Relatos de um dev#01
0
0

Relatos de um dev#01

Não sei se é sabido, mas eu sou um desenvolvedor - dev para os mais íntimos. Analista e Desenvolvedor de Softwares formalmente e quando quero fazer propaganda... Prazer, Engenheiro de Software 😎.

Carlos Augusto
3 min
0
0
Email image

Não sei se é sabido, mas eu sou um desenvolvedor - dev para os mais íntimos. Analista e Desenvolvedor de Softwares formalmente e quando quero fazer propaganda... Prazer, Engenheiro de Software 😎.

No final das contas todas as nomenclaturas dizem respeito as mesmas atividades: Estruturar, criar, melhorar, inovar, simplificar sistemas e processos.

Nós temos um papel muito importante na sociedade. Andamos de mãos dadas com as tecnologias e quanto maior for o desenvolvimento tecnológico, maior é a atribuição que detemos com o nosso conhecimento, responsabilidade e dever de revolucionar a vida das pessoas de qualquer segmento, etnia, cultura e classe. Temos a "habilidade coringa" de transformar qualquer outro campo que não seja o tecnológico.

Assim como músicas, esculturas e poesias, o nosso trabalho é uma arte que impactará centenas de milhares de vidas por várias gerações, claro, se você se empenhar e se aperfeiçoar para tal. É quase tudo muito lindo - E é porque eu nem citei a abundância empregatícia do setor e nem os salários gordurosos. Mas, deixe-me explicar o "quase".

Trabalhar como desenvolvedor de softwares é uma alçada puramente intelectual, exigindo bastante lógica, criatividade, persistência e aperfeiçoamento contínuo - Mas o que você esperava? Os últimos 500 anos foram marcados de revoluções e saltos absurdamente grotescos de avanço científico (pra não falar "tecnológico" mais uma vez).

A tendência é que essa curva de desenvolvimento mantenha o seu ritmo exponencial e se pararmos pra amar uma tecnologia específica ou uma determinada ferramenta, amanhã já estaremos obsoletos. Assim como muitos dos nossos pais e avós que nunca conseguiram se adaptar aos smartphones - por exemplo.  Bem, aos que desanimam e desistem com as frustrações, tenho uma PÉSSIMA notícia para vocês.

Email image

De qualquer forma, não estou aqui para estragar a brincadeira. Busco o completo oposto. Andei pensando em como eu poderia contribuir com todos os devs iniciantes ou até aqueles que nem sabem o que buscam da vida e descobri que eu posso contribuir com bem mais do que conteúdos estritamente técnicos, estes que existem em abundância na internet.

Por que não compartilhar as minhas experiências vividas no trabalho? As gafes, as reclamações que doeram lá na alma, as lições aprendidas, a humildade e o paralelo entre o que programar permeia na minha vida pessoal e vice-versa, buscando sempre melhorar como programador, como profissional e também como pessoa, visto que as duas primeiras não valem de nada sem a última.

Bem, sempre que eu aprender algo novo, prometo que "documentarei" por aqui hahaha.

Até breve!