O Pastor e a Arma
0
0

O Pastor e a Arma

O ex- Ministro da Educação Milton Ribeiro disparou por acidente um tiro no aeroporto de Brasília. Uma pessoa foi atingida por estilhaços sem danos graves. Milton Ribeiro também é sabidamente pastor presbiteriano e teólogo. A imprensa e os for...

Anselmo
3 min
0
0

O ex- Ministro da Educação Milton Ribeiro disparou por acidente um tiro no aeroporto de Brasília. Uma pessoa foi atingida por estilhaços sem danos graves. Milton Ribeiro também é sabidamente pastor presbiteriano e teólogo. A imprensa e os formadores de opinião nas redes sociais começam a perguntar a razão de um pastor andar armado. E aqui começamos uma onda de mentiras  não desafiadas.   O senso comum reinante não permite que o cidadão sequer avente a possibilidade de ter sua própria arma. No Brasil, o processo burocrático para a aquisição e porte é basicamente proibitivo, tamanha burocracia.

É assustador se seguirmos ao pé da letra o entendimento reinante de que tão somente o Estado deveria ter acesso a armas de fogo, com exceção para seguranças de celebridades que precisam de armas para afastar pobres transeuntes que nada trazem nas mãos.  Os piores regimes ditatorais começaram desarmando os cidadãos comuns. E esse parece ser o objetivo dessas pessoas que ficam escandalizadas com a ideia de um "ninguém" querer andar armado ou ter sua arma em casa. A desculpa de que as mortes por motivos banais vão aumentar não se sustentam. O autor Bene Barbosa já mostrou varias vezes que o número de homicdios era menor antes do Estatuto do Desarmamento, tempos em que as pastas eram vendidas com espaço para arma. A certeza do bandido de que você está indefeso é um incentivo. Fato é que para aqueles que questionam o Pastor Milton Ribeiro, o cidadão só  possuirá uma arma se tiver em mente o objetivo de tirar uma vida, afinal é só pra isso que servem as armas.

Nada mais falso e o episódio com o Pastor só ilustra isso. Se não fosse esse disparo, jamais saberíamos que o Pastor tem arma. E ao contrário do que se supõe, não é absurdo que ele tenha armas. Não é anticristão ter uma.  Em Lucas 22:36 Jesus diz: "Agora, porém, o que tem bolsa, tome-a, como também o alforge; e o que não tem dinheiro, venda a sua capa e compre espada" Portanto, não é obsceno ao cristão portar uma arma com fins de auto defesa. E isso nos leva a outra passagem da Bíblia que se usa com frequência contra os cristãos. Aquela em que Cristo dá a outra face. Essa passagem em particular é usada para e exigir que os cristãos nunca, jamais reajam diante de um mal injusto. Se você receber um soco, dizem, ofereça a outra face, você é cristão!  Assim o próprio desejo de auto defesa seria em si mesmo errado. A questão é que Jesus é um modelo de perfeição que buscamos alcançar e dificilmente conseguimos. Nós, ao contrário dele,pecamos e mesmo ele teve momentos de justa raiva, como no caso dos comerciantes do templo. Raiva essa que o senso comum nega aos cristãos, exigindo a mais absoluta passividade em qualquer circunstância.

Nenhuma dessas exigências encontra verdadeiro respaldo na Palavra de Deus e o fato de um Pastor ter uma arma por si só não significa absolutamente nada. O Pastor poderia estar a caminho de cometer um crime? Sim, poderia. Mas até esse crime estar consumado, não há nada a ser reprovado na conduta do Pastor. Não há mal implícito no porte e não há nada que seja moralmente reprovável.  É uma pena que no atual estado de coisas em que se encontra o país estejamos caminhando para uma realidade em que só o Estado terá armas de fogo e o cidadão que reze. Reze muito para que nunca, jamais este poder se volte contra ele.