o objetivo fica claro para humanos, pois agora se tem a lógica. Para o computador, ele não conseguiria fechar as lacunas entre uma ação e outra, isso porque quem faz essa ligação é o nosso raciocínio e a expressão dele está na lógica aplicada ao algoritmo. ALGORITMO !?! | ||
Algoritmos | ||
| ||
| ||
Algoritmo é uma sequência de ações bem definidas onde um passo leva ao outro ou não, dependendo das condições. No exemplo acima, a condição era ter o doce em casa ou não, e tê-lo em mãos ou não. O algoritmo obedece um padrão (sintaxe) e é expresso assertivamente através da lógica. | ||
Pra acabar de vez com a dúvida (ou piorar ela rs), veja a conceituação: | ||
| ||
Links Complementares: | ||
Texto revisado por: | ||
|