Aprenda a Dominar sua Mente
0
0

Aprenda a Dominar sua Mente

Todo conhecimento que o mundo já recebeu vem da mente; a biblioteca infinita do universo está em nossa própria mente. O homem é um universo em miniatura. A natureza externa é apenas a natureza interna em grande escala.

Miquéias Pereira
5 min
0
0

Todo conhecimento que o mundo já recebeu vem da mente; a biblioteca infinita do universo está em nossa própria mente. O homem é um universo em miniatura. A natureza externa é apenas a natureza interna em grande escala.

Falar do mal é tolice, porque eles não existem do lado de fora. O que somos, isso vem de fora, porque o mundo é nosso espelho. é um mundo objetivo que rege o mundo subjetivo. Mude o sujeito, e o objeto está fadado a mudar; purifique-se, e o mundo está fadado a ser purificado.

Conquiste a si mesmo e todo o universo será seu. Você tem que crescer de dentro pra fora, ninguém pode ensina-lo, ninguém pode torna-lo a ser espiritual. Não há outro professor, exceto a sua própria alma. Não há ajuda fora de você, você é o criador do universo. Não há limite para o poder da mente humana. Quanto mais concentrado, mais força é exercida sobre um ponto.

O mundo está pronto pra desistir dos seus segredos se soubermos apenas como bater, como dar-lhe o golpe necessário; a força e intensidade do golpe vem da concentração.

Os poderes da mente são como raios do sol, quando estão concentrados, eles iluminam.

A maior ajuda para a vida espiritual é a meditação pois ela ajuda a queimar todas as impurezas mentais.  Na meditação nos despojamos de todas as condições materiais e sentimos nossa natureza divina. Não dependemos de nenhuma ajuda externa na meditação.

O toque da alma pode pintar a cor mais brilhante, mesmo nos lugares mais sombrios; pode lançar uma fragrância sobre a coisa mais vil; pode tornar o ímpio divino e toda inimizade e todo egoísmo é apagado.

Aprenda a dominar a sua mente. <<Swami Vivekananda>>

A espiritualidade como ciência e como estudo, é o maior e mais saudável exercício que a mente humana pode fazer. Meditação é o poder que nos torna capaz de fazer resistir a tudo. Na meditação, por um momento pode modificar seu modo de ser. Agora, se você tem aquele poder dentro de si, não seria isto o céu, a liberdade? Este é o poder da meditação. Como alcança-lo? Cada temperamento tem sua própria maneira. Mas este é o principio geral: domine sua mente.

A mente é como um lago, e cada pedra que nele cai provoca ondas. Essas ondas não permite que nos vejamos como somos. A lua cheia se reflete sobre a água do lago, mas a superfície esta tão agitada que não vemos claramente o seu reflexo. Fique calmo, não deixe a sua natureza provocar as ondas. Fique quieto, e então, passado certo tempo ela desistirá, e então saberemos o que realmente somos.

A meditação é uma espécie de prece e a prece é meditação. A meditação mais elevada é não pensar em nada. Se você poder permanecer um momento sem pensar, um grande poder virá. Meditação significa que a mente está voltada para si mesmo . A mente para todas as ondas de pensamento e o mundo para. Sua consciência se expande. Cada vez que você meditar, você manterá seu crescimento.

O estado meditativo é o mais alto estado de existência. Enquanto houver desejo, nenhuma felicidade real pode vir. É apenas o estudo contemplativo, como uma testemunha de objetos, que nos trás verdadeiro prazer e felicidades.

A auto realização deve ser alcançada pela renúncia, pela meditação. Renuncia de todos os sentidos, cortando nós as correntes que nos prendem a matéria. Apegue-se a ideia: "Eu não sou a mente, vejo que estou pensando, estou observando minha mente agir". E a cada dia sua identificação com os pensamentos e sentimentos diminuirá, até que finalmente você possa se separar inteiramente da mente e realmente saiba que ela esta separada de você.

Quanto menos pensar no corpo melhor, pois é o corpo que nos puxa para baixo; é o apego, a identificação, o que nos torna infelizes. Este é o segredo: pensar que sou o espirito e não o corpo, e que todo este universo com todas as suas relações, com todo o seu bem e todo o seu mal, é apenas uma série de pinturas -cenas sobre uma tela- da qual eu sou a testemunha.

Só há uma maneira de controlar os sentidos: ver quem é a realidade no universo. Então, somente então, poderemos conquistar realmente nossos sentidos. Você mesmo será objeto de sua meditação. Pense e medite que você é o ser onipresente.

"Eu não sou o corpo, nem a mente , nem o intelecto, nem o corpo grosseiro nem o sutil". Por este processo de eliminação, mergulhe sua mente no conhecimento transcendente que é a sua natureza real. Mate a mente mergulhando-a repetidamente nisso.

Conhecedor e conhecido, o meditador e o objeto sobre o qual meditou se tornará um e a sensação de todas as sobreposições fenomênicas se seguirá. Isso é denominada nos shastras como a transcendência da tríade ou conhecimento relativo. Não há conhecimento relativo ou condicionado neste estado; o estado na qual essa dualidade de existência relativa se torna uma no puro bramam é chamado nas escrituras de estado super consciente.

Tudo que existe é unidade. Não pode haver multiplicidade. O universo todo é uno. A meditação consiste nesta prática, de dissolver tudo na realidade última que é o espírito. O poder da meditação nos dá tudo. A meditação pode transformar os tolos em sábios, mas infelizmente os tolos nunca meditam.

Para ter sucesso você precisa ter muita perseverança, uma tremenda vontade. 

"Eu beberei o oceano", diz a alma perseverante. "A minha vontade, se desintegrarão as montanhas"

Tenha esse tipo de energia, esse tipo de vontade. Trabalhe duro e você alcançará a meta. Medite sozinho todos os dias e tudo se abrirá por si mesmo.