Desculpa, Felipão
0
0

Desculpa, Felipão

Felipe Machado
3 min
0
0

Ah, Felipão se a gente não fosse vira-lata saberíamos desfrutar o prazer de ter um técnico como você em nosso país. 

Infelizmente, hoje em dia, se seu jogo não for igual ao do Guardiola, com posse de bola alta com intuito de defender, marcação alta e em bloco etc, não serve. 

Porém se seu jogo, sendo igual ao do Felipão, praticado por um argentino, que treina um time espanhol, ele passará a servir.

O jornalismo esportivo, na média, é uma piada.

Luiz Felipe Scolari é, junto de Vanderlei Luxemburgo, o maior técnico brasileiro e só contesta isso quem estiver maluco. Seu currículo é impecável, não só por ter vencido uma copa do mundo (na qual ele levou o Brasil a sete vitórias em sete jogos), mas por tudo que a envolve, todas as nuances, acertos, erros e recomeços.

O homem simplesmente venceu a copa do Brasil com o Criciúma,  Grêmio e Palmeiras. Venceu libertadores por Grêmio e Palmeiras, venceu mercosul treinando o Grêmio. Pelos dois times citados anteriormente ainda venceu campeonato brasileiro.

Foi multicampeão e tem um currículo invejável.

Há coisas impressionantes em sua carreira que quase nunca são citadas.

Felipão treinou o Brasil em duas copas (2002 e 2014) e treinou Portugal em uma copa (2006). Em todas essas copas ele levou seus times à semifinal do torneio. Ele treinou 21 jogos dos 21 possíveis de se treinar em sua carreira na copa do mundo. Isso é um feito impressionante.

Mais impressionante ainda foi levar a fraca seleção de Portugal para a final da Euro em 2004. Embora jogasse em casa e tivesse nomes como Figo, Simão, Cristiano Ronaldo (no início de carreira), entre outros, a seleção portuguesa estava longe de ser uma das favoritas. Aliás, a seleção portuguesa nunca é uma das favoritas em qualquer competição que dispute.

A despeito desse currículo invejável, sempre lembram do Felipão pelo 7 x 1. Esse jogo foi o pior da nossa seleção em toda a nossa história e não há desculpa alguma pra esse dia. Fomos mal escalados, entramos com medo levamos um vareio do time alemão, que quase havia sido eliminado para a poderosa Argélia nas oitavas da mesma copa.

Se colocássemos Brasil e Alemanha para jogar cem vezes com o mesmo time, no mesmo estádio e com as mesmas condições, garanto a vocês que o placar seria 7 x 1 em apenas um jogo. Nenhuma tática explica esse jogo, simplesmente o time amarelou, entrou em pane. Marcelo, um dos maiores laterais esquerdos da história do futebol, parecia uma criança de 5ª série correndo atrás de um time de adultos. Parem de culpar um suposto atraso do futebol brasileiro para justificar um jogo daqueles. O nome disso é pane e acontece nos melhores (e piores) times.

Além desse jogo tivemos mais falhas do Felipão como no rebaixamento do Palmeiras e no primeiro trabalho dele no Brasil pós-copa no Grêmio. Mas nenhum dos erros dele chegam perto de tirar seu brilhantismo.

Particularmente não gosto do estilo de jogo do Felipão, mas o respeito muito e gostaria de ter um técnico desses no meu time. 

Felipão, já te xinguei muito, já falei mal de você mil vezes, já entrei na onda dos críticos e disse que você era ultrapassado. Mas só não muda de ideia quem é burro ou quem já morreu. Como eu não sou o primeiro e graças a Deus tô vivo, só posso falar uma coisa pra você: Felipão, você é foda.