Cristina Graeml e a Desinformação Verificada
0
0

Cristina Graeml e a Desinformação Verificada

Nessa semana( no dia 28/04/22) um editor do Estadão Verifica publicou que a  Jovem Pan onde trabalha a  jornalista Cristina Graeml  deveria "se redimir" após um relatório do Ministério da Saúde  apontou que  nenhuma criança ou adolescente mor...

Anselmo
4 min
0
0

Nessa semana( no dia 28/04/22) um editor do Estadão Verifica publicou que a  Jovem Pan onde trabalha a  jornalista Cristina Graeml  deveria "se redimir" após um relatório do Ministério da Saúde  apontou que  nenhuma criança ou adolescente morreu em decorrência das vacinas. Um ponto a se examinar em momento futuro é COMO o Ministério chegou a esse entendimento. Fato é que o "checador" afirma no seu texto que "desinformação pode matar". Uma atitude canalha que atribui ao comentário de Cristina eventuais mortes que POSSAM ter ocorrido por falta de vacinação.

Do ponto de vista penal, é dificílimo estabelecer um nexo que  ligue inequivocamente o comentário de Cristina a uma morte por falta de vacina. A mera ideia de que alguém deixou de tomar vacina tão somente por ter visto um programa de televisão é por demais fantasiosa e só serve para marcar determinados indivíduos como sendo mal intencionados. Beira a calúnia a insinuação de que pessoas morreram por conta da jornalista.  Um editor de um site de "verificação de notícias" deveria saber disso. Ele sabe. Sabe que imputa algo gravíssimo sem a menor evidência apenas para instigar o ódio de sua turba a alguém. E esse tipo de pessoa milita contra o "discurso de ódio". A falta de caráter fica mais nítida quando se lê que as fontes da comentarista são " redes sociais. Desinformação. Que envolve saúde. Grave." Ou seja, a afirmação nas entrelinhas que pessoas morreram  por conta de um comentário. Esse "editor" deveria responder judicialmente.

Observemos a "desinformação" de Cristina.  "Em ago/21 alertei p 5 mortes de adolescentes pós-vax e pedi q fossem investigadas. A Anvisa ignorou." Assim, vemos que na verdade o que houve foi um pedido de INVESTIGAÇÃO  sobre as mortes de adolescentes recentemente vacinados. Investigação. O checador de fatos não aceita que seja feita uma investigação. Um checador. É desesperador. Diante dos fatos, o correto seria então o silêncio como o da Anvisa? As famílias não devem ter um esclarecimento? Esse é o compromisso do Estado Verifica? Há uma afirmação  feita por Cristina de que mais de 4 mil famílias registraram mortes por complicações pós vacina no Vigimed da Anvisa. O Vigimed é um sistema  em que o cidadão e profissionais de saúde e outros relatam suspeitas de efeitos adversos a medicamentos e vacinas.   4 mil queixas não é um número a se ignorar, exceto se você coordena o Estadão Verifica.  Esses números merecem sim ser investigados e os resultados tornados públicos. As famílias merecem saber o que realmente ocorreu. O abafa não é recomendável em nenhum aspecto.

Only SubscribersTo access all content, you must subscribe to the Selmo blog. You can also become a subscriber and have access to exclusive content.
We committed not to send spam and to respect the LGPD. Cancel whenever you want.